Startup Weekend Industry

    Friday, August 31 - September 2, 2018


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Judges
  4. Coaches and Mentors
  5. Sponsors
  6. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, Caxias do Sul, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend Industry

Friday, August 31 - September 2, 2018



Friday, August 31 - September 2, 2018
Event starts at 6:00 pm

Centro de Treinamento Marcopolo
BR-116 KM 141
nº 10500 (Ana Rech)
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul 95086-200

Buy Tickets

Desafiando os limites da indústria, num dos maiores eventos de inovação, ideias e startups!

Venha inovar e mudar a serra gaúcha num dos maiores eventos de fomentação de ideias e startups da região! Essa é a sexta edição do evento em Caxias do Sul. É a segunda edição com o tema indústria na cidade. O evento é mantido pela Techstars em parceria com a Google.

Como funciona?

Com o propósito de fomentar o empreendedorismo e a inovação para  o desenvolvimento da região o evento conta com 54 horas de imersão onde os participantes, auxiliados por mentores regionais e nacionais, facilitadores e profissionais especializados em gestão, produção, tecnologia e design, proporão ideias e criarão modelos de negócios de sucesso para suprir necessidades e demandas do setor industrial.
Na sexta-feira vários participantes proporão suas ideais em público. As ideias mais votadas formarão startups, as quais trabalharão em grupos para desenvolver seu negócio. Isso envolverá construir a ideia, validar no marcado, prototipar e finalmente apresentar para os jurados.
Ao final do evento, os participantes apresentarão os negócios desenvolvidos ao longo desses dias a uma banca de jurados, que não somente premiará as melhores ideias, como por meio dos feedbacks proporcionará ainda mais aprendizados aos participantes.

Sobre essa edição

Nessa edição, o StartupWeekend acontecerá nada mais nada menos dentro de uma grande indústria, a maior encarroçadora de ônibus da América Latina, a Marcopolo. Sendo assim, os participantes respirarão a indústria! Um ambiente  agradável e descontraído está sendo criado para que as ideais fluam da maneira mais suave possível. Ahhh.... não se preocupe com alimentação. Tudo é provido para que você só se preocupe com a ideia desenvolvida pelo seu time.

O Startup Weekend foi criado em 2007, e no Brasil acontece desde 2010, tendo ocorrido em 75 cidades, totalizando 200 eventos, tendo contado com mais de 16000 participantes. Desde 2015, Caxias do Sul está sediando edições, sendo mais de 350 participantes impactados com a metodologia de inovação e empreendedorismo desenvolvida pelo Google for Entrepreneus, e que estão contribuindo com  ideias e negócios para o incremento da economia local e regional.

Aonde será realizado o evento?

O evento será realizado no CTM da Marcopolo, no bairro Ana Rech, em Caxias do Sul. A entrada é pela portaria que fica na BR.

Quando será realizado o evento?

Nos dias 31 de Agosto, 1 e 2 de Setembro. O credenciamento ocorre às 18:00 e abertura às 18:30. O encerramento, Domingo, ocorrerá às 20:00.

Só quem mora em Caxias do Sul poderá participar do evento? Quem poderá participar?

Não. O evento é aberto para todos os que tem cede de inovação, possuem uma ideia ou simplesmente querem ter uma experiência totalmente diferente na sua vida. Pessoas com mais de 18 anos de todas as culturas são muito bem-vindas! 

Qual ingresso eu devo comprar? Negócios, Desenvolvedor ou Designer?

  • Sabe mexer com a suite da Adobe (Photoshop, Ilustrator, etc) ou com Corel... sabe desenhar, editar vídeos ou é uma pessoa hiper criativa, o ingresso de DESIGNER é para você!
  • Se você sabe programar, conhece alguma linguagem de programação (desktop, web ou mobile) como HTML, Python, JavaScript, PHP, Ruby, C, C++, C#, COBOL (pasmei!), então compre o ingresso para DESENVOLVEDOR.
  • Se você se vê vendendo, negociando, cursa ou cursou algum curso na área das Administrações ou simplesmente tem vontade de abrir seu próprio negócio, o tipo de ingresso para você é o de NEGÓCIO

O que está incluso no valor do ingresso?

O Startup Weekend é um evento sem fins lucrativos e todo o valor é revertido inteiramente ao participante! Nesse valor estão inclusas as alimentações que serão servidas no decorrer de todo evento (Cafés, Almoço, Lanches). Você não precisa se preocupar! Além disso, você receberá diversos materiais de papelaria e uma camiseta linda da edição.

Devo levar alguma coisa nos dias do evento?

Energia! Mas além de energia, recomendamos que você leve seu notebook, tablet, smartphone e pendrive!

Devo levar alguma coisa nos dias do evento?

Energia! Mas além de energia, recomendamos que você leve seu notebook, tablet, smartphone e pendrive!

Termos do Contrato de Participação

É nosso dever fornecer uma rede incrível e uma ótima oportunidade de aprendizagem. Nossa intenção é que você conheça pessoas fantásticas com quem você possa realmente começar uma empresa, construir relacionamentos com os mentores, e aprender com seus colegas. O evento pretende ser um fórum de colaboração para compartilhar, aprender, construir e se divertir.

Como tal, registrando-se como um participante, você reconhece que todas as ideias compartilhadas por você ou qualquer outra pessoa ao longo do evento são contribuições para a experiência geral e da comunidade. Se você, como um participante está preocupado que alguém roube suas ideias, por favor, reconsidere a sua participação no evento em si, ou simplesmente abstenha-se de compartilhar detalhes sobre sua ideia.

Como um membro da sua comunidade startup, você concorda em atuar profissionalmente, tratar a todos com respeito, e tratar as instalações do evento com cuidado. Você concorda que é responsável por quaisquer acidentes ou danos que você causar. Você também concorda em não responsabilizar o Startup Weekend, sua equipe de voluntários local, ou qualquer um dos apoiadores do evento por qualquer perda, dano, lesão ou qualquer outro incidente imprevisível.



See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday August 31st


6:00 pm
Credenciamento
Credenciamento + coffee


6:30 pm
Kick off
É dada a largada!


7:30 pm
Pitches Start
Optionally line up to give your pitch


9:00 pm
Formação de times
Apresentação de ideias, formação de times e organização.


10:00 pm
Começa o trabalho
Os times começam a se reunir e iniciam os trabalhos.

Saturday September 1st


8:00 am
Café da manhã
Chegada, troca de ideais e café da manhã. Afinal, saco vazio não para em pé.


9:00 am
Apresentação dos mentores
Os mentores serão apresentados aos times.


9:30 am
Workshop validação
Workshop de validação de ideias


10:30 am
Rua!!!
Se move vivente! Vá para a rua e valide tua ideia.


12:30 pm
Almoço
Êba!!! Mais comida.


4:00 pm
Workshop MVP
MVP? O que é isso?


7:30 pm
Janta
Mas quanta comida!


11:00 pm
Encerramento do dia
O dia se encerra mas você pode trabalhar até a hora que o local permitir.

Sunday September 2nd


8:00 am
Café da manhã
Comer, comeer.... comer, comeer...


9:00 am
Workshop pitch
Pitch? - É de comer? - Não... não é de comer.... - É de passar?


11:00 am
Pré pitch
Apresente seu pitch para os mentores antes de apresentar para os jurados


12:00 pm
Almoço
Sua última refeição


4:00 pm
Entregue sua apresentação
Sua apresentação deverá ser enviada até esse horário


5:00 pm
Apresentações finais
Imperial march!


7:00 pm
Juízes e Premiações
Considerações finais e premiações


8:00 pm
Happy hour
Depois de tanta tensão, é só emoção!


Event Judges


Luciano Resner
Diretor de Engenharia

Executivo com 20 anos de experiência no mercado Automotivo, incluindo experiências nos EUA e Coréia do Sul. Vasta experiência internacional com os mercados Europeus, Asiáticos, Norte Americanos e Sul Americanos.


Thiago Matsumoto
Diretor de Inovação e Empreendedorismo do ITESCS

Engenheiro eletricista graduado pela FEI-SP com MBA de Gestão Empresarial pela FGV. Sócio fundador da empresa portuguesa Atlantic Hub, Co-Fouder da Lunctus Angel Startup Investing. Investidor no Bossa Nova Investimentos e Anjos do Brasil, Palestrante, Mentor e Investidor anjo atuando com startups em eventos nacionais e internacionais. Vice-presidente do ITESCS – Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul. Membro e integrante do Grupo de Trabalho de Seleção de Projetos da Anjos do Brasil, membro do conselho da incubadora Mondó da Universidade Metodista de SP. Diretor de Logística  Ong - AMDAF Projeto Olhos do Xingu.


Thiago Arrué Deiro
Diretor de Recursos Humanos

Thiago é bacharel em Economia pela UFRGS e possui MBA em Finanças Empresariais. Trabalhou na Gerdau no Relacionamento com Investidores e como Gerente Financeiro e Relacionamento com Investidores na Marcopolo entre 2008 e 2016. Desde então, é o Diretor de Recursos Humanos da Marcopolo S.A.


Coaches and Mentors


Alexandre Tessari
Executivo de Inovação Corporativa

Graduado em Administração de Empresas pela UCS, com extensão em Business Administration na Universidade de Macau - China. Pós graduando em Gestão de Negócios na USP, com cursos e treinamentos na área de inovação pela Singularity University (EUA), MIT (EUA), Innoscience, Aerolito, FIERGS IEL, e ITS–RJ. Como consultor, dedica-se à implementação de práticas que estimulem a cultura da inovação dentro das empresas, e ao estudo dos impactos das tendências futuras nas organizações. Atua também como facilitador de cursos e workshops destes temas. É vice coordenador da Microempa Jovem, vice coordenador do Acelera Serra, e mentor voluntário do programa Prosperar - Impulsione o seu negócio.


André Luis Matte
Coordenador de Fabricação da Marcopolo

 André Matté, mas conhecido e chamado pelo sobrenome (Matté), Casado, Pai de duas meninas, Formado em Automatização Industrial pela UCS, em Engenharia de Produção pela FSG, MBA em Gestão de pessoas pela Unisinos, e Pós MBA em Andamento em Gestão da Inovação pela Unisinos.  Na empresa desde 1995, comecei na Escola de formação Profissional, já passando por Engenharia de Processo, Logística, Coligadas, e Produção. Raciocinio, Foco e atuação prática em  processos, gestão da produção, e adoro trabalhar com Educação Comportamental e pessoas. Leituras sobre investimentos, tecnologias, e atualidade. Gosto de Interior, com Campo e Mata, flores e também de Cães (Adestramento). Adoro testar novidades nos processos produtivos, sistemas, veículos, e em casa.


Andrei Golfeto
Inovação Corporativa na ACE

Atua na área de inovação da ACE, maior aceleradora de startups da América Latina, ajudando grandes empresas como Gol, Braskem, BASF, BTG Pactual, Brasilprev, dentre outras, a inovarem como e com startups. Teve experiência de 6 anos no maior movimento de empreendedorismo universitário onde foi presidente da Brasil Júnior em 2017. Formado em Administração pela UNESP.


Camila Almeida Rosa
Sócia e Gestora de atendimento na Comerc Energia

    Gaúcha morando em São Paulo, Camila é graduada em Engenharia de Produção Mêcanica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com passagens por indústrias de Santa Catarina e também na Alemanha, hoje é sócia da Comerc Energia, empresa líder no segmento no Brasil e que tem investido em startups relacionadas com o setor de energia e tecnologia.


    Danilo Sciumbata
    CCO da OCA Brasil Coworking Hub

    Paulistano, casado, 35 anos. Engenheiro de computação com pós-graduação em administração pela FGV, MBE em qualidade Lean, especialização em inteligência de mercado e finanças pela Wharton School, estudante de economia.

    Profissional com experiência de 14 anos no setor de tecnologia, atuou em programas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil e participação em projetos internacionais com vivência nos Estados Unidos e Europa. 
    Experiência na criação e gestão de equipes multidisciplinares de até 30 pessoas, reestruturação de canais, gestão de território e criação de novos negócios. Apaixonado por inovação e pessoas, com foco na colaboração e desenvolvimento de comunidades empreendedoras.


    Diego Correia
    Senior Manager @ Porsche Consulting

    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), há mais de 10 anos Diego desafia empresas e pessoas a pensar estrategicamente e implementar soluções inteligentes. Atuou na BMW AG em Munique no desenvolvimento de carros conceito e novas tecnologias de sistemas de iluminação e também foi consultor de gestão na Falconi. Atualmente Senior Manager na Porsche Consulting, executou mais de 50 projetos nos setores de bens de consumo, aeroespacial e automotivo em temas de estratégia, excelência operacional, transformação digital (4.0) e experiência do cliente. Morou em 11 países e viajou para mais de 30, onde encontrou seus grandes hobbies: mergulho, snowboarding e corridas de longa distância.


    Fábio Makita Kiyan
    Tecnologia e Inovação das empresas RANDON

    Engenheiro Mecânico (USP), mestre em Egenharia de Produção (USP), Pós-graduado em Gestão de Negócios (FDC)
     
    17 anos de experiência com atuação em Inovação, P&D, Novos Negócios, Inteligência Tecnológica e Corporate Venture.

    Trabalhou na criação e operação do primeiro fundo de Venture Capital Corporativo do Brasil. 
    Montou o programa de conexão com startups da Embraer.
    Mentor de startups em diversos programas de empreendedorismo.


    Joneval Gomes
    Analista de Sistemas Aplicativos na Marcopolo S.A

    Analista de Negócios TI, apaixonado por tecnologia, estudando IA aplicada a mobilidade urbana ... eterno aprendiz. Professor universitário. Mestre em Administração (Sistemas de Informação), Especialista em Engenharia da Produção
    e Especialista em Tecnologia de Negócio para Internet.



    Marcus Deois
    Assessor Especial de Negócios - ABDI

    Marcus Deois, paulistano, casado, 33 anos, mora em Brasília há 5 anos, publicitário, trabalhou no Grupo Newcomm como atendimento publicitário. Nos últimos 5 anos trabalhou na Câmara dos Deputados, em Brasília, como Coordenador Nacional de Comunicação em um partido político e agora atua na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), como Assessor Especial da Presidência na área de Negócios.


    Rafaella Saba Bertotto
    Diretora da UpWorks espaços colaborativos

    Fundadora da Upworks Espaços Colaborativos, empreendedora. Apaixonada por empreendedorismo, está envolvida em diversos projetos com este foco em Caxias. Faz parte da constituição e Coordenação do Acelera Serra. Pós-graduada em Gestão de Empresas e Negócios Internacionais.


    Rochelle Silveira
    Co-founder Bela Pagamentos | Fintech

    Rochelle Silveira é co-fundadora da Bela, fintech que cria soluções de venda, pagamento e gestão para empresas do mercado de turismo e entretenimento. Desde jovem, apaixonada por inovação e auto-didata, aprendeu sobre negócios e desenvolvimento e, com 16 anos, começou a empreender. É uma Empreendedora Promessas Endeavor, a maior organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores 
    de alto impacto.


    Event Sponsors, and Partners

    The Startup Weekend Industry team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
    Learn how to become a sponsor here.


    Platinum

    Silver


    Organizing Team

    Techstars Startup Weekend Caxias do Sul is 100% led by volunteer community leaders.
    Learn how to get involved here

    • Everton
      Costa (Tom)
    • Fabiola
      Saretta
    • Gabriel
      Pistorello
    • Giovanni
      Frizzo
    • João
      Paviani
    • Milena
      Giacommeli
    • Neila
      Xavier
    • Priscila
      Catuzzo
    • Roberto
      Angonese
    • William
      Zimmermann
    • Rodrigo
      Biasuz
    • Rayssa
      Tayline
    • Bruna
      Muraro
    • Alex
      Rodolfo

    Facilitators


    Olavo Bevilaqua
    Customer Services

    Olavo Bevilaqua é Customer Services na Associação Brasileira de Startups, apoiando na estruturação de projetos de inovação corporativa junto a grandes empresas, além de participar na busca e seleção de startups a serem conectadas nos respectivos projetos. Atua como facilitador de Startup Weekend. apresentador e palestrantes em eventos e é também mentor do SP Stars, programas de apoio a startups realizado pela Prefeitura de São Paulo.


    Ian Romano
    DX @ Design Doing

    Formado em Design Gráfico e empreendedor por natureza. Participou do Startup Weekend Education Rio onde conheceu seus atuais sócios na empresa que foi pré-acelerada na NAVE da Estácio e que deu origem a Bunee.io, empresa investida pela Bossa Nova e selecionada para a 4ª Turma do SEED. Hoje é Diretor de Experiência do Design Doing, sales first. Participou do início do Cariocas, o ecossistema de Startups do Rio de Janeiro. Foi Main Organizer do Startup Weekend Olympics Rio, além de staff e mentor de outras edições.


    Event Blog

    See Full Blog


    We haven't written any posts yet. Stay tuned!


    ×