Startup Weekend Caxias Industry

    Friday, June 8 - 10, 2018


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Speakers
  4. Judges
  5. Coaches and Mentors
  6. Organizing Team
  7. Blog
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, Caxias do Sul, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend Caxias Industry

Friday, June 8 - 10, 2018



Friday, June 8 - 10, 2018
Event starts at 6:30 pm

Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica
R. Travessão Solferino, 501 - Cruzeiro
Caxias do Sul, RS 95076-420

Buy Tickets

Startup Weekend Caxias Industry

Caxias do Sul sedia - de 08 a 10 de junho - o Startup Weekend Caxias Industry. É a quinta edição do evento, mantido pela Techstars em parceria com a Google, que acontece nessa cidade.

Com o propósito de fomentar o empreendedorismo e a inovação para  o desenvolvimento da região, nessa edição temos como temática - o futuro da indústria de Caxias começa agora - e em 54 horas de imersão os participantes, auxiliados por mentores regionais e nacionais, facilitadores e profissionais especializados em gestão, produção, tecnologia e design, proporão ideia e criarão modelos de negócios de sucesso para suprir necessidades e demandas do setor industrial. E ao final do evento os participantes apresentarão os negócios desenvolvidos ao longo desses dias a uma banca de jurados, que não somente premiará as melhores ideias, como por meios dos feedbacks proporcionará ainda mais aprendizados aos participantes.

O Startup Weekend foi criado em 2007, e no Brasil acontece desde 2010, tendo ocorrido em 75 cidades, totalizando 200 eventos, tendo contado com mais de 16000 participantes. E desde 2015, Caxias do Sul está sediando edições, sendo mais de 350 participantes impactados com a metodologia de inovação e empreendedorismo desenvolvida pelo Google for Entrepreneus, e que estão contribuindo com  ideias e negócios para o incremento da economia local e regional.






EVENT SCHEDULE

Friday June 8th


6:30 pm
Registro e Chek in
Programe-se para chegar 20 minutos antes, passar no registro e não esqueça de fazer seu check-in nas redes sociais: #SWCaxiasDoSulIndustry


6:45 pm
Café e Networking
Hora de tomar um café, conhecer os outros participantes e trocar ideias.


7:15 pm
Boas vindas! + Palestra!
Revisar a agenda do final de semana, apresentar organizadores, mentores, palestrantes e os líderes da comunidade empreendedora local.


8:15 pm
Início dos Pitches!
Viemos aqui para trabalhar! Alinhe-se, entre na fila e prepare-se para fazer seu pitch! Os minutos mais importantes da sua vida empreendedora até aqui!


9:00 pm
Votando!
Escolhendo as melhores ideias! Se a sua estiver aqui, conte a todos nas redes sociais: #SWCaxiasDoSulIndustry


9:30 pm
Formação de Equipes
Escolha bem aqueles que irão construir uma startup em menos de 54 horas junto com você! Tire uma foto e compartilhe: #SWCaxiasDoSulIndustry


11:00 pm
Vamos ao trabalho!
Comece formalizando sua equipe, é uma boa ideia fazer um inventário de habilidades. Seja honesto e direto sobre que recursos e habilidades são necessárias para o fim de semana. Você pode ficar e trabalhar tão tarde quanto o local permitir.

Saturday June 9th


8:00 am
Café no capricho!
Coma de verdade, hoje o dia promete!


9:00 am
Palestra!
E agora, por onde começar? #Canvas


9:20 am
Que comecem os jogos
Equipes formadas, mentores apresentados e a postos, vamos trabalhar!


11:30 am
Palestra!
Validação, mas … para que?


12:00 pm
Almoço!
Vamos matar quem está nos matando... a fome!


2:00 pm
Conversando com quem entende!
Hora de falar com os mentores, tirar dúvidas e aprimorar ideias!


3:00 pm
Café no capricho!
Afinal... saco vazio não para em pé


4:00 pm
Palestra!
MVP. Que bicho é esse?


7:00 pm
Fechando o dia
Fim do dia! Bastante trabalho, hein? Hora de fazer o balanço geral e checar o projeto.

Sunday June 10th


8:00 am
Café no capricho!
Coma de verdade, hoje o dia promete!


9:00 am
Palestra!
Pitch! Não, isso não é de comer! (Como vender seu peixe em 3 minutos para os investidores)


9:20 am
Check-In
Hora de saber o que está faltando, e ver as questões importantes!


12:00 pm
Almoço
Hora do rango!


1:00 pm
Pré-pitch
Nervoso? Venham preparados para última apresentação antes do pitch final!


2:00 pm
Mentoria
Aproveite e esclareça as últimas dúvidas!


4:00 pm
Entrega pitch final
Ufa, acabou! Não se engane... se prepare para apresentação final!


4:20 pm
Café no capricho!
Afinal... saco vazio não para em pé!


5:00 pm
Início das apresentações: Pitch final
Como se sua vida dependesse disso!


7:00 pm
Julgamento e premiação!
Hora daquela foto no "insta", #SWCaxiasDoSulIndustry


7:30 pm
Momentos finais
Está acabando, mas ainda dá tempo de trocar experiências e atualizar o networking!


8:00 pm
Encerramento
O #SWCaxiasDoSulIndustry acabou, mas a amizade continua. #tamojunto



Speakers


Lanna Dioum
Analista da Gerência de Inovação na ABDI

Lanna Dioum é analista da gerência de inovação junto ao Programa Conexão Startup Indústria na ABDI, com experiência internacional em projetos de inovação nos Estados Unidos e Europa, Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Varsóvia e especialista em Marketing. 


Event Judges


Benicio José
Mentor Anjos do Brasil

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e com MBA em Gestão estratégica e econômica em negócios pela FGV, atua no mercado a mais de 20 anos na área de tecnologia. CEO e fundador da empresa Ravel Tecnologia desenvolve a cinco anos atividades como mentor e investidor em Startups. Mentor pela Anjos do Brasil e Inovativa tem em seu portfólio mais de 14 Startups em atividade. Apenas no ano de 2015, participou em eventos nacionais e internacionais de avaliação de mais de 120 startups. Tem grande atuação na área de vendas, estratégia de negócios e desenvolvimento humano. Preside atualmente o ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), promovendo e fomentando a atividade tecnológica da região


Carolina Cassel
Administradora

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), integrou o grupo articulador de criação da agência experimental da Escola de Gestão e Negócios dessa instituição. Trabalhou na Bossa Nova Investimentos, o maior micro venture capital de pré-seed no Brasil e América Latina, e em uma das mais importantes aceleradoras do país, a Ventiur. Envolvida em diversos projetos sociais e de cunho acadêmico, a conexão com o empreendedorismo e a sustentabilidade, desenvolvida desde o âmbito familiar, são suas áreas de domínio pleno. Assim como sua paixão por inovação, educação, estratégia e liderança. 


Igor Krakheche
Engenheiro

Supervisor de Educação e Tecnologia no Senai Mecatrônica Caxias do Sul


Cláudio Peiter
Administrador

Gerente Regional do Sebrae Serra. Mestre em Engenharia da Produção, Especializado em gestão, engenheiro mecânico. 35 anos de experiência industrial executiva (22 Metasa SA e 13 John Deere)


Coaches and Mentors


Tainan Caballero

Empreendedor serial, produtor executivo e cultural, designer gráfico, técnico em transações imobiliárias, graduando do Instituto de Física/UFRGS, hoje é cofundador e desenvolvedor de negócios na NEW-e Energy Evolutions, spin-off/UFRGS de tecnologia limpa para geração de energia renovável em benefício do ambiente incubada na Hestia/UFRGS e apoiada pelo NAGI/UFRGS e LMEAE/UFRGS (Lab. de Máquinas Elétricas,  Acionamentos e Energia), na NEW-e Scitech Business Lab, spin-off/NEW-e que atua como laboratório empresarial para spin-offs científico- tecnológicas; cofundador da Pulsar Hub de Cultura Empreendedora que promove experiências de educação e busca o desenvolvimento de negócios disruptivos para Nova Economia; cofundador da Associação Gaúcha de Startups (AGS), membro voluntário do Porto Alegre CITE e do Advisor Board da Global Urban Development (GUD). Tem 17 anos de vivência em desenvolvimento de negócios, gestão de projetos, formação e gestão de equipes, administração, publicidade, negociação e há 2 anos participa de palestras, workshops, facilitação de cursos e mentorias. 


Gabriela Oliveira
Cofundadora da escola Vereda Criativa

Cofundadora da escola Vereda Criativa. Designer, graduada em design gráfico pela FSG/RS com extensões na ESPM e Perestroika nas áreas de UX, marketing digital e moda. Na comunicação, trabalhou nas agências FDD, Aldeia.biz, 3YZ, LOTE75 e a indústria Riva atuando como UX designer e designer gráfica nos clientes Lojas Renner, Colcci, Gisele Bündchen, TAM, West Coast, Zaxy, Unilever, Sultextil e outros. Com mídias sociais, participou das coberturas do SPFW e Donna Fashion Iguatemi pela Colcci em 2010 e 2011, estreiando e administrando as contas do Facebook, Twitter e Instagram. Professora e palestrante nas áreas de marketing digital e mídias sociais.


Thiago Matsumoto
Diretor de Inovação e Empreendedorismo do ITESCS

Engenheiro eletricista graduado pela FEI-SP com MBA de Gestão Empresarial pela FGV. Sócio fundador da empresa portuguesa Atlantic Hub, Co-Fouder da Lunctus Angel Startup Investing. Investidor no Bossa Nova Investimentos e Anjos do Brasil, Palestrante, Mentor e Investidor anjo atuando com startups em eventos nacionais e internacionais. Vice-presidente do ITESCS – Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul. Membro e integrante do Grupo de Trabalho de Seleção de Projetos da Anjos do Brasil, membro do conselho da incubadora Mondó da Universidade Metodista de SP. Diretor de Logística  Ong - AMDAF Projeto Olhos do Xingu.


Thiarley Macedo

Mestre em Administração (PPGA/UFRGS); MBA Executivo Internacional (UFRGS/FSG); Especialista em Startups e Vale do Silício (Concordia Ventures/USA); Pós Graduado em Teste e Garantia da Qualidade de Software (Feevale); Certified Tester of Brazilian Software Testing Qualifications Board (BSTQB);Content Marketing Specialist (Digital Marketer). Diretor Executivo da Enttry Software e FaceID USA e Presidente do TrinoPolo (APL de TI da Serra Gaúcha).


Cristiano de Lucca
Desenvolvedor

Agilista, arquiteto e desenvolvedor de software desde quando a Internet era uma promessa. Graduado em Sistemas de Informação, já atuou em diversos segmentos ligados ao desenvolvimento de sistemas, possuindo vasta experiência na criação de soluções para Web, Mobile e Desktop.Co-fundador e organizador do GDG Serra Gaúcha, grupo de profissionais dedicados a melhorar o ecossistema de TI na Serra Gaúcha.Cristiano é apaixonado por empreendedorismo e tecnologia, participa ativamente como palestrante, professor, mentor e facilitador no Brasil e exterior, em eventos como Google I/O, Google Community Summit, Study Jams, Hackathons, TDC e Meetups.



Enor Tonolli
Diretor do TecnoUCS

Atuo como como coordenador executivo do parque de ciência, tecnologia e inovação TecnoUCS, coordenador do programa de geração de startups StartUCS e professor doutor na Universidade de Caxias do Sul. Atuei como professor do MBA em Gestão de Sistema de Informação na Unisinos nas área de Processos de Negócio, BPM e Empreendedorismo. 
Também, atuei como engenheiro projetista na Marcopolo SA, Supervisor de Projetos e Processos na Intral SA e Supervisor de Projetos e Produção da área de estampados metálicos de precisão na empresa Eberle SA. Especializações: Especialista em Projeto de Produto e Desenho Industrial (PUC-RS), Mestre em Engenharia de Produção (UFSC) e Doutor na Área de Sistemas de Informação e Apoio a Decisão (UFRGS).


Eloide Pavoni
Professora

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (1996). Em 2000 concluiu o mestrado em Engenharia da produção pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia da Produção da UFRGS com dissertação intitulada: A Sincronização da Produção Segundo a Teoria das Restrições Aplicada em uma Indústria Sob Encomenda da Área Plástica. No ano de 2009 concluiu o Doutorado no Programa de Pós Graduação em Administração da UFRGS com Tese intitulada: Estilos de Gestão do Conhecimento e Inovação em Empresas de Média e Baixa Tecnologia. É professora titular da Universidade de Caxias do Sul desde o ano de 2000 e coordenadora do Programa de empreendedorismo da instituição.Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: melhorias no processo produtivo, planejamento e controle de produção, produtividade, gerenciamento ambiental, gestão do conhecimento, inovação e empreendedorismo.


Fernando Rosa
Sociólogo

Sociólogo e apaixonado por design, música e gastronomia - e o que mais estiver no meio disso tudo. Tenho mais de 10 anos de experiência com organizações sociais em desenvolvimento e avaliação de projetos de captação de recursos e empoderamento comunitário. Atuo como facilitador para comunicação estratégica e no desenvolvimento de projetos de inovação social e tecnológica em parceria com indústrias e startups no SESI-FIERGS, e desenvolve consultoria em projetos criativos e estratégias de comunicação na TEMPERO. Sou guitarrista na banda CARTEL DA CEVADA, VOLTS AC/DC Tribute Band e VOODOO - Black Sabbath cover, além de outros projetos paralelos. Sou sócio e cozinheiro-assistente da EU QUE FIZ Gastronomia.


Uiara Menezes

Doutora em Administração, com ênfase em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração (2011),
com ênfase em Estratégia e Competitividade, e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Tem experiência na área de Administração e
interesses em Economia Colaborativa, Empreendedorismo, Inovação Sustentável, Serviços Intensivos em Conhecimento. Atua como consultora nas áreas de inovação, design
de serviços e sustentabilidade. Membro do movimento Acelera Serra, de fomento ao ecossistema de startups. Professora de graduação e pós-graduação no Centro
Universitário da Serra Gaúcha (FSG), em Caxias do Sul - RS. Sprint Master da comunidade global Service Design Sprint.


Christian Garcia
Industrial

Sou sócio e diretor executivo da AGST Controles e Automação, empresa de tecnologia com 26 anos de mercado no setor industrial. Da parte acadêmica 
 - Graduação em Administração, Especialização em Gestão de Negócios, MBA em empreendedorismo e Marketing, Especialização em Negociações pela CMI Interser na Harvard University. 


Taisson Toigo
Administrador

Gestor de Projetos da Indústria no Sebrae Serra. Professor de graduação e pós nas temáticas Gestão, Inovação e Empreendedorismo. Graduado e  Mestre em Administração e Doutorando em Administração - temática Redes de Inovação


Mine Caxeiro
CEO da N1N3

Data Scientist, CEO da N1N3 Data Science. Eterna estudante e entusiasta por dados há mais de 12 anos, tem experiência com futurismo, tecnologia, estatística, inovação, economia colaborativa, empreendedorismo, educação e projetos de impacto positivo.


Daniel Corteletti
Analista Senai Mecatrônica

Sou formado em Ciência da Computação e tenho mestrado na área de produção. Meu chão é eletrônica, microcontrolador, programação, robótica, pesquisa operacional, simulação computacional de eventos discretos. Já participei de alguns Grandpix de Inovação. 


Organizing Team

Techstars Startup Weekend Caxias do Sul is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Caroline
    Ranzolin
  • Neila
    Xavier
  • Roberto
    Angonese
  • Bibiane
    Iung
  • Mirian
    Souza

Facilitators


Flávio Gomes

Desde 2004 atua na implantação de PMOs (Project Management Office ou Escritório de Projetos), todos diretivos, sendo dois deles na área da saúde, um em inovação, dois em tecnologia e, atualmente, na área governamental.
Em 2015, veio o convite para estruturar no Executivo de Mato Grosso um PMO governamental. O PMO foi instalado no GAE (Gabinete de Assuntos Estratégicos), pasta em que atuou como secretário adjunto de Estruturação de PMOs  e Inovação do governo.
Em 18 meses de trabalho e com a contribuição de atores de dentro e fora do governo e do Estado, mobilizou diretamente mais de mil agentes do ecossistema local de empreendedorismo e inovação. Liderou o primeiro Startup Weekend de Cuiabá, um dos maiores e melhores do ano de 2015 e hoje apoia várias outras edições dentro da região.
Atualmente lidera o MT Stars, o primeiro programa de mentoria continuada de Mato Grosso com 3 edições realizadas em 2016 e 4 confirmadas para 2017.  Ainda em 2016, realizou o primeiro hackathon do Estado, o GovHackMT com o tema “Hackeando o governo, conectando o cidadão”, na área de Governo Digital e o segundo Startup Weekend Cuiabá com o tema "Cidades Inteligentes". Para 180 servidores públicos, realizou o GovLab Experience, com oficinas de produtividade, digital, inovação, agilidade e engajamento, tendo como objetivo ativar a célula empreendedora do servidor público, fazendo os repensar seus serviços e produtos em épocas de Revolução Digital e criar um Governo 4.0.
Intraempreendedor, Corp Innovation, enfim, mente inquieta por natureza, cheia de projetos inovadores.

Event Staff


Everton Polli
Gestor e Empreendedor

Tenho mais de 11 anos de experiência na indústria e sou graduado em Engenharia de Produção e com Pós Graduado em Gestão Empresarial. Sou diretor da Lothus Group, que trabalha focada no desenvolvimento empresarial local, por meio de modelagem de negócios, reestruturação e expansão e, também sou CEO da www.clicakki.com.br, portal de busca para empresas


Dario Amorin
Gestor e Professor

Sou empresário, palestrante e profissional de treinamento. Trabalho com educação profissional de adultos há mais de 30 anos. Sou um apaixonado pelo desafio que é empreender e vibro muito quando uma ideia, que depois de muito trabalho, muita dedicação, muita criatividade e inovação, se transforma em um novo empreendimento. Com meu preparo, entusiasmo e dedicação posso contribuir com empreendedores no desafio de transformar seus sonhos em realidade.


Giovanni Pozza
Administrador

Pós- júnior da UCS Empresa Júnior, voluntariando por dois anos em marketing como assessor  e presidente executivo. Curso Administração, no quinto semestre. Fotógrafo freelancer nas horas vagas e trabalhando no RH da Marcopolo com desenvolvimento organizacional. Já participei de uma edição passada do Startup Weekend, e sou um apaixonado por inovação em gestão de pessoas.


Tiago Zattera da Silveira
Project Manager

Fui fisgado pela magia do @StartupWeekend em 2017 e desde então sou voluntário da @ComunidadeRS. Atualmente sou Gerente de Projetos na TOTVS, onde trabalho com implantação de softwares de ERP, de BI e de Analytics. Também presto consultoria para diversas startups. No passado fundei a Tipstorm, uma startup de compartilhamento de ofertas e descontos. Sonho em transformar o mundo e vejo que as startups possuem a velocidade e a energia para concretizar esse sonho.


Event Blog

See Full Blog



×