Startup Weekend BH Biotech & Digital Health

    Friday, November 13 - 15, 2015


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Judges
  4. Coaches and Mentors
  5. Sponsors
  6. Organizing Team
  7. Blog
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, Belo Horizonte, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend BH Biotech & Digital Health

Friday, November 13 - 15, 2015



Friday, November 13 - 15, 2015
Event starts at 6:30 pm

Incubadora HABITAT
Av. José Cândido da Silveira, 2100
Belo Horizonte, Minas Gerais 31035536

Buy Tickets

Vem aí um novo desafio..

O Startup Weekend BH Biotech & Digital Health já tem data marcada, será nos dias 13, 14 e 15 de novembro!

Se você tem ideias, pesquisas ou conhecimento para aplicar nas áreas de saúde humana, saúde animal, agronegócio, meio ambiente e digital health, participe com a gente para tirar tudo isso do papel. 

Os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo básico: qualquer pessoa é bem vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback.

O evento contará com a participação de mentores, jurados, mídia, investidores e muito mais. Prepare-se para o melhor fim de semana de sua vida!

Saiba mais no nosso Facebook: https://www.facebook.com/swBHbiotech

See what it's all about

Learn More





EVENT SCHEDULE

Friday November 13th


6:30 pm
Recepção e Registro
Chegada no local e check in dos participantes.


7:00 pm
Pizza & Networking
Hora do lanche, conhecer outros participantes e trocar ideias!


7:20 pm
Welcome & Speakers
Apresentação dos organizadores, facilitador, mentores e agenda do final de semana.


7:30 pm
Inspirational Pitch
Empreender em Biotech & Digital Health


7:45 pm
Início dos Pitches
Um minuto para os interessados em apresentar suas ideias.


9:00 pm
Votação Melhores Pitches
Todos votam nos pitchs e ideias mais votadas são escolhidas.


9:15 pm
Formação dos Times
Fique livre para escolher seus times! Serão 54hrs de intensas de trabalho juntos.


9:45 pm
Começou o trabalho!
Comece a formalizar as equipes e fazer um inventário de habilidades. Seja honesto e direto sobre o que recursos e habilidades são necessárias para o fim de semana. Você pode ficar e trabalhar tão tarde quanto o local vai permitir.


10:00 pm
Workshop Lean Canvas
Apresentação breve dessa ferramente que vai te acompanhar todo final de semana.

Saturday November 14th


9:00 am
Café da Manhã
Chegada e alimentação.


9:30 am
Volta aos trabalhos - Mentores
Hora da ação! Aproveito os mentores experientes.


12:00 pm
Almoço
Hora de comer.


2:00 pm
Banca de Validação
Validadores técnicos e de mercado para ajudar a construir (ou descontruir) suas ideias.


4:00 pm
Café da Tarde
Hora de se alimentar.


6:00 pm
Banca de Validadores 2
Outra rodada: Validadores técnicos e de mercado para ajudar a construir (ou descontruir) suas ideias.


7:30 pm
Jantar
Saco vazio não para em pé!


8:30 pm
Workshop Pitch
Apresentação rápida de como fazer um pitch - os jurados chegam no domingo.

Sunday November 15th


9:00 am
Café da Manhã
Alimente-se bem!


10:00 am
Retomada dos Trabalhos
Conte com o apoio dos mentores.


12:00 pm
Almoço
Último almoço juntos.


2:00 pm
Banca Pré-Pitch
Horas finais de trabalho, foco na apresentação.


4:00 pm
Café da Tarde
Alimentação.


6:00 pm
Jurados e Premiação
Apresentação do pitch para jurados.


8:30 pm
Premiação


9:00 pm
Go Home!
Sua carreira empreendedora começou.


Event Judges


Léo Dias

Subsecretário de Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais, é Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mais de 20 anos de experiência em empreendedorismo. Foi fundador da DM Promoções e gestor da MOV Promotora de Ideias. Foi vice-presidente de negócios do BH Convention&Visitors Bureau e presidente nacional da 
Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (ABRAPE). Atuou com marketing esportivo e é tutor do portal folia.com.br.


Eduardo Emrich

É Presidente e CEO da Biominas Brasil. Membro do Conselho Diretor de diversas empresas de ciências da vida, entre elas, Prodimol, Biocancer e Alvos.
Tem mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos e estruturação de negócios, análise de oportunidades na área de ciências da vida, investimentos de seed capital e venture capiral e gestão de empresas inovadoras.



Fábio Veras

Foi Secretario de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, foi Diretor de Operações e Diretor Técnico do SEBRAE, quando liderava as áreas de educação empreendedora, inovação, industria, agronegócio, turismo e economia criativa. Criou o projeto Identidade Startup, antes inexistente no SEBRAE. Foi responsável pelo desenho e implementação do Programa de Agregação de Valor ao Produto Mineiro:o Pró-Valor e atualmente é palestrante e consultor em modelos de negócios inovadores e disruptivos. Fez imersão no Vale do Silício e nos ecossistemas inovadores de Stanford e grandes aceleradoras de negócios em Boston. É membro associado do Conselho Internacional de Desenvolvimento Econômico, IEDC (International Economic Development Council, nos EUA) onde já palestrou e participou de painéis de debate no exterior. Doutor em Direito Constitucional pela UFMG e Mestre em Direito Econômico pela mesma instituição. Tem cursos de Educação Executiva em Harvard, Wharton e Insead. Atualmente desenhou e está implementando, a convite do Presidente da Fiemg, o projeto FIEMG LAB Novos Negócios. Pai do Tiago e Daniel, casado com Adriene.



Pedro Vidigal

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1987), residência médica em Patologia Clínica (1990) mestrado em Bioquímica e Imunologia (1996) e doutorado em Medicina (Medicina Tropical) pela UFMG (2001) com período “sanduíche” na Mayo Clinic and Foundation (MN, USA). Foi Coordenador do Laboratório Clínico do Hospital Biocor (1990 – 1996) e Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Labtest Diagnóstica (2002 – 2006). É Professor Associado de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e Orientador Pleno do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Faculdade de Medicina da UFMG, sendo líder do Laboratorium – Núcleo de Pesquisa, Educação e Assessoria em Gestão Laboratorial. Foi Coordenador da INOVA – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFMG (2008 – 2010), Vice-Diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG ( 2011 – 2012) e, atualmente, é Diretor da CTIT- UFMG, sendo responsável pela gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo da universidade.


Coaches and Mentors


Ricardo Normand

Atualmente é sócio da Drummond Ventures, que tem atuação em operações entre Brasil e Estados Unidos. Foi gestor do primeiro fundo de Seed Capital do Brasil (Novarum) e Business Developer da Geociclo (Cleantech). É especialista em desenvolvimento de negócios de tecnologia e planejamento estratégico. É mentor do Founder Institute e possui sólida experiência e rede de contatos no Vale do Silício, sendo reconhecido como Top Tech Connector pela 500 Startups.


Marcos Pinotti

É professor titular da Escola de Engenharia da UFMG. Autor do livro “Homo innovatus - Manual de Inovação”. Membro do Colegiado Internacional da IUS-BSE (International Union of Societies of Biomaterials Science and Engineering). Na UFMG, Prof. Pinotti é o responsável por três laboratórios de pesquisa, com forte ligação com empresas. Em  parceria com a Dra. Evgeniya Shamis , fundou o Workshop Internacional - Innovation and Clusters, que promove discussões e prepara planos de ação para clusters.

Auxilia o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação a planejar os investimentos públicos nesta área para a próxima década. Ocupa um assento no Conselho Técnico Científico do Parque Tecnológico de BH.


Liza Felicori

É Professora Adjunta do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Graduada em Ciências Biológicas (2004) e doutora em Bioquímica e Imunologia (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou pós-doutorado em bioinformática, com ênfase em biologia dos sistemas e biologia sintética pelo laboratório público-privado SysDiag, em Montpellier, na França onde trabalhou no Projeto Europeu BasysBio. Realizou ainda pós-doutorado(Programa Conhecimento Novo) no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Atua nas áreas de toxinologia, biologia estrutural e computacional (estrutura e função de proteínas), no desenho e síntese de peptídeos voltados ao diagnóstico e terapia e na modelagem de vias metabólicas e geração de sistemas artificias (biologia sintética e dos sistemas). É coordenadora do Primeiro Núcleo de Biologia Sintética de Minas Gerais.


Wilson Caldeira

Possui certificação em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford, especialização em gestão pela Fundação Dom Cabral, pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como advisor, consultor e instrutor nas áreas de Estratégia Empresarial, Marketing e Vendas, com foco em empresas de base ecnológica. No segmento de empreendedorismo é CMO da startup Qeepme e também é mentor das aceleradoras AceleraMGTI, Habitat e Inova-UFMG.  É co-fundador da Caldeira Marketing, Vice-Presidente da Assespro MG, Diretor da Fumsoft e conselheiro do MGTI.


Mikael Menezes Motta

Bioquímico, apaixonado por ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Possui vivência em incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras e startups. Foi gestor em ciência e tecnologia no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa. Atualmente trabalha na Natura, na área de Gestão e Redes de Inovação, com inovação aberta e empreendedorismo - agora na interface de grandes empresas e startups. Entusiasta em biomimética, hard science, criatividade e educação empreendedora, temas nos quais também desenvolve projetos.


Marcela Drummond
co-fundadora e CEO da Myleus

É co-fundadora e CEO da Myleus, empresa de base tecnológica especializada em soluções para a gestão de Food Safety e investida pelos Fundos Fundepar e Primatec. Possui MBA Executivo pelo Ibmec, é PhD em Genética pela UFMG e possui dois pós-doutorados. Durante sua trajetória acadêmica passou por experiências internacionais no Institut Pasteur de Lille (França), Parco Tecnologico Padano (Itália) e Universidad Nacional de La Plata (Argentina). Liderou a Myleus desde o desenvolvimento do seu portfólio de tecnologias até o relacionamento com investidores e definições estratégicas. Possui larga experiência em inovação, transferência de tecnologia, geração de novos negócios. É referência brasileira em empreendedorismo e inovação, mentora de programas de inovação e startups e palestrante.


Leonídes Rezende

Fundador da Katal Biotecnológica Ltda. Fundador e Presidente da         Ampligenix Biotech e consultor da empresa Labtest Diagnóstica S/A. Ex-Chefe do Laboratório de Pesquisas da FUNED. 
Professor aposentado do Depto. Bioquímica e Imunologia do ICB/UFMG. Graduado em Medicina pela UFMG, Mestre em Bioquímica e Doutor em Ciências pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB/UFMG, com Pós Doutorado na Universidade do Colorado. Ganhador do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica (2004).



Ezequiel de Melo Campos

Formado pela Faculdade de Direito da UFMG, é mestre em Direito de Empresa. É especialista em Direito Contratual, Societário, Private Equity, Incorporações e 
Aquisições. Presidente da Câmara Oficial de Comércio Brasil-Austrália. Diretor da Sociedade Mineira de Software – FUMSOFT. Diretor do IMMC – Instituto Mineiro de Mercado de Capitais. Mentor da Endeavor, do MGTI e da TECHMALL.
Membro do Conselho Consultivo do World Trade Center de Belo Horizonte (WTC) no biênio 2012-2014.


Flávia Delfim

Flávia Delfim é bióloga com Mestrado e Doutorado em Genética pela UFMG. Trabalhou por 5 anos na Biominas Brasil empresa nacional de Consultoria em Biotecnologia e atualmente é Gerente de Projetos na ThoughtWorks Inc. empresa multinacional de Consultoria em TI. Tem ampla experiência em faciltadora de entregas e construção de times. Especificamente tem interesse em inovação e prospecção tecnologica através de patentes e transferência de tecnologia os quais foram foco de sua tese de Doutorado


Arlindo Curzi
Diretor Executivo

Administrador de Empresas, Técnico em Laticínios, MBA em Comércio Exterior pela FGV-Vitória (ES) e Pós Graduação em Gestão Estratégica em Finanças (Juiz de Fora-MG, Grupo Prisma).  Atuando no setor de alimentos a mais de 25 anos nas áreas de Indústria, Pesquisa e Desenvolvimento, Vendas e Marketing. Atual Diretor de Operações da empresa VERDE CAMPO (www.verdecampo.com.br) com foco em Gestão e Inovação.


Fernando Casanova

Atualmente é Gestor do Eureka – Programa de Geração, Desenvolvimento e Incubação de Ideias e Startups da Escola de Design da UEMG, colaborador no projeto do novo SEED e Mentor da Techmall S.A. – Aceleradora de Startups. Professor dos cursos de graduação em Design de Produto e Design de Ambientes da Escola de Design -UEMG há 8 anos e professor de cursos de MBA em Gestão de Negócios e Marketing Digital. É sócio e Administrador da Quantum Design, empresa graduada pela antiga Incubadora de Design, desenvolve projetos e consultorias em Design, Branding e Gestão Estratégica de Negócios e Produtos. Possui ampla experiência em design e desenvolvimento de produtos médico-hospitalares. Através da Quantum Design também é consultor credenciado do SEBRAE Nacional nas áreas de Inovação em Design e Incubadoras de Base Tecnológica. Possui formação em Design, Especializações em Gestão do Design e Gestão de Negócios e Mestrado em Engenharia de Materiais.


Vinícius Magalhães

É Associado da Triaxis Capital e atua como Supervisor de Aceleração no Fundo Criatec I tendo analisado e estruturado diversas operações de investimento no estado de Minas Gerais. Participa da prospecção, preparação e aceleração de empresas na área de Biotecnologia, Agrobusiness e Engenharia. Graduado em Engenharia de Produção pela UFMG com pós em Gestão Empresarial com ênfase em Finanças pela FDC.


João Bonomo

Consultor independente cadastrado pelo Sebrae – MG desde 2000, atuando na área de multiplicador de conhecimento sobre Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio. Coordenador do I-Nave – Núcleo Acadêmico de Vocação Empreendedora do IBMEC Minas.
Especialista em Relações do Trabalho e Negociação pela PUC-MG e Administrador pela PUC-MG. Atuou em diversas instituições de ensino superior e atualmente é professor dos cursos de graduação em Economia e Administração e dos cursos de CBA e MBA do Ibmec Minas Gerais. Consultor e Pesquisador com experiência em Empreendedorismo, Elaboração de Plano de Negócio e Relações do Trabalho. É colaborador de diversos veículos de comunicação.


Elimar Pires

Gerente na Wylinka, atua no apoio a Universidades, Centros de Pesquisas e Spin-offs nos temas de Gestão da Inovação, Modelagem de Negócios, Empreendedorismo, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologias. Gerencia projetos e realiza treinamentos relacionados ao tema. É responsável pelo programa SEED, Startups Entrepreneurship Ecosystem Development, em parceria com o Estado de Minas Gerais.


Márcia Andrade Carmo
Gestora do Laboratório Aberto de Inovação SENAI

Atualmente gestora do Laboratório Aberto de Inovação SENAI, trabalhando com ideias e projetos na construção de estratégias de negócios, e no desenvolvimento de inovações. Parcerias com diversas universidades, aceleradoras e incubadoras.
Experiência de 19 anos no gerenciamento de pessoas e de Unidades Operativas, Coordenação de Negócios (negociação, capitação e desenvolvimento de novos clientes); Direção de Unidades SENAI de Ensino. Responsável por inserção e desenvolvimento de projetos e serviços de inovação e estratégia.


Josiely Gomes

É coordenadora da área de Consultoria & Desenvolvimento de Negócios da Biominas Brasil. Atuou nos últimos anos na avaliação e na estruturação de oportunidades de negócios em Ciências da Vida e no apoio estratégico às empresas do setor. Foi responsável pela coordenação de estudos temáticos relacionados à inovação, propriedade intelectual, aspectos regulatórios e empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Bioquímica e Imunologia e MBA Executivo.


Fernando Bravo Elias

Engenheiro Eletromecânico, diretor comercial do SuperVip Supermercados, diretor executivo da VipCommerce Sistemas e Vice presidente de tecnologia da Associação Mineira de Supermercados.


Event Sponsors, and Partners

The Startup Weekend BH Biotech & Digital Health team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
Learn how to become a sponsor here.


Signature Sponsors

Platinum

Gold

Bronze Sponsor

Parceiro Promocional


Organizing Team

Techstars Startup Weekend Belo Horizonte is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Amanda
    Alves
  • Carolina
    Oliveira
  • Eduardo
    Moura
  • Elziane
    Paim
  • João
    Meira
  • Katarine
    Ínis
  • Luíza
    Pinheiro
  • Marcela
    Pieri
  • Rafael
    Silva

Facilitators


Andre Hotta
Co-fundador da Intexfy

Co-fundador da Intexfy. Trabalhou durante 3 anos como Gerente Regional da Techstars e foi fundador da SmartMob Coworking. Na Techstars gerenciava os programas como Startup Weekend, Startup Next, Startup Week e Startup Digest, capacitando empreendedores e suas comunidades de startups em todo o Brasil. O André começou a sua jornada empreendedora ao abrir seu espaço de coworking, onde pode ajudar e capacitar empreendedores, e também organizar eventos ligados ao empreendedorismo em Florianópolis. É formado em engenharia de produção mecânica pela UFSC.


Event Staff


Leonardo Bighi



Lucas Ribeiro



Agda Martins



Thiago Valinho



Event Blog

See Full Blog



×