Startup Weekend Change Makers Belém

    Friday, April 24 - 26, 2015


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Speakers
  4. Judges
  5. Coaches and Mentors
  6. Sponsors
  7. Organizing Team
  8. Blog
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, Belém, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend Change Makers Belém

Friday, April 24 - 26, 2015



Friday, April 24 - 26, 2015
Event starts at 6:00 pm

Faculdade de Artes Visuais - Universidade Federal do Pará
Av Perimetral, 1
Belém, PA 66075-110

Buy Tickets

Você está pronto para mudar o mundo no segundo Startup Weekend de Belém?

Depois do gigante sucesso do primeiro Startup Weekend em Belém, o evento volta a cidade das mangueiras com a temática social! Afinal, quem é melhor que os empreendedores da nossa região para resolver os problemas da nossa região?

Anthony Sandberg, um empreendedor bem-sucedido e fundador da OSCS Sailing, acredita que o futuro do nosso planeta depende do aprendizado do empreendedorismo. Nas palavras dele, "não acredito que o futuro do nosso mundo não virá de organizações sem fins lucrativos. Acho que virá das empresas, pois os negócios são muito poderosos." 

As Startups que nascerão neste evento serão novas sementes para mudar o mundo, e no último final de semana de abril, vamos reunir líderes de projetos sociais e os startupeiros de plantão para resolver os problemas das comunidades que mais precisam de atenção! #ChangeMakers

Sobre o Startup Weekend

Você conhece o aplicativo Easy Taxi? Sabia que eles surgiram em um Startup Weekend como este?

Nós sabemos que ideias de como tornar a vida mais fácil ou algum lugar melhor é o que não falta. Este será o ambiente perfeito para você colocar suas ideias em prática: você vai ficar rodeado por 54 horas de pessoas querendo fazer algo e mentores que já passaram pelo mesmo que você vai passar no Startup Weekend.

Como funciona?

No primeiro dia quem tem uma ideia de negócio terá a oportunidade de apresentá-la aos outros participantes do evento para formar a sua equipe. 

Se você quer participar para aprender sobre como começar o seu negócio, mas sem dar uma ideia, você também pode! Basta escolher se juntar a uma das ideias que serão apresentadas no evento

Formadas as equipes, cada uma terá 2 dias para se dedicar a desenvolver um negócio a partir da ideia escolhida. É agora que começa a diversão: desenvolver planos de negócios, aprender a identificar o seu cliente, construir um produto e ao final apresentá-lo para que um grupo de investidores confirme que a sua ideia é uma boa ideia de negócio.Tudo isso, é claro, sendo orientados por experientes empreendedores que já estão com as suas startups no mercado. 

Tem alguma dúvida sobre o evento? Entre em contato conosco: startupweekend@acaivalley.org!




EVENT SCHEDULE

Friday April 24th


6:00 pm
Credenciamento
Chegada ao local do evento e credenciamento


6:30 pm
Palestra de Abertura
O nosso querido mentor Luiz Candreva vai falar com vocês para que entendam melhor o formato do evento e se inspirem para realizar o máximo! Preste atenção nas instruções!


6:45 pm
Empreendedorismo Social - Barco Hacker
A ilustre mentora paraense, Kamila Brito, vai falar sobre o Barco Hacker e dar dicas de como aproveitar ao máximo a visita à ilha do Combu.


7:15 pm
Palestra BB Tecnologia e Serviços
Veja o trabalho que vem sendo feito no BB Tecnologia e conheça oportunidades na nossa região.


7:45 pm
Início dos pitches
Entre na fila! Todo mundo vai poder falar e vender a sua ideia em 1 min.


9:00 pm
Jantar e votação
É hora de comer e votar nas melhores ideias! Todos votam para escolher as melhores!


9:15 pm
Formação das equipes
Escolha a ideia com a qual você mais se identificou e, que precisa do seu perfil (técnico ou business) no time.


9:30 pm
Início dos trabalhos
Arregace as mangas! Comece a formalizar as equipes e fazer um inventário de habilidades. Seja honesto e direto sobre quais recursos e habilidades são necessárias para o fim de semana. Você pode ficar e trabalhar até tão tarde quanto o local do evento permitir.


10:00 pm
Busão time!
O ônibus vai sair e levar os participantes que decidirem não ficar no local do evento.

Saturday April 25th


7:00 am
Saída do Barco
O barco irá sair do píer do Hotel GoldMar com destino as comunidades ribeirinhas. Para colocarmos a mão na massa haverão palestras sobre canvas, modelos de negócios, vendas e validação e também mentoria dos mestres presentes!


12:00 pm
Almoço no Barco
Coma e troque ideias com os demais participantes.


2:00 pm
Validação das ideias
Agora é hora de ir para a rua! Validar suas ideias e aprimorar seu projeto com os dados coletados.


6:30 pm
Jantar
Ahh, como é bom comer depois de tanto trabalho...


7:30 pm
Check-In
Depois do jantar, é hora de atualizar os mentores quanto ao andamento dos projetos e pedir ajuda!


9:30 pm
Por hoje, é só!
Os mentores vão descansar, mas você pode continuar os trabalhos durante a madrugada se quiser.


10:00 pm
Busão time
Saída do ônibus em direção ao centro da cidade.

Sunday April 26th


9:00 am
Café da manhã
Corra, provavelmente ainda tem muito a ser feito!


9:30 am
Palestra SalesThinking
A incrível mentora Talita Lombardi vai falar um pouco sobre validação, mercado de startups e VENDAS! Aproveite para pegar dicas valiosas para a presentação do domingo à tarde.


10:00 am
Check-in
Mentores chegam! Tirem as dúvidas que possam ter surgido na madrugada.


12:00 pm
Almoço
Coma rápido, a apresentação é daqui a pouco!


12:30 pm
Volta das mentorias
Mentores voltam do almoço. PERGUNTE, PERGUNTE, PERGUNTE!


4:00 pm
Preparação das apresentações
Sim, está chegando a hora de mostrar o trabalho do fim de semana.


5:00 pm
Jantar


6:00 pm
Apresantação dos pitchs
É hora de mostrar o resultado do trabalho do fim de semana. As equipes tem 5 minutos para apresentar o resultado e convencer os jurados.


8:00 pm
Julgamento e premiações


8:30 pm
Agradecimentos


9:00 pm
Busão time!
Sim, acabou! =/ É hora de ir pra casa descansar de um dos fins de semanas mais enérgicos da sua vida!



Speakers


Talita Lombardi
StartupsStars & MeninaExecutiva Founder

Talita Lombardi é COO da Mobocity, Startup brasileira que desenvolve aplicativos para o dia a dia, e fundadora da Menina Executiva Content, plataforma de conteúdo premium sobre o mercado de empreendedorismo. Entre suas conquistas ao longo dos 16 anos de experiência em negócios destacam-se também o site StartupsStars, com notícias exclusivas sobre o universo das startups, seu e-book Sales Thinking, com foco no mercado B2B e o recém-lançado livro infanto-juvenil Jessica Rainbow.


Luiz Candreva
CEO do ezPark

Luiz Candreva é advogado de formação, e empreendedor por natureza. MBA em marketing e inovação pela ESPM-SP. MBA em Gestão de Negócios internacionais pela Florida International University. Mestrando em Inovação e empreendedorismo pela UC Berkeley (Califórnia- EUA).Luiz, foi executivo de consultorias e empresas multinacionais, nas áreas de desenvolvimento de negócios e marketing até que migrou para sua verdadeira paixão: empreender. No final de 2011, quando fundou a CoLab, agência de marketing e ferramentas digitais, focada em startups, da qual foi CEO até meados de 2014, atendendo, nesse período, mais de 140 startups, além de clientes de grande porte, como Wal-Mart, Spring Carrier, Sony entre outros. Hoje é CEO e Fundador do ezPark, plataforma multinacional focada em facilitar e melhorar a interação das pessoas com estacionamentos de qualquer tipo no mundo todo. Luiz dedica o restante do seu tempo a lecionar marketing digital, inovação e empreendedorismo, em Universidades e empresas; e mentorar empreendedores no desenvolvimento de suas startups.


KAMILA BRITO
Founder @ BarcoHacker

Administradora de Empresa. É Fundadora e coordenadora de projetos da Casa de Cultura digital do Pará. Atualmente Coordena o projeto Barco Hacker, com foco em empreendedorismo social e tecnológico pelas ilhas da Amazônia.

Kamila participa e integra várias comunidades de tecnologia e comunicação articulando redes e produzindo conteúdos colaborativos por todo Brasil.


Paul Marcel
CEO @ Vindi Ideias e Inovação

O Paul Marcel tem formação acadêmica em Engenharia Ambiental pela (UEPA), é Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho (UNAMA) e no Agenciamento da Inovação para Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e  possui MBA em Gestão Empresarial (FGV), já prestou serviços para Natura, Senai-PA, SEBRAE-PA e outras empresas de diversos portes.
Pela formação empreendedora já teve uma startup no segmento de eventos, a qual já realizou 2 eventos, o Bonde Cultural, todavia, essa quebrou. Não desistiu e fundou outra empresa, na qual é diretor comercial e consultor, a empresa VINDI – Ideias e Inovação, agência paraense especializada em empreendedorismo e marketing que tem atuação em todo o Estado do Pará com atendimentos em expansão para Amazonas e Amapá. 


André Eloy

Acredito que a vocação empreendedora de Brasília, cidade que concentra o poder público brasileiro, está no empreendedorismo cívico, aquele que gera valor (resultados desejados) em dados, políticas ou áreas de interesse públicos, como saúde, educação, segurança, justiça entre outras. Desde 2012 atuo pela realização desse potencial de duas maneiras: 1. realizando palestras e capacitações sobre inovação no setor público e 2. organizando eventos de empreendedorismo e cocriação em temas de interesse público com a participação de inovadores da sociedade civil e do governo. Em 2013, fui coordenador da etapa brasileira do Desarrollando a America Latina - DAL (desarrollandoamerica.org). O desafio foi ajudar a transformar o DAL, que começou como um hackathon tecnológico, em um programa de aceleração de startups cívicas que colaborassem para a melhoria da educação e do acesso a justiça no Brasil. Para tanto, a etapa brasileira contou com o apoio do INEP e do TRF e dois meses de atividades de aceleração. Em 2014, participei da organização do primeiro startup weekend (bsbsaude.startupweekend.org/) latinoamericano no tema da saúde; além de ter tido a honra de participar da comissão julgadora do primeiro Hackathon de Gênero e Cidadania da Câmara dos Deputados.

Event Judges


Maria Macário
Gerente de Inovação e Tecnologia @ SEBRAE-PA



Mauro Brito
Diretor @ Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações Regional Pará (SUCESU-PA)



Leila Furtado
Coordenadora de Projetos de Inovação na Universitec (UFPA)

Leila possui grande experiência coordenando projetos relacionados à incubação de empresas e ações de promoções ao empreendedorismo, como a ação do Inove+ e outros projetos.


Manoel Viana
Gerente @ BB Tecnologia e Serviços



Antonio Abelem
Diretor Presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá

Diretor do PCT Guamá


Raphael Barbosa



Coaches and Mentors


Adailton Lima
CEO @ Rota Urbana

Adailton Lima é professor de Engenharia de Software na UFPA e também empreendedor, sócio da Execute Soluções e CEO da Startup Rota Urbana, uma plataforma para criação e compartilhamento de rotas de maneira colaborativa. É entusiasta de Startups e ajudou a organizar a primeira edição do Startup Weekend Belém e a fundar a comunidade Açaí Valley.


Eduardo Guerra
Empreendedor @ UserAsk

Eduardo Guerra é empreendedor persistente há 10 anos e engenheiro de software com 11 anos de experiência. Tem formação na área de Ciência da Computação com mestrado na USP.   Trabalhou como engenheiro de software nas plataformas Web, distribuída e móvel em vários projetos. Como empreendedor fundou duas startups, passou por incubação, captou recursos, desenvolveu produtos e pivotou várias vezes. 
Desde 2014 toca a UserAsk, uma solução inovadora de colaboração em vídeo para a área de educação que ajuda no engajamento e retenção dos alunos nos ambientes de educação à distância, projeto apoiado pelo Startup Brasil e acelerado na Pipa.
Tem interesse em metodologias lean para startups. Ajudou a organizar o Startup Weekend Belém em 2014, quando foi abduzido pela paixão de colaborar no desenvolvimento de comunidades de startups, que resultou na fundação da comunidade Açaí Valley.


Bruno Santos
CEO @ Acima da Média

É empreendedor e mentor na área de desenvolvimento de negócios e Startups.
Atualmente é CEO da Startup Acima da Média - uma solução Web/Mobile para aprender e praticar Redação. Participou do Startup Weekend Rio-favela que inspirou o modelo Change Makers, ajudou a organizar o Startup Weekend Belém em 2014 e é um dos fundadores da Comunidade de Startups Açaí Valley.


KAMILA BRITO
Founder @ BarcoHacker

Administradora de Empresa. É Fundadora e coordenadora de projetos da Casa de Cultura digital do Pará. Atualmente Coordena o projeto Barco Hacker, com foco em empreendedorismo social e tecnológico pelas ilhas da Amazônia.

Kamila participa e integra várias comunidades de tecnologia e comunicação articulando redes e produzindo conteúdos colaborativos por todo Brasil.


Paul Marcel
CEO @ Vindi Ideias e Inovação

O Paul Marcel tem formação acadêmica em Engenharia Ambiental pela (UEPA), é Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho (UNAMA) e no Agenciamento da Inovação para Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e  possui MBA em Gestão Empresarial (FGV), já prestou serviços para Natura, Senai-PA, SEBRAE-PA e outras empresas de diversos portes.
Pela formação empreendedora já teve uma startup no segmento de eventos, a qual já realizou 2 eventos, o Bonde Cultural, todavia, essa quebrou. Não desistiu e fundou outra empresa, na qual é diretor comercial e consultor, a empresa VINDI – Ideias e Inovação, agência paraense especializada em empreendedorismo e marketing que tem atuação em todo o Estado do Pará com atendimentos em expansão para Amazonas e Amapá. 


Amom Molitor
CEO @ DSGX

Apaixonado por programação desde os 14 anos de idade. Graduado em Sistemas de Informação (IESAM) e pós-graduado em Web Management (IESAM). Trabalhou com as linguagens: Clipper Summer 87, CLBC, PPE, Delphi e atualmente com as linguagens J2EE e PHP. Trabalhou com TI por 6 anos em Atlanta-GA/EUA na http://www.earthlink.net. Sócio fundador da DSGX (http://www.dsgx.com.br) em constante busca por inovações e soluções em TI para pessoas e empresas.


Camila Nardon
Co-Founder @ Arccus

Camila Nardon, Coach para Empreendedores, desenvolvendo idéias e planos de negócios em diversos setores. Com experiência internacional, tem o compromisso de trazer para o Brasil a visão global do que significa empreender e ajudar seus mentorados a estarem preparados para os desafios que irão encarar ao longo de sua jornada. Co-fundadora da Arccus, aceleradora de startups, que tem como foco aprimorar os talentos dos empreendedores do Pará e região, potencializar suas habilidades e desenvolver suas demandas, para que consigam colocar seu produto no mercado de maneira estruturada e capaz de enfrentar os desafios do dia-a-dia.


Rodrigo Genu
Founder @ Desenrola Design

É empreendedor e Designer de Interação. Fundador da consultoria Desenrola Design (http://www.desenro.la/) - Consultoria que utiliza métodos e ferramentas de Design para resolver problemas. Membro e representante da IDF - Interaction Design Foundation em Belém. Cursou Pós-graduação em Design de Interação no Instituto Faber Ludens Curitiba - PR.


Talita Lombardi
StartupsStars & MeninaExecutiva Founder

Talita Lombardi é COO da Mobocity, Startup brasileira que desenvolve aplicativos para o dia a dia, e fundadora da Menina Executiva Content, plataforma de conteúdo premium sobre o mercado de empreendedorismo. Entre suas conquistas ao longo dos 16 anos de experiência em negócios destacam-se também o site StartupsStars, com notícias exclusivas sobre o universo das startups, seu e-book Sales Thinking, com foco no mercado B2B e o recém-lançado livro infanto-juvenil Jessica Rainbow.


André Eloy

Acredito que a vocação empreendedora de Brasília, cidade que concentra o poder público brasileiro, está no empreendedorismo cívico, aquele que gera valor (resultados desejados) em dados, políticas ou áreas de interesse públicos, como saúde, educação, segurança, justiça entre outras. Desde 2012 atuo pela realização desse potencial de duas maneiras: 1. realizando palestras e capacitações sobre inovação no setor público e 2. organizando eventos de empreendedorismo e cocriação em temas de interesse público com a participação de inovadores da sociedade civil e do governo. Em 2013, fui coordenador da etapa brasileira do Desarrollando a America Latina - DAL (desarrollandoamerica.org). O desafio foi ajudar a transformar o DAL, que começou como um hackathon tecnológico, em um programa de aceleração de startups cívicas que colaborassem para a melhoria da educação e do acesso a justiça no Brasil. Para tanto, a etapa brasileira contou com o apoio do INEP e do TRF e dois meses de atividades de aceleração. Em 2014, participei da organização do primeiro startup weekend (bsbsaude.startupweekend.org/) latinoamericano no tema da saúde; além de ter tido a honra de participar da comissão julgadora do primeiro Hackathon de Gênero e Cidadania da Câmara dos Deputados.


Roberta Fernandes
Jurídico - Easy Taxi

Advogada, graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, com atuação em diversas áreas do direito tais como tributário, contratual, consumidor, societário, entre outras. Atualmente cursa pós-graduação em administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas.
Já integrou o jurídico de grandes empresas e escritórios como Monsanto, Itaú e JBS, tendo como sua mais recente experiência a estruturação do departamento jurídico da Easy Taxi. Atualmente desenvolve este mesmo trabalho em empresas desde startups a empresas de grande porte.
Atuou como mentora em outras edições do Startup Weekend, entre elas, São Paulo (Mobilidade Urbana e Women), Juiz de Fora/MG, Belém/PA e Curitiba/PR.


Flavio Bezerra
UX/UI-Designer

Em 2011 concluiu seus estudos na Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em 2014 obteve seu mestrado na área de Design Thinking, User experience, vídeo e novas mídias pela Hochschule für Bildende Künste em Braunschweig (Alemanha).

Trabalhou ainda na implementação do projeto FutureChallenges.org no Brasil, sendo responsável por toda a estruturação da base brasileira do projeto. Além disso, possui experiência no mundo de startups tendo trabalhado e prestando consultoria nos últimos anos para startups tanto no Brasil quanto na Alemanha, como o Tem Fila? (São Paulo/Brasil), ezPark (São Paulo/Brasil) e Kyto GmbH (Berlin/Alemanha).


Tem como compet
ências a usabilidade, experiência do usuário e estruturação visual e estratégia de marcas.


Luiz Candreva
CEO do ezPark

Luiz Candreva é advogado de formação, e empreendedor por natureza. MBA em marketing e inovação pela ESPM-SP. MBA em Gestão de Negócios internacionais pela Florida International University. Mestrando em Inovação e empreendedorismo pela UC Berkeley (Califórnia- EUA).Luiz, foi executivo de consultorias e empresas multinacionais, nas áreas de desenvolvimento de negócios e marketing até que migrou para sua verdadeira paixão: empreender. No final de 2011, quando fundou a CoLab, agência de marketing e ferramentas digitais, focada em startups, da qual foi CEO até meados de 2014, atendendo, nesse período, mais de 140 startups, além de clientes de grande porte, como Wal-Mart, Spring Carrier, Sony entre outros. Hoje é CEO e Fundador do ezPark, plataforma multinacional focada em facilitar e melhorar a interação das pessoas com estacionamentos de qualquer tipo no mundo todo. Luiz dedica o restante do seu tempo a lecionar marketing digital, inovação e empreendedorismo, em Universidades e empresas; e mentorar empreendedores no desenvolvimento de suas startups.


Event Sponsors, and Partners

The Startup Weekend Change Makers Belém team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
Learn how to become a sponsor here.


APOIO INSTITUCIONAL E CO-ORGANIZAÇÃO

PARCERIA INSTITUCIONAL

PATROCINADOR OURO

PATROCINADOR PRATA

PATROCINADOR BRONZE

APOIO


Organizing Team

Techstars Startup Weekend Belém is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Victoria
    Mutran
  • Diandra
    Lavareda
  • Arthur
    Bastos
  • Alice
    Galvão
  • Paulo
    Mendes
  • Rennan
    Cavalcante

Facilitators


Gerson Ribeiro
Empreendedor Tático

Gerson Ribeiro é engenheiro eletrônico formado pela UFPE, empresário e hipnoterapeuta. Nos últimos anos ministrou treinamentos presencialmente para empresários em 15 estados do Brasil e em varias cidades nos Estados Unidos, Europa e Reino Unido.

Event Staff


Maria Almeida
CEO & Founder @ GuiaDoAdm & VemParáRua



André Luiz Gusmão
Desenvolvedor @RotaUrbana



Manoel Wagner Melo



Paulo Bastos



Leandro Chaves



Event Blog

See Full Blog



×