Startup Weekend Belo Horizonte IoT

    Friday, March 17 - 19, 2017


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Speakers
  4. Judges
  5. Coaches and Mentors
  6. Sponsors
  7. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Startup Weekend, Belo Horizonte, and other local events through Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend Belo Horizonte IoT

Friday, March 17 - 19, 2017



Friday, March 17 - 19, 2017
Event starts at 6:00 pm

Laboratório Aberto Senai
Rua Sete, 484
Horto.
Belo Horizonte, Minas Gerais 31035-536

Buy Tickets

O primeiro Startup Weekend de internet das coisas em BH!

O Startup Weekend é um evento que dura 54 horas ao longo de um fim de semana onde empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. É o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 500 cidades em todos os continentes.

Tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times. As mais bem votadas são escolhidas. Durante o sábado e o domingo, os times se focam em encontrar um modelo de negócios e criar um produto viável mínimo, utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes. Durante a maior parte do tempo haverá mentores convidados à disposição dos participantes. No domingo, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks valiosos de jurados experts. Os melhores são premiados!

O local do evento disponibiliza toda estrutura necessária como impressora 3D e outros equipamentos para prototipação e tem fácil acesso pelo metrô e estacionamento. No valor do ingresso estão inclusas refeições e coffee breaks, cuidamos de tudo para que suas horas sejam aproveitadas da melhor maneira para o sucesso de seu projeto.

Internet of Things (IoT)

"Internet of Things" (ou "Internet das coisas", em português) é o termo utilizado para uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar itens que utilizamos em nosso dia a dia, à internet. Já foram criados diversos eletrodomésticos, relógios, automóveis e roupas que são conectados à internet e a outros dispositivos como computadores e smartphones. A tendência é que o mundo físico e o digital se tornem um só, por meio de aparelhos que se comuniquem diretamente com data centers e suas nuvens. Especialistas acreditam que a partir de 2020, a IoT será o maior mercado de dispositivos do mundo com mais de 200 milhões de gadgets conectados. 

Quer saber mais? Clique aqui e assista ao vídeo feito pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que explica o conceito de Internet of Things. 

Inscreva-se e prepare-se para as 54 horas que irão mudar sua vida.

See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday March 17th


6:00 pm
Credenciamento
Confirme sua inscrição e pegue o material.


7:00 pm
Abertura Oficial
Boas vindas, apresentação dos mentores, equipe de apoio.


7:20 pm
Palestra
Palestra de abertura.


7:45 pm
Dicas e informações importantes
Dicas para melhor aproveitar o Startup Weekend


8:00 pm
Hora do Pitch
Agora é a hora dos participantes em um minuto fazer o pitch da sua ideia


9:00 pm
Votação
Votação dos participantes das melhores ideias.


9:30 pm
Formação dos times
Os participantes se organizam para formar times multidisciplinares para desenvolver as ideias mais votadas.


10:00 pm
Começo dos trabalhos
As equipes começam a trabalhar nas ideias.

Saturday March 18th


9:00 am
Café da manhã
Café da manhã para se alimentar de energia.


9:30 am
Palestra sobre validação
Entenda melhor o processo de validação do Startup Weekend.


1:00 pm
Almoço
Saco vazio não para em pé


2:00 pm
Check-In
Check in de status das equipes com o facilitador e mentores.


3:00 pm
Mentorias
Os mentores estão a disposição para ajudar as equipes


4:30 pm
Coffee Break
Recarregar as energias


7:30 pm
Check-In
Check in de status das equipes com o facilitador e mentores.


8:00 pm
Jantar
pizza time!

Sunday March 19th


9:00 am
Café da manhã
Cafezim com pão de queijo


10:00 am
Check-In
Check in com as equipes. Mentores disponíveis para ajudar nos ajustes finais.


1:00 pm
Almoço
Almoço de domingo com a familía... família do startup weekend


3:00 pm
Treinamento de Pitch
Treinamento de Pitch com os mentores


4:00 pm
Coffee break
aquele momento gostoso que tá todo mundo nervoso e com fome


5:00 pm
Apresentações finais
É hora de apresentar o pitch para os jurados.


7:30 pm
Decisão dos jurados
Jurados se reúnem para definir os vencedores.


9:00 pm
Fechamento
Foi bom, flw, vlws.



Speakers


Marcelle Xavier
Fundadadora em Movimento Ímpar

Publicitária e escritora, Marcelle tem o proposito de transformar o mundo com as palavras, ou ao menos um pedacinho dele. Com uma boa dose de curiosidade, e a critica na ponta da língua, Marcelle mantem uma mente incensante e uma mão no coração para acelerar a vida e as pessoas que passam por ela. Começou sua carreira aos 6 anos quando escreveu seu primeiro livro. Depois disso passou por agências de publicidade, startups e ecommerces desenvolvendo estratégias de comunicação. Atualmente realiza seu propósito em seu blog Love Hacking, e no Movimento Ímpar, organização que busca resgatar a sensibilidade e criatividade nas pessoas para construir melhores futuros.


Paulo Matos
Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Isvor

Engenheiro Mecânico e Mestre em Administração, possui também pós graduação em gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela FGV e especialização em Engenharia Automotiva pela UFSC.  Atuação na área de estratégia, inovação e educação corporativa é responsável por Desenvolvimento Humano e Organizacional no Isvor, a universidade corporativa do grupo FCA.

Event Judges


Márcia Andrade Carmo
Gestora do Laboratório Aberto de Inovação SENAI

Atualmente gestora do Laboratório Aberto de Inovação SENAI, trabalhando com ideias e projetos na construção de estratégias de negócios, e no desenvolvimento de inovações. Parcerias com diversas universidades, aceleradoras e incubadoras.
Experiência de 19 anos no gerenciamento de pessoas e de Unidades Operativas, Coordenação de Negócios (negociação, capitação e desenvolvimento de novos clientes); Direção de Unidades SENAI de Ensino. Responsável por inserção e desenvolvimento de projetos e serviços de inovação e estratégia.


João Bonomo

Consultor independente cadastrado pelo Sebrae – MG desde 2000, atuando na área de multiplicador de conhecimento sobre Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio. Coordenador do I-Nave – Núcleo Acadêmico de Vocação Empreendedora do IBMEC Minas.
Especialista em Relações do Trabalho e Negociação pela PUC-MG e Administrador pela PUC-MG. Atuou em diversas instituições de ensino superior e atualmente é professor dos cursos de graduação em Economia e Administração e dos cursos de CBA e MBA do Ibmec Minas Gerais. Consultor e Pesquisador com experiência em Empreendedorismo, Elaboração de Plano de Negócio e Relações do Trabalho. É colaborador de diversos veículos de comunicação.


Léo Dias

Subsecretário de Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais, é Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mais de 20 anos de experiência em empreendedorismo. Foi fundador da DM Promoções e gestor da MOV Promotora de Ideias. Foi vice-presidente de negócios do BH Convention&Visitors Bureau e presidente nacional da 
Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (ABRAPE). Atuou com marketing esportivo e é tutor do portal folia.com.br.


Welington Teixeira

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), Mestrado Profissionalizante Internacional em Gestão de Empresas e Instituições de Saúde pela FGV e OHIO UNIVERSITY. Atualmente é presidente do SINDINFOR – Sindicato das Empresas de Informática de Minas Gerais e sócio diretor da Quantum Informática Ltda há 16 anos.
Tem experiência na área de Ciência da Computação atuando principalmente nos seguintes temas: ERP, finanças e gestão empresarial.


Edmar Ferreira
CEO @ Rockcontent

Edmar Ferreira é co-fundador e CEO da Rock Content a maior empresa de Marketing de Conteúdo do Brasil.Trabalha ajudando empresas a conquistar e manter novos clientes. 


Coaches and Mentors


Caio Pimenta
Fundador @Molla

Fundador da Molla, ajudando Instituições, Startups e Empreendedores a impulsionarem suas ideias. É cientista da computação e especialista em gerência de produtos e novos negócios. Nos últimos dois anos acompanhou, aconselhou e ajudou a modelar o negócio de 92 startups que juntas já levantaram mais de 18 milhões de reais em investimento.


Aécio Bolzon
Co-fundador e diretor da AWC Tecnologia

Apaixonado por tecnologia e empreendedorismo.
Co-fundador e diretor da AWC Tecnologia, startup que atua no mercado de geração distribuída de energia elétrica. Mestre em engenharia elétrica, com atuação na indústria eletroeletrônica e no universo startup.


Samuel Cavalcante
Professor e Desenvolvedor de Software

Aficionado por nerdices, ciência, tecnologia e educação.
Bacharel em Sistemas de Informação, dedica seu tempo a promoção e  desenvolvimento da educação e da tecnologia por meio de projetos  de software seja desktop, mobile, web, LEGO e Arduino que humanizem a tecnologia.

Aficionado por nerdices, ciência, tecnologia e educação.
Bacharel em Sistemas de Informação, dedica seu tempo a promoção e  desenvolvimento da educação e da tecnologia por meio de projetos  de software seja desktop, mobile, web, LEGO e Arduino que humanizem a tecnologia.


Luís Veloso
Agente de aceleração de startups no programa Lemonade

Apaixonado por inovação e por produzir mudanças na sociedade, conciliou os estudos em Engenharia de Produção na UFMG com a organização, em 2014 e 2015 de alguns dos primeiros programas de pré-aceleração de startups na Universidade, como o Startup Tech e posteriormente o Startup U. Programas construídos com base em uma visão colaborativa do desenvolvimento de ecossistema.
Em 2016 fundou uma startup voltada para a geração de sustentabilidade na indústria de confecções, a Tecido de sobra, através do reaproveitamento de sobras de tecidos de médias confecções na venda em um Market place para micro e pequenos produtores, tendo ficado em primeiro lugar no Startup Weekend Fashion & Tech com essa ideia.
Além disso, como Agente de aceleração de startups no programa Lemonade, ajudou a organizar 4 edições, levando o maior programa de pré-aceleração de startups do Brasil para Uberaba, Patos de Minas e duas edições em Belo Horizonte. Tendo participado, nos últimos meses, do desenvolvimento de quase 100 startups e cerca de 300 empreendedores nas mais diversas áreas.


Rafael Silva

Atualmente, é Supervisor de Empreendedorismo na Unimed-BH, operando as iniciativas internas de difusão da cultura de inovação, gestão de parcerias para a inovação aberta e o relacionamento com startups. Durante mais de quatro anos, desenvolveu atividades de inovação na Biominas Brasil. Neste período, atuou na idealização e implementação o BioStartup Lab, eleito a melhor iniciativa de empreendedorismo inovador do Brasil em 2016. Já acompanhou a trajetória e o business development de mais de 60 empresas startups e a lista de parceiros e contatos mantidos para realização das iniciativas das quais fez parte inclui empresas como Google, Natura, Grupo Ânima, BRF Foods, Roche, Abbott, Grupo Fleury, Ministério Federais, Sebrae, Governo de Minas, FIEMG, Fundação Dom Cabral, entre outros.


Priscila Gama

Arquiteta e Urbanista, fundadora da Malalai startup de segurança pessoal feminina que surgiu na Startup Weekend BH 2015. A Malalai ficou em 2º lugar no evento e foi convidada para participar do programa de pré-aceleração Lemonade, realizado pela Fundepar e co-realizado pelo Governo de Minas por meio do Simi, Sebrae MG e Techmall - aceleradora de startups.



Liliane Carvalho
Coordenadora de Empreendedorismo na Biominas Brasil

Profissional pós-graduada em Administração de Empresa, Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Pequenos Negócios e graduada em Turismo, com 10 anos de experiência em gestão dos projetos sociais e de inovação. Tem experiências internacionais na área de interculturalidade em negócios e inovação.

Atuou ainda como gestora do Projeto Identidade Startup Sebrae Minas, responsável pelo desenvolvimento de ações com foco na formação de empreendedores e no fomento ao ecossistema de Startups em todo o Estado em nível estratégico de atuação.Ainda no Sebrae atuou também no Sistema de Formação Gerencial do SEBRAE Minas, como analista de inovação para o segmento de educação, responsável pela criação da Agitadora de Negócios, para suporte à jovens empreendedores no desenvolvimento de negócios inovadores.

Atual Coordenadora de Empreendedorismo na Biominas e professora no Grupo Ânima Educação. 


Conrado Abreu
Sócio @ MaxMilhas

Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, é um dos sócios-fundadores da MaxMilhas onde, no início do empreendimento, fazia de tudo um pouco. Hoje é responsável pela área de atendimento e operações. Já trabalhou com marketing digital e mercado financeiro.


Júlio César Machado
Co-Fundador da Arkmeds

Engenharia Eletrônica e de Automação UPV, Espanha. Engenharia mecânica pela UFMG. Possui artigos nas áreas de redução do consumo de energia em refrigeradores e robótica.  Co-Fundador da Arkmeds, Startup que passou pelo seed e que desenvolve tecnologias para automatizar a gestão e manutenção de ativos hospitalares.


Isadora Viotti

Engenheira de produção pela UFMG, deu a largada de sua jornada profissional desenvolvendo estudos de viabilidade e planejamento de negócios para projetos de tecnologia da universidade, pela Inova Incubadora e pelo laboratório NTQI.
Teve experiência prática com a gestão do desenvolvimento de novos produtos na Take, empresa mineira conhecida como a startup de tecnologia da época dos ringtones e Nokia 6120. 
Como consultora do IEBT no ano de 2016, desenvolveu uma mapeamento tecnológico para o SEBRAE-MG no tema Internet das Coisas. O estudo envolveu entrevistas com aproximadamente 50 empresas envolvidas na cadeia de IoT, abrangendo startups a grandes players, como CISCO e INTEL, nas cidades BH, SP e RJ.
Nos últimos anos aventurou-se diretamente com o empreendedorismo e criou o espaço coletivo Ilha Major.
Já levou o primeiro lugar no Startup Weekend de 2014 com o HeyHo, lembra-se com detalhes dos momentos cruciais que trouxeram essa vitória e adora compartilhar o que acredita!
Hoje, explora novas possibilidades em uma área nova e diversa, da produção de eventos. Não consegue tirar o pé do empreendedorismo tecnológico, está no time da startup get2share.


Event Sponsors, and Partners

The Startup Weekend Belo Horizonte IoT team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
Learn how to become a sponsor here.


Patrocínio:

Apoio


Organizing Team

Startup Weekend Belo Horizonte is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Raoni
    Pereira
  • Bruna
    Castro
  • Olavo
    Bevilaqua
  • Henrique
    Vila
  • Pedro
    Eduardo

Facilitators


Monique Fernandes
CEO @Tagarela

Monique é empr­eendedora,­ carioca e­ assessora­ de impren­sa na Taga­rela. É ap­aixonada p­elo mundo ­empreended­or, e assu­me que o s­eu papel é­ potencial­izar o val­or do negó­cio e ajud­ar o empre­endedor em­ sua estra­tégia, aum­entando os­ seus resu­ltados. Formada em­ Jornalism­o e Pós-gr­aduada em ­Marketing ­pelo Ibmec­. Ama o Rio,­ o jeito c­arioca de ­ser, viaja­r e cozinh­ar!

Event Staff


Amanda Graciano



Domenica Ferreira



Event Blog

See Full Blog


We haven't written any posts yet. Stay tuned!


×