Startup Weekend BH Industry

    Friday, May 29 - 31, 2015


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Speakers
  4. Judges
  5. Coaches and Mentors
  6. Sponsors
  7. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, Belo Horizonte, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend BH Industry

Friday, May 29 - 31, 2015



Friday, May 29 - 31, 2015
Event starts at 6:30 pm

The Plant Coworking
Rua Grão Mogol, 662. Bairro Carmo
Belo Horizonte, Minas Gerais 30310-010

Buy Tickets

Startup Weekend BH Industry

O primeiro no Mundo voltado diretamente para problemas na Indústria.


Poucos mercados tem tantos problemas e oportunidades quanto a Industria e a solução pode estar naquela ideia meio louca que você não colocou em pratica. Por não saber como e nem ter acesso as parcerias certas, essa é a sua oportunidade!

Seja você estudante, estagiário, trainee, empregado, pesquisador,...
Venha participar do primeiro Startup Weekend Industry do Mundo!

O Startup Weekend é um evento mundialmente difundido, nele as pessoas transformam ideias em negócios em 54hs de muito trabalho.
Um grande exemplo é o Easy Taxi, que surgiu em um Startup Weekend realizado no Rio de Janeiro e é hoje a startup de maior sucesso no Brasil.  

Todo o processo é bem simples e fácil de se entender. No primeiro dia, sexta-feira, acontece uma palestra e logo depois, os pitchs de 1 minuto. Pitch, do inglês: lançar a bola no beisebol, é uma denominação que surgiu nos EUA que quer dizer uma apresentação rápida, eficaz e certeira de uma ideia. Então se você possui alguma ideia relacionada ao tema de indústrias, é hora de apresentá-la, mas se você não tem nenhuma ideia escolha uma. Então começa a hora de formar o melhor time com profissionais de áreas complementares e o ideal é sempre manter a diversidade. 
Por isso nosso evento possui 4 tipos de ingressos direcionados a públicos diferentes: desenvolvedores (engenheiros de sistemas, engenheiros de software, programadores, cientistas da computação, etc ), designer (designer de produto, designer industrial, profissionais da área criativa, etc), negócios ( administradores, profissionais de marketing, relações públicas, etc) e especialistas no tema ( engenheiros, técnicos, pesquisadores, professores, ou qualquer profissional que tenha experiência nas áreas relacionada ao setor industrial). 

Com os times formados chega o momento de começar o trabalho que durará todo o final de semana com a ajuda de ferramentas apresentadas e de mentores. No domingo todas as equipes irão realizar novamente um pitch, dessa vez com um tempo maior, porém com critérios de avaliação determinados e o júri elegerá os ganhadores.  

O Startup Weekend BH Industry é o primeiro com a temática de criação de soluções e de modelos negócios voltados para os problemas do setor industrial. Por isso teremos dois grandes diferenciais que são: os temas das ideias e como validar as hipóteses. As ideias desenvolvidas terão, obrigatoriamente, que ser relacionadas a problemas das Industrias e para facilitar, a organização está buscando junto ao setor vários desafios atuais. Confira alguns dos desafios listados: (Bit.ly/SWIndustryDesafios)  Então se você já possui uma ideia que soluciona algum problema da indústria faça já sua inscrição (Bit.ly/SWIndustryInscrições), se não acompanhe nossas redes sociais para se inspirar através dos desafios que iremos lançar durante todo o mês e acompanhe o nosso Hang Out no dia 25/05, no qual iremos apresentar todos os desafios prospectados por nós junto aos variados setores industriais.

A validação será de uma forma inédita, porque é difícil de descobrir durante o fim de semana se sua solução é atrativa ou não para seus potenciais clientes quando se trata de grandes indústrias. Então buscamos diretores, gerentes, etc ligados diretamente a alguma empresa, assim todos poderão validar diretamente com representantes industriais.

Então não perca tempo, faça sua inscrição, acompanhe as novidades nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos. Mas se ainda ficou alguma dúvida mande uma mensagem através da nossa página oficial no Facebook (https://www.facebook.com/SWBHIndustry

Related Events

Setup for Success Before/After Startup Weekend



See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday May 29th


6:30 pm
Recepção e registro dos participantes
Chegada ao local e check in


7:00 pm
Jantar & Networking
Compartilhar ideias praticar os pitches


7:20 pm
Discurso de boas vindas
Apresentação dos coaches, palestrantes e organizadores


7:30 pm
Início dos Pitches
Um minuto para os interessados apresentarem sua ideia


9:00 pm
Votação para os melhores Pitches
Todos votam nos pitchs e as ideias mais votadas são escolhidas


9:15 pm
Formação das equipes
Os times são formados e começam a trabalhar na ideia


10:00 pm
Início dos trabalhos
As equipes formadas começam a trabalhar no projeto e no modelo de negócio. Os times podem trabalhar até tarde (o espaço ficará aberto)

Saturday May 30th


9:00 am
Café da manhã
Café de recepção


9:30 am
Volta ao trabahlo
Retomada dos trabalhos e organização dos grupos no espaço


12:00 pm
Almoço


1:00 pm
Retorno ao trabalho
Retorno ao trabalho, relatório de status do projeto


2:00 pm
Reunião com os mentores
Mentores estarão disponíveis para validação e ajuda nos projetos.


6:30 pm
Jantar


7:30 pm
Retorno ao trabalho


10:00 pm
Encerramento oficial dos trabalhos
Os participantes podem continuar se quiserem

Sunday May 31st


9:00 am
Café da manhã


10:00 am
Retomada dos trabalhos
última chance para dúvidas e perguntas


12:00 pm
Lunch


12:30 pm
Reunião com os mentores


3:00 pm
Preparação para apresentação


4:00 pm
Jantar


5:00 pm
Apresentações finais


7:30 pm
Julgamento e premiação


8:30 pm
Reunião de encerramento
Hora de celebrar


9:00 pm
Saída



Speakers


Igor Santiago
CEO da I.Systems

Igor é engenheiro de computação pela Unicamp, fundador e CEO da I.Systems desde 2007. Implantamos mais de 100 sistemas de controle avançado de processos industriais em grandes clientes como Ajinomoto, Ambev, Oxiteno, Suzano, Votorantim, entre outros. Nosso produto é responsável por economizar 66 GWh/ano, energia suficiente para iluminar uma cidade de 80 mil habitantes durante um ano.
A I.Systems é a maior empresa de controle avançado de processos industriais do Brasil, com
pedidos de patente no Brasil, EUA e Europa. O objetivo agora é o mercado mundial.
Igor também fundou e foi o primeiro presidente da primeira organização de startups do Brasil, a Campinas Startups. Criada formalmente em 2010, vem sendo reconhecida nacionalmente e internacionalmente pelas contribuições ao ecossistema local e nacional de startups.

Event Judges


Gustavo Greco
Fundador e diretor de criação da Greco Design.

Atua como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – PUC MG e também é diretor da ABEDESIGN. Foi jurado na categoria de Design no Red Dot Coomunication Awards, Festival de Cannes, D&AD, iF Communication Design Awards, Prêmios Lusos, 10a Bienal Brasileira de Design Gráfico, Festival El Ojo de Iberoamerica e iF Concept Award. Sob sua direção de criação, a Greco participou das últimas edições da Bienal Nacional de Design Gráfico sendo destaque no ano de 2013. A empresa ainda contabiliza prêmios e figura em publicações nacionais e internacionais. Entre eles, nos últimos três anos, citam-se: Design Lions no Festival de Cannes, D&AD, Grand Prix no Red Dot Design Award, iF Communication Award, El Ojo de Iberoamerica, London International Awards, Prêmio e Menção na Bienal Iberoamericana de Diseño, Idea Brasil, How International Design Award e Print Magazine – “Creative and Commerce”.


Felipe Matos
Fundador do StartupFarm

Felipe Matos é referencia nacional e internacional em empreendedorismo digital e desenvolvimento de startups. Empreendedor serial desde os 16 anos de idade, já atuou em diversos papéis do ecossistema empreendedor brasileiro, como fundador de empresas, acelerador, investidor anjo, gestor de fundo de investimentos, educador e gestor de políticas públicas.


Edsmar Resende
Gerente de Venture Capital na Inseed Investimentos

Advogado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em desenvolvimento Local e Sustentabilidade. Possui 15 anos de experiência na área de Sustentabilidade com foco em inovação e estratégia e experiência multisetorial: Mineração, Energia, Sucroalcooleiro, Financeiro e Terceiro Setor. Sócio-fundador da ABRAPS e ex-membro colaborador da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP. Atua como mentor em incubadora tecnológica (Inova/UFMG), aceleradora de startups (Techmall) e projetos de empreendedorismo (Nexu/UFMG). 


Olavo Machado Júnior
Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Sistema FIEMG

Mineiro de Belo Horizonte, engenheiro, empresário do setor industrial e líder empresarial, Olavo Machado Júnior é presidente da FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Diretor da CNI – Confederação Nacional da Indústria e Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas. No setor público, foi presidente da CETEC/MG– Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Secretário-Adjunto da Indústria e Comércio do Estado de Minas Gerais e membro do Conselho Curador da FAPEMIG– Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais. Como empresário fundou, em 1974, a Macorin – Machado Correa Engenharia, é sócio da IG Construções Elétricas de equipamentos elétricos e diretor da OMCT Transformadores Ltda.


Coaches and Mentors


Gustavo Guga

Guga Gorenstein é o CEO e co-fundador do poup.com.br, um site que devolve parte do valor pago em compras online para o comprador. Guga foi laureado em seu mestrado na Universidade de Londres em em empreendedorismo tecnológico, é mentor pro-bono em aceleradoras.  Guga tem experiência em marketing e operações trabalhando com grandes marcas globais.


Alexandre Veiga

Nos últimos 6 anos, Alexandre passou pelos dois lados da mesa: trabalhou como investidor e em empresas investidas. Foi executivo chefe de alguns dos investimentos iniciais da Rocket Internet no Brasil e América Latina, como Wimdu e Glossybox, participando também da criação de dois fundos de investimento em startups de estágio inicial e mentorou mais de 100 equipes no Startup Farm. Alexandre é fundador e membro do conselho da basico.com, é membro do comitê da Wayra/Telefónica, mentor do Founder Institute e investidor/conselheiro das startups de agronegócio Agra e Smart Agriculture Analytics.


Alan Leite
CEO at Startup Farm

Alan Leite é formado em administração com experiência nos setores privado e público, em empresas de diversos segmentos e tamanhos. Na  Falconi Consultores de Resultado,  maior consultoria de gestão do país, atuou em projetos de diversos tipos auxiliando grandes empresas a alcançar resultados através da utilização do método PDCA, pai do Lean Startup. No início de 2013 trocou Rio de Janeiro por São Paulo e a carreira de consultor de gestão pelo desafio de assumir a Startup Farm. Assim, mergulhou neste ecossistema e resgatou um antigo desejo de trabalhar com empreendedorismo.


Aluir Dias
Coordenador da Inova-UFMG, sócio-fundador do Techmall

Doutor em Química Inorgânica pela UFMG, orientado pelo Prof. Rochel Montero Lago (Autor de “As Cartas de Tsuji”). Em 2009 foi consultor na empresa Verti Ecotecnologias. Entre os anos de 2010 e 2012 participou de diversas competições de empreendedorismo no Brasil, EUA, Suécia e Turquia, tendo sido premiado mais de 30 vezes. Foi tricampeão da etapa mundial da competição Idea to Product . Foi vencedor do MIT GSW 2012 em Istanbul e o primeiro brasileiro finalista do MassChallenge, ficando 3 meses incubados na maior incubadora de empresas do mundo em Boston/EUA. Hoje trabalha com preparação de startups para captação de investimento e construção de ecossistema empreendedor em universidades. Além de suas funções na empresa, coordena a Inova- UFMG (Incubadora de empresas de base tecnológica) e o setor de Empreendedorismo do CTIT.


Sarah Hial
Advogada

A Sarah trabalha na Flagcx, uma rede de empresas criativas concebidas para ajudar pessoas e marcas a descobrir, transformar e melhorar suas realidades. Foi vencedora da edição 2014 do Startup Weekend Women São Paulo e atuou como mentora em outras 7 edições de Startup Weekends. Acredita que o empreendedorismo é a grande força para transformação. Se dedica ao desenvolvimento de soluções criativas para gestão jurídica, tem experiência em diversos setores e empresas: desde o setor financeiro até grandes escritórios de advocacia.



Renata Horta
Sócio fundadora da academia de inovação e empreendedorismo Tropos Lab

Responsável pela área de P&D da empresa, Renata é psicóloga, administradora, especialista em análise de comportamento e atua há 10 anos  no ecossistema de empreendedorismo e inovação da América Latina. Iniciou sua jornada no Grupo Instituto Inovação onde ajudou a criar uma divisão de Educação e Cultura, na qual diagnosticava e desenvolvia cultura de inovação em grandes empresas. Em sua jornada com a educação em prol da transformação do mundo, Renata desenvolveu programas que vão de grandes a pequenas empresas, startups, universidade e estudantes universitários, mestrandos e doutorandos. 


Rodrigo (Jerry) Geribello
Founder @ Abre Aspas

Formado em Administração de Empresas pela FGV e pianista clássico desde os 7 anos de idade, Jerry percebeu que poderia juntar comunicação e arte ainda na faculdade, quando começou a trabalhar com apresentações corporativas. Sua experiência com teatro ajudou os executivos a se tornarem melhores apresentadores. Ao entender que apresentação está muito além do Power Point criou a Abre Aspas, empresa especializada em explicações profissionais. Hoje ajuda a grandes empresas como Monsanto, Caixa, Microsoft, Natura e Unilever a transmitirem suas ideias de forma mais simples e criativa. Continua atuando, tocando piano e fazendo barulhos.


Danilo Mattos
Co Founder na Nexer

Danilo é Engenheiro de Controle e Automação pela UFMG. Por 8 anos trabalhou na Engenharia do Produto Fiat, com desenvolvimento de testes customizados e aquisição de dados. É consultor de tecnologia na TNK Soluções, empresa que atua no desenvolvimento sistemas automatizados teste para a industria. É Co-fundador da Nexer, Startup que atua no mercado de carros conectados.


Thierry Cintra

Engenheiro Mecânico, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, engajado com atividades sustentáveis, fundador do programa Carbono Compensado – LEPAC, e bastante interessado em empreendedorismo, principalmente empreendedorismo sustentável e social. Fundador da Lux Sensor (www.luxsensor.com), que densenvolveu um sistema para medir quantidade de açúcar em tempo real para otimizar o processo fermentativo, que pode ser aplicado para vinho, cachaça, e principalmente fermentação de etanol. Também é fundador da Evolucar que tem acessórios de segurança e conectividade.


Gustavo Garcia
Cofounder and solutions architect at Indwise

Engenheiro de controle e automação apaixonado por inovação, empreendedorismo, gambiarras e café! Co-fundador das empresas GTC Automação e Indwise, possui mais de 4 anos de experiência  empreendendo no ramo industrial e desenvolvendo hardware e softwares industriais.
 


Felipe França
Professor de economia, consultor e pesquisador

Felipe é professor de economia e inovação, e estrategista e facilitador de parcerias internacionais para criação de novas tecnologias para o setor de O&G. É consultor de valuation para startups, tendo realizado a valorização das startups One Cloud Portal, Pack Docs, Aceita Fácil, NowOn e Learncafe. Pesquisador de economia industrial


Anderson Santos
Fundador e sócio da New York Gourmet e CEO da Goldz

Analista de negócios com mais de 10 anos de experiência em negócios de tecnologia e startups. Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e graduado em Engenharia de Redes pela UNA. Atual CEO da Goldz Club e sócio-diretor de negócios da New York Gourmet.


Matheus Fagundes (Mentor Especialista Industrial)
Presidente 2 Rios Lingerie Brasil e CEO 2 Rios Lingerie USA.

Formação em Adm. c/ Habilitação em Comércio Exterior – Univille, MBA Gestão Empresarial – Sustentare Escola de Negócios., Internacionalização e Competitividade - Fundação Dom Cabral e APEX Brasil, Gestão de Inovação para Empresas do Setor Têxtil e Confecção - Fundação Vanzolini, Internationalization and Competitiveness Program / International Edition: USA 2013 – Fundação Dom Cabral, Bunka Fashion College Training - Design e Business / Japão 2015. Membro do Conselho Consultivo da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção), Membro do Comitê Gestor Texbrasil - ABIT / APEX Brasil, Membro do Conselho de Competitividade do Plano Brasil Maior - Governo Federal, Prospecção e negócios em mais de 20 países para exportação e importação.


Andre Lara (Mentor Especialista Industrial)
CEO Baanko

André Lara Resende é professor na FDC e empreendedor do ramo de startups, na área social é 
presidente da ONG Um Pé de Biblioteca (www.umpedebiblioteca.org) e idealizador do evento social Baanko Challenge (www.baanko.com) que fomenta o uso de tecnologia e design para 
tirar ideias do papel. Engenheiro eletricista de formação atuou como executivo em grandes 
empresas como Votorantim, White Martins, Thyssenkrupp, com atuação forte em automação e eficiência energética, sempre levou modelos inovadores para dentro de empresas, com foco em resultados. 


Heber Pereira (Mentor Especialista Industrial)
Gerente de Inovação

Economista, Empreendedor, Pós Graduado em Gestão Estratégica/FACE/CEPEAD/UFMG e Mestre em Administração pela FUMEC. Empreendedor da empresa Gestão & Negócios de 2001 a 2007. Assessor da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de MG– Março de 2007 a Abril de 2011, Gerente do SIMI – Sistema Mineiro de Inovação e coordenador da Feira INOVATEC 2009 e 2010. Mestre pelo Programa Stricto Sensu – Mestrado em Administração da Universidade FUMEC na Área de Estratégia e Tecnologias / 2015. Atualmente Gerente de Inovação da FAPEMIG –Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais desde Maio de 2011.


Štefan Bogdan (Mentor Especialista Industrial)
Presidente de SALEJ

Atualmente Presidente de SALEJ Desenvolvimento empresarial cujo mantra é: A nossa experiência para o seu sucesso. 55 anos de experiência empresarial na indústria, comércio, tecnologia, serviços, área financeira além de liderar entidade de classe como Sebrae e Fiemg e atuar na diplomacia e viver e trabalhar em vários países.


Ismael Menezes (Mentor Especialista Industrial)
Project Chief

Engenheiro Mecânico pós-graduado com experiência de 15 anos em setores como siderurgia, mineração e automotivo, atuando nas áreas de Projetos Industriais (Engenharia Consuntiva), 
Engenharia do Produto e Engenharia de Custos com sólidos conhecimentos em confecção, leitura e interpretação de desenhos técnicos; materiais e processos de fabricação; pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos; gestão de projetos; análises preventivas de custos e investimentos; gestão de pessoas; relacionamento comercial e empresarial.


Arlindo Curzi
Diretor Executivo

Administrador de Empresas, Técnico em Laticínios, MBA em Comércio Exterior pela FGV-Vitória (ES) e Pós Graduação em Gestão Estratégica em Finanças (Juiz de Fora-MG, Grupo Prisma).  Atuando no setor de alimentos a mais de 25 anos nas áreas de Indústria, Pesquisa e Desenvolvimento, Vendas e Marketing. Atual Diretor de Operações da empresa VERDE CAMPO (www.verdecampo.com.br) com foco em Gestão e Inovação.


Francisco Alberto (Mentor Especialista Industrial)
Diretor Executivo da BMA TR Tecnologia de Resíduos

Francisco de Souza é Diretor Executivo da BMA TR Tecnologia de Resíduos. Francisco tem mais de 20 anos de experiência em empresas de diversos segmentos industriais no Brasil e no exterior, nas áreas de qualidade, controle de processos, produção e meio ambiente. Em 2010, ele se tornou sócio administrador da BMA TR – Tecnologia de Resíduos. Esta empresa atua no mercado de resíduos e efluentes industriais (coleta, tratamento e destinação final) em Minas Gerais. A BMA TR vem oferecendo serviços na área ambiental / resíduos com foco em gestão total de resíduos, reciclagem de resíduos sólidos e tratamento de efluentes de vários segmentos industriais, processos “waste to energy” etc. A BMA TR tem como clientes algumas das principais empresas, em vários segmentos, no Brasil. Francisco recebeu seu diploma de bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil e mais tarde obteve o grau de Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela mesma universidade em parceria com o Instituto Nacional de Materiais e Pesquisa Química - NIMC em Tsukuba – Japão. Aceito em 2104 como pesquisador visitante da Universidade de Osaka para Programa sobre Reciclagem/Recuperação de Fosforo (P) em resíduos e efluentes.


Glauber Vinicius (Mentor Especialista Industrial)
Gerente de P,D&I da Belgo Bekaert Arames

Com formação em Engenharia Metalúrgica – UFMG e especialização em excelência operacional pelo Centro Europeu de Educação Executiva (INSEADE)-França, atuo como gerente de P,D&I no setor metalúrgico da empresa www.belgobekaert.com.br formada pela parceria 
da maior produtora de aço mundial (ArcelorMittal) com a líder mundial em trefilação de arames de aço (Bekaert). Tenho experiência de 5 anos em P&D na Bélgica (Bekaert) na área de projetos onde tive a oportunidade de participar e liderar projetos de desenvolvimento de novos produtos para o setor enérgico, os quais totalizam mais de 8 anos de experiência na industrial metal-mecânica ligados a processo, pesquisa, desenvolvimento e inovação.


Luis Guilherme (Mentor Especialista Industrial)
Pesquisador

Luis é um entusiasta de tecnologia e trabalha com pesquisa aplicada industrial há mais de 11 anos. Ele possui um doutorado em Comunicações Móveis pela Universidade de Aalborg (AAU), na Dinamarca, bem como títulos de mestre em Processamento de Sinais e engenheiro Eletrônico e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ / COPPE). Aproveitando-se da sua formação multidisciplinar e experiência em indústrias distintas ele se mantém motivado pelos desafios e possibilidades de tornar a indústria de mineração mais conectada e inteligente. Atuais interesses de investigação incluem, mas não estão limitados, ao desenvolvimento e aplicação de tecnologias relacionadas à Internet-Industrial-das-Coisas (IIoT). Tendo vivido e trabalhado em vários países, incluindo Israel, Alemanha e Dinamarca, Luis possui experiência cultural, profissional e acadêmica internacionais. Ele é o autor de diversos artigos publicados em revistas e conferências do IEEE e tem mais de 15 pedidos de patente. Além do trabalho, astronomia, natação, família e amigos o mantêm suficientemente ocupado.


Luiza Pinheiro (Mentora Especialista Industrial)
Analista de Negócios

Luiza Pinheiro é Analista de Negócios da área de Consultoria & Desenvolvimento de Negócios da Biominas Brasil. Tem experiência em estratégia de inovação e inteligência de mercado. Participou de diversos projetos de prospecção e análise de viabilidade técnica e econômica de  tecnologias inovadoras, de análise de mercado e de modelagem de negócios para empresas de base tecnológica, em diferentes indústrias. Atuou na identificação de oportunidades e estruturação de projetos de financiamento à inovação. É mentora de startups do programa SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development do Governo do Estado de Minas Gerais. Participou da elaboração de guias de empreendedorismo em Ciências da Vida. Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialização em Vigilância Sanitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É mestre em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Minas Gerais.


Amanda Leite (Mentora Especialista Industrial)
Gestora Ambiental

Amanda Cristina Rocha Leite, 24 anos, reside em Belo Horizonte/MG. Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade FUMEC e em Engenharia de Produção pela PUC Minas. Cursa MBA em Gestão da Qualidade Integrada ao Meio Ambiente, também pela PUC Minas. Atua na área de Consultoria Ambiental, com o foco em neutrocarbonização e sustentabilidade, pela empresa Respira Mais. Atuou como gestora ambiental e administrativa da empresa Mundo dos Metais; gestão ambiental e da produção pela FIAT Automóveis; em energia e mudanças climáticas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente; com pesquisa e desenvolvimento de combustíveis renováveis pelo Center for Renewable & Alternative Fuel Technologies (CRAFT-USA); e com gestão de resíduos sólidos pela Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte. Escritora da coluna Meio Ambiente do jornal Gazeta da Lagoinha. Possui conhecimentos técnicos nas áreas de consultoria ambiental, licenciamento,gestão ambiental, gestão empresarial, sustentabilidade e inovação.


Gabriel Peixoto (Mentor Especialista Industrial)
Diretor

As a researcher at Federal University of Minas Gerais (UFMG) in 1997, Gabriel studied and developed Internet-based distributed control systems. His M.Sc. in Control and Automation Engineering (2000) focused on the building of an automation system for load monitoring and command building via the Internet. In 2002, he was a member of a research group at the Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems (Fraunhofer-Institut für Solare Energiesysteme) in Freiburg, Germany the purpose of which was to develop Linux-based systems for Solar Panels monitoring and control via the Internet. In the end of 2004, he founded Neocontrol Solutions (Neocontrol Soluções em Automação), a company that develops and fabricates products in the home automation area. With the goal of providing a new approach to home automation, Neocontrol has been researching and developing a wide range of equipment to address environmental issues through simple solutions. In 2012 Neocontrol became part of the technological pole of innovation at Federal University of Minas Gerais (BHTEC) along with several leading national and multinational companies. 
In the end of 2012 Neocontrol signed a partnership with Somfy S/A and became part of Somfy Group, the world leader in home motion. Neocontrol S.A. now develops, fabricates and distributes home automation solutions for more than 9 countries out of Brazil such as Singapore, Australia, China, India, Mexico and Peru. Gabriel has eleven patent applications in the area of water metering and cloud based automation systems.


Marcio Americo (Mentor Especialista Industrial)
Diretor na Jordão Engenharia

Engenheiro Eletricista, com Mestrado em Eletrônica de Potência. Atuou como Pesquisador Contratado por 10 anos no CEPEL (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobrás). Hoje é sócio da empresa Jordão Engenharia, empresa que foi reconhecida pela Aneel com uma das 10 empresas que mais se envolvem em projetos de Pesquisa & Desenvolvimento do setor elétrico. Atua em projetos de eficiência energética para grandes empresas nacionais e internacionais. Nas horas vagas fica tentando baixar o seu tempo para resolver o Cubo Mágico (que hoje é de 2 minutos).


Otávio Gomes (Mentor Especialista Industrial)
Gerente de P,D&I

Otávio possui perfil multidisciplinar com formação básica em Física (Bacharelado [2005] e Licenciatura [2007]- UFJF), mestrado em Biologia (Física Aplicada [2007] - UFJF), doutorado em Engenharia Elétrica (Óptica Adaptativa aplicada à Oftalmologia [2012] - UFMG, tendo recebido o Prêmio UFMG de Teses 2013 com a melhor tese defendida no programa em 2012) e MBA em Gerenciamento de Projetos (2014 - FGV). Possui experiência empreendedora, já tendo sido sócio fundador de uma startup. Atua como docente do ensino superior para cursos de engenharia, tendo já recebido prêmios por inovação em métodos de educação e também ministrado diversos cursos de capacitação de professores de ensino superior. Atua também como gerente de PD&I em uma indústria do setor de Health Care.


Pedro Carsalade (Mentor Especialista Industrial)
Consultor Técnico

Consultor Técnico na Essencis Soluções Ambientais e responsável pelos projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico na Regional MG, onde atuou também na área comercial. É graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade FUMEC e MBA em Gestão Comercial pela FGV. Atua na área de tratamento e valorização de resíduos sólidos e tratamento de efluentes industriais, além de realizar análises de viabilidade técnica e econômica de projetos de inovação. Foi o responsável pelo projeto e implantação da Unidade de Valorização de Energética. Possui experiência em licenciamento ambiental.


Rodrigo Octavio (Mentor Especialista Industrial)
Analista de Sistemas

Analista de Sistemas, Pós graduado em Gerenciamento Estratégico de Projetos, Certificado como Project Management Professional pelo PMI, possui experiência de 10 anos em setores como Mineração (VALE) e Tecnologia da Informação, atuando nas áreas de Gestão de Projetos de implantação de sistemas como SAP, Sistemas de Gestão Corporate Process Management, Gestão eletrônica de documentos e Gestão do conhecimento. Atualmente é Consultor de implantação na Siteware, empresa residente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC), atuando em gestão de projetos para clientes como Café 3 Corações, Eneva, Albrás, Alunorte, Minerações Paragominas, Vale, entre outros. Membro do comitê de implantação dos projetos de inovação da Siteware através do programa FAZ da FIEMG.


Fernando Mascarenhas (Mentor Especialista Industrial)
Acessor da Diretoria de Negócio

Formando em Engenharia Mecatrônica na PUC – MG em 2006, trabalhei por 03 com manutenção de equipamentos pesados em obras civis nos país, América Latina e África. No ano de 2009 comecei a trabalhar numa indústria de transformadores de média e alta potência passando pelas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Produção e Planejamento e Controle da Produção. No final de 2012 abri uma empresa de TI onde foram desenvolvidos, dentre outros projetos duas Startups que hoje já foram vendidas para investidores: Lar do Consumidor e QuickMed.
No início de 2015 recebi o convite para integrar a equipe da Diretoria de Fomento à Indústria Criativa da CODEMIG e hoje aqui estou. 


Juliana Uliana (Mentora Especialista Industrial)
Especialista de Desenvolvimento Industrial

Possui graduação em Física e mestrado em Engenharia Civil na área de materiais inovadores e sustentabilidade pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), área de Produção, linha de pesquisa sobre Inovação e Sustentabilidade. Atuou como docente de educação profissional no SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, em cursos técnicos na área de edificações ministrando as disciplinas de física aplicada e resistência dos materiais além de participar também em projetos estratégicos e de inovação, auxiliando na implantação de laboratórios, especificação de equipamentos e estudo de materiais. Hoje é especialista de desenvolvimento industrial no SENAI - Departamento Nacional, onde atua na Unidade de Inovação e Tecnologia como parte integrante do time ligado às estratégias de incentivo e fomento à inovação, como o Edital SENAI SESI de Inovação e os Grand Prix SENAI de Inovação. 


João Marcelo (Mentor Especialista Industrial)
Diretor MCT Transformadores Ltda

Diretor MCT Transformadores Ltda, Empresa Fabricante de Transformadores de Distribuição Atividades Empresariais Diretor Financeiro - Sinaees MG Sindicato da Industria de Aparelho Eletro Eletrônica Minas Gerais Membro Titular do Conselho Fiscal CIEMG Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais Formação: DonCabral Gestão de Projetos ETFG SEBRAE


Gustavo Almeida (Mentor Especialista Industrial)

Administrador com MBAs em Marketing e Gestão de Tecnologia pela FGV. Tem mais de 27 anos de experiência profissional atuando no desenvolvimento de negócios em grandes grupos empresariais como Bradesco e Oi . No Grupo Cemig, há 6 anos responde na Axxiom pala gerencia de P,D&I, sendo responsável pelo relacionamento institucional, pela captação e consultoria de concepção de projetos de pesquisa e inovação


Amanda Silva(Mentora Especialista Industrial)
Assessoria de Inovação e Projetos Especiais

Analista de Inovação e Desenvolvimento da Belgo Bekaert Arames com experiência em gestão de projetos e inovação. Experiência em Propriedade Industrial (proteção de marcas, domínios,tecnologias e processos por patentes). Bacharel de Química com Experiência em Analise de Produtos Naturais, Espectrometria de Massa. Curso de Engenharia Metalúrgica em conclusão (último semestre).


Gilmar Laignier (Mentor Especialista Industrial)
Business Development

Gilmar Laignier é Engenheiro Eletricista pela PUC- Minas ,com Experiência nas áreas de Manutenção, Manufatura, Qualidade, Engenharia de Produto, Processos de Inovação e Desenvolvimento de Negócios, com trabalhos desenvolvidos na Fiat Itália, Chrysler EUA e Centro de Pesquisa Idiada Espanha. Coordenou a implantação da Engenharia experimental Elétrica na FIAT Automóveis Brasil; Coordenou programa de Universidade & Empresa na Engenharia Experimental da Fiat. Coordenou projeto de pesquisa denominado rede do conhecimento, com a participação da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais ( CEFET), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ( PUC- MG ), CNPq, FIAT Brasil e Centro de Pesquisa Fiat Itália; Colaborou como Membro do Comitê Temático de seleção de projetos de Inovação do Programa Pesquisador na Empresa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico ( CNPq ); Atuou como Gerente de Engenharia Experimental Integrada Fiat- Áreas integradas: Elétrica, Eletrônica, Carroceria, Chassi, Acústica & Vibração, Aplicação Motores e Durabilidade. Atualmente é Gerente da área na Fiat, Business Development- INOVAR AUTO.Coordenador do comitê INOVAR-AUTO da ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Membro do grupo ANFAVEA de interlocução com o Governo Federal ( MDIC e MCTI) sobre o tema INOVAR AUTO.


Luiz Henrique (Mentor Especialista Industrial)

Ambev - supervisor de manutenção elétrica industrial - 3 anos Ambev - supervisor de planejamento e controle da manutenção - 4 anos Ambev - engenheiro de projetos - 1 ano Itambé - coordenador corporativo de manutenção e utilidades - 1 ano


Paulo Renato
Sócio fundador do Grupo Instituto Inovação

um dos pioneiros em inovação no Brasil, e também do Tropos Lab, academia de empreendedorismo e inovação do Grupo. Responsável pela área de novos negócios das empresas, Paulo Renato é engenheiro de metalurgia e materiais formado pela UFMG e atua há 18 anos no ecossistema de empreendedorismo e inovação da América Latina. Em sua jornada já criou programas de desenvolvimento de ambientes inovadores em empresas nascentes, grandes empresas, universidades e trabalha ativamente na sensibilização de pessoas e órgãos em prol do empreendedorismo e inovação.


Maria Boaventura (Mentora Especialista Industrial)
SUBGERENTE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Maria da Consolação Boaventura, mineira de Raul Soares atualmente é Gerente de Negócios Internacionais na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Minas Gerais. Administradora de Empresas, MBA Gestão de Negócios e Logística, possui experiência na área de Produção, Distribuição, Administração de Frota, Negócios e Planejamento e Qualidade. Membro do FOPEMIMPE, na busca de soluções para empreendedores e pequenos empresários, em especial negócios internacionais no Regime Simplificado.


Leonardo Barros (Mentor Especialista Industrial)
CEO Framework System

Comecei minha trajetória sendo arquiteto e líder técnico java em uma empresa de Belo Horizonte trabalhando na área desde 2001. No ano de 2006 fui morar em Londres e trabalhar em uma empresa de Aplicativos mobile onde começou minha jornada de Empreendedor e ate hoje estou neste barco. Em Londres abrimos a Framework System focada em distribuição de conteúdos via celular, atuávamos no mercado de vários países da Europa. Em 2009 voltamos nossa atuação no mercado brasileiro nos tornando especializada em desenvolvimento Móbile para Unimed BH, Araujo, Number One entre outras.A Três anos atras iniciamos o desenvolvimento de três produtos. Tangerino (www.tangerino.com.br), Controle de Ponto via Celular, onde já temos mais mil empresas em todo brasil utilizando , Argos (www.argosmonitoramento.com.br) monitoramento veicular, com mais de 700 veículos em nossa base sendo monitorados online 
24 horas por dia e o Columbos (www.columbos.com.br), aplicativo para gestão de tarefas externas via ordem de serviço, também com utilização em diversas empresas do brasil com 
grande Case na Drogaria Araújo gerenciando as entregas de todos os produtos pelo Drogatel.
Formações:
Ciências da Computação pela PUC MINAS.
Empreendedorismo e Inovação pela Faculdade de Stanford , USA, California.
Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos PMBOOK pela FGV.
Negócios Internacionais - IBMEC
Liderança - FIEMG


Marco Antonio Riso (Mentor Especialista Industrial)
Gerente de Qualidade

Experiência profissional nas Áreas de Métodos, Processos, Produtos, Qualidade e Desenvolvimento em empresas de autopeças, eletrônicas e metalúrgicas.Atuação efetiva na otimização de processos, meios e equipamentos, desenvolvimento de fornecedores, obtendo redução de custos e aumento de produtividade.Sólida vivência no desenvolvimento de produtos, processos, linhas de montagem, estampos, moldes, automatização, robotização, documentação e normalização.Aplicação de Engenharia Simultânea, Análise de Valor no desenvolvimento de novos produtos.Implantação do sistema Lean junto ao piso de fabrica objetivando, redução de custos, produtividade, organização industrial e qualidade no produto final.Implantação do sistema WCM Fiat (Qualidade e Engenharia de Processo.Utilização de técnicas de gerenciamento de produtos como: FMEA, KAIZEN, Análise de Valor, CEP.Vivência na análise, planejamento, modificações e acompanhamento em produtos e em linhas contínuas.Implantação e adequação de sistemas de qualidade para ISO 9000, TS 16949, QSB, AVSQ e VDA6.Conhecimento da linguagem técnica dos idiomas italiano e inglês.Viagens culturais a Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Escocia, Irlanda, Irlanda do Norte, Cuba, Aruba, Curaçao, Panama, Colombia e México.
Formação Acadêmica
Pós Graduação em Engenharia de Processos – IETEC/1999.Extensão em Gestão de Produção – UFMG/1998.Superior em Desenho Industrial – Faculdade de Belas Artes/FBASP/1993.


Marcelo Neto Botelho (Mentor Especialista Industrial)
Diretor Presidente

FORMAÇÃO: Graduação em Engenharia Mecânica – PUC-MG – 1986 CURSOS COMPLEMENTARES:
- Cálculo Estrutural – UFMG
- Master of Business Admistration – MBA - IBMEC
- Essentials on Decision Making– Harvard University – USA
-
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
-Desde Janeiro/2011
Delp Engenharia Mecânica S/A Cargo: Diretor Presidente Empresa de Engenharia e fabricação de bens de capital para a indústria de base. Focos principais em Óleo & Gás, Hidroelétricas, Nuclear, Ferroviário, Siderurgia e Mineração.
- De Julho/2007 a Janeiro/2011
Atuou como consultor de empresas de diferentes setores.
- De 1997 à Julho/2009
SIEMENS-VAI  & SIEMENS-VAI Service Cargo: Diretor Executivo Empresa de tecnologia atendendo ao mercado de bens de capital e sserviços para siderurgia.
- De 1987 a 1997
Kuttner Equipamentos Siderúrgicos Ltda. Cargo: Gerente de Projetos Empresa de origem alemã com tecnologia para atender ao mercado de bens de capital para fundição, mineração e siderurgia.


Event Sponsors, and Partners

The Startup Weekend BH Industry team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
Learn how to become a sponsor here.


Platinum

Apoio


Organizing Team

Techstars Startup Weekend Belo Horizonte is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Joao
    Marinheiro
  • Rafael
    Menezes
  • Rafael
    Cardoso
  • Tania
    Machado
  • Daniel
    Hermeto
  • Luiza
    Bongir
  • Catharina
    Machado
  • Raoni
    Pereira

Facilitators


Mateus Lana
Founder @ SmarttBot & João Andante

Empreende desde 2008, fundador da SmarttBot, SI² e João Andante. Escreve sobre investimentos no Bùssola do Investidor. No tempo que sobra tenta ajudar em iniciativas de apoio e fomento ao empreendedorismo & comunidades empreendedoras. Acredita no empreendedorismo como forma de estimular a economia e melhorar a distribuição de renda.


Edson Mackeenzy
Founder at VideoLog, Mentor/Anjo em Aceleradoras e Startups, Conselheiro de Estratégia em Fundos de Investimento.

É BizDev da CodeFellows.org e Head de Negócios e Parcerias do Startup Farm, é co-autor de dois livros sobre empreendedorismo. Facilitador de workshops, Voluntário na TechStars como Mentor/Facilitador de Startup Weekends, membro do conselho da RioSoft (agente Softex). Mack é especialista em desenvolvimento de negócios digitais, gestão e operação de startups, comunicação estratégica e Pitch. Atuou como produtor executivo do Relate Live by Zendesk e do pavilhão de inovação SIZ para a Soc. Brasileira de Engenharia de Televisão. Em 2015, atuou como Head de Comunicação e Parcerias do Grupo iMasters | E-CommerceBrasil, quando foi indicado a melhor mentor do Brasil para o SparkAwards da Microsoft, em 2013 reconhecido como um dos empreendedores mais influentes do Brasil pela Revista Isto é Dinheiro. Iniciou sua carreira como radialista nas principais emissoras de Rádio do Rio de Janeiro e esteve envolvido em centenas de conferências de comunicação, relacionamento, empreendedorismo, tecnologia e negócios em todo Mundo.



Event Blog

See Full Blog


We haven't written any posts yet. Stay tuned!


×