Startup Weekend Maker Itabira

    Friday, March 23 - 25, 2018


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Judges
  4. Coaches and Mentors
  5. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, Itabira, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend Maker Itabira

Friday, March 23 - 25, 2018



Friday, March 23 - 25, 2018
Event starts at 6:30 pm

Unifei - Campus Itabira
Rua Irmã Dona Ivone Drummond, 200, Distrito Industria II
Itabira, Minas Gerais 35903-087

Buy Tickets

Participe do primeiro grande evento maker do Iron Valley!

Faça já sua inscrição - http://bit.ly/swmakeritabira


O Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto com a missão de inspirar, educar e dar suporte a indivíduos, equipes e comunidades.

O evento é uma experiência única onde empreendedores e aspirantes a empreendedores, onde suas ideias são expostas. Durante os três dias do evento, os participantes expõem suas ideias, validam, constroem o modelo de negocio e desenvolvem um prototipo e realizam no final um apresentação para uma banca avaliadora.

A temática Maker tem por objetivo a construção de um hardware durante o fim de semana. Todas as startups que serão desenvolvidas deverão apresentar um protótipo, um MVP para avaliação técnica dos jurados.

O termo 'MAKER' vem da cultura "Do it yourself" (Faça você mesmo), que é um movimento que incentiva a criação de diversos produtos, como móveis, equipamentos eletrônicos, brinquedos, cremes para cabelo, etc. De forma geral, o termo refere-se a qualquer coisa projetada, modificada ou fabricada pela própria pessoa, sem a ajuda de profissionais. É o "fazer com as próprias mãos".

E para desenvolver esta cultura já existente em Itabira e região, estamos organizando este Startup Weekend para ser a fogueira da chama maker!


Todos são bem-vindos! O evento começa com a apresentação de ideias para novas startups. Depois disso, times são formados entorno das ideias mais votadas pelos participantes. A partir de então, começa a corrida para a criação de startups e seus produtos minimamente viáveis em apenas 54 horas.

Quer fazer sua inscrição? Acesse:http://bit.ly/swmakeritabira

Curta a nossa página do Facebook e fique por dentro dos detalhes do evento. Acesse: http://bit.ly/switabiramaker

See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday March 23rd


6:30 pm
Registration
Arrive at the venue and get checked in


7:00 pm
Dinner & Networking
Eat food, share ideas, practice pitches, get to know fellow participants


7:20 pm
Welcome & Speakers
Review agenda for the weekend and introduce speakers, coaches, and community leaders


7:30 pm
Pitches Start
Optionally line up to give your pitch


9:00 pm
Voting
Attendees vote for the top pitches


9:15 pm
Form Teams
Teams start forming and discussing ideas


10:00 pm
Begin Work
Start to formalize teams and take an inventory of skills. Be honest, and direct about what resources and skills are needed for the weekend. You may stay and work as late as the venue will allow

Saturday March 24th


9:00 am
Breakfast
Arrive, simple breakfast & coffee


9:30 am
Begin Work
Teams formed and setting up workspace for the weekend


12:00 pm
Lunch


1:00 pm
Check-In
After-lunch check-in, status reports, call for help


2:00 pm
Coach Meetings
Coaches help teams one-on-one. They are here to help!


6:30 pm
Dinner


7:30 pm
Check-In
After-dinner check-in, status reports, call for help


10:00 pm
Wrap-Up
Finished for the day. You may stay and work as late as the venue will allow

Sunday March 25th


9:00 am
Breakfast
Arrive, simple breakfast & coffee


10:00 am
Check-In
Coaches arrive. Final opportunity to ask questions


12:00 pm
Lunch


12:30 pm
Coach Meetings
Coaches arrive… ASK QUESTIONS


3:00 pm
Presentation Prep & Tech Check
Final hours of worktime should be focused on perfecting your presentation, tech-check for final presentations also takes place


4:00 pm
Dinner


5:00 pm
Final Presentations


7:30 pm
Judging & Awards


8:30 pm
Wrap-Up


9:00 pm
Go Home!


Event Judges


Ricardo Pires
Sócio Fundador do Cliente VIP

Empreendedor nato. Conhecido pelos seus empreendimentos no setor hoteleiro e de serviços. Ricardo também é fundador do Cliente VIP, programa de fidelidade que já atende mais de 400 postos em todo país. Com visão aguçada sempre busca novos empreendimentos e ideais de grande potencial.


Juliana Caminha Noronha
Professora de empreendedorismo e marketing na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

É professora de empreendedorismo e marketing na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atual diretora de Empreendedorismo na Universidade Federal de Itajubá e coordenadora do LAB001 - um programa de pré aceleração de startups de hardware e hard sciences. Graduada em Marketing (ESPM) e Administração de Empresas (UNIFEI). Mestre em Desenvolvimento de Produto e Inovação (UNIFEI). Possui formação em Trendhunting pela University of Arts London e habilitação em Educação Empreendedora pela Babson School. Apaixonada por tecnologia, startups e projetos empreendedores. Organizou Weekends, Hackathons Maker e TEDx. Super acredita em hackathons e eventos mão na massa como mobilizadores de ecosssistemas empreendedores. <3


Coaches and Mentors


Alysson Felipe Amaral
Analista do Laboratório Aberto SENAI MG


Analista do Laboratório Aberto SENAI MG .Gestão de projetos, realização de eventos e atividades de fomento à cultura maker ( Tenda maker/ Inova Minas, FINIT), desenvolvimento de parcerias e captação de clientes e recursos. Desenvolvimento de ações , atividades e parcerias de fomento ao empreendedorismo social.
Apoio na a elaboração de projetos e submissão de editais pela indústria, na divulgação de projetos ligados á cultura da inovação na indústria, na captação de empresas participantes.

Parecerista do Edital de fomento à cultura federal, via Lei Rounet, na área de artes cênicas, via FUNARTE.

Consultoria, pesquisa e assessoria no campo das políticas culturais; planejamento e gestão de atividades culturais e da economia criativa, do empreendedorismo e terceiro setor.Oferta de cursos para formação e capacitação profissional no setor. Publicação e pesquisa na área cultural com especilaidade em políticas cinematográficas latino-americana e políticas públicas.

Formação: Relações Internacionais (PUC-MG) , Mestre me Sociologia da Cultura e analise cultural (IDAES/USAM- Argentina)



Gustavo Lamounier
UX / UI designer

Gus Lamounier, apaixonado por design, cultura e novas tecnologias. Sou
designer de interação focado em experiências digitais. Possuo 10 anos de experiência no mercado digital, atualmente estou morando em Belo Horizonte, colaborando com o time incrível da CI&T, ensinando prototipagem no IGTI e liderando o capítulo do IxDA mais legal do mundo ;) também sou pós-graduado em Design de Interação pela PUC-MG.


Camilo Lelis
Técnico de laboratório na área eletroeletrônica pela Unifei

Camilo Lelis atua como técnico de laboratório na área eletroeletrônica pela Universidade Federal de Itajubá desde 2014, onde também se formou Engenheiro de Controle e Automação em 2016. Atualmente está fazendo mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais - Área Eletrônica de Potência. Possuí formação de Técnico em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG. Foi funcionário da empresa Rocket-Tec Sistemas Eletrônicos onde prestou serviços para grandes empresas como, Fiat, Vale, Vallourec e Cemig. E também é membro da equipe de Robótica Drumonsters, auxiliando na parte eletrônica dos projetos, onde se obteve bons resultados sendo Bicampeão Latino americano de robótica pela categoria IEEE Very Small Size Soccer nos anos 2014 e 2015.



Thiago Lemos
Analista de projetos mecânicos

Atua com processos de usinagem, análise e melhoria de projetos mecânicos junto às startups, empresas de base tecnológica e inventores no Laboratório Aberto-Senai localizado no Centro de Inovação e Tecnologia (Campos CETEC) Senai Fiemg em Belo Horizonte



Marcos David
Diretor Executivo na empresa Dágora

Empreendedor, apaixonado por novas tecnologias e inovações disruptivas. É co-fundador e Diretor Executivo da Startup Dágora,  de Social Learning incubada no Inatel em Santa Rita do Sapucaí e acelerada no programa de startups do Governo de Minas SEED e também no Fiemg Lab. É também co-fundador do Hack Town, um  festival de diversidades que une pessoas interessadas em tecnologia, arte, música, inovação e tecnologia.



Carlos Ribeiro
Sócio Fundador da FAZ & Maker

Empreendedor serial e curioso por natureza,esteve atuante em todas as revoluções da tecnologia recente desde a introdução dos PCs. Com 35 ano de carreira - 15 anos de experiência em informática e 20 anos em telecomunicações - participou do nascimento da Internet no Brasil. Agora aposta na fabricação digital como nova fronteira da tecnologia e do desenvolvimento humano.


Paulo Alvarenga
Professor UNIFEI

Professor da UNIFEI Itabira, MTAC - Contribuidor técnico da cultura Microsoft e coach da maratona de programação. Desenvolve pesquisa nas áreas de: banco de dados, arquitetura de computadores, compiladores embarcados e bibliotecas digitais. Pai do Miguel, barista e um extensionista por vocação!


Silêncio Moraes
Analista de Midias Sociais

Marcos Paulo de Moraes Magalhães (nome bonito, não?!),  mais conhecido como Silêncio Moraes. Formado em Comunicação Social, especializado em Marketing & Comunicação de Mídias Digitais pela PUC Minas.Tem experiência em diversas áreas da comunicação, como criação, atendimento e planejamento. Depois de muito tempo como Jedi de agência, migrou para o Lado Sombrio da Força, se tornando cliente. Em Marketing atuou em três empresas de Tecnologia no Vale da Eletrônica.
Com personalidade curiosa e proativa, sempre se envolveu em muitos projetos e desafios, entre eles o SocialPlus do #SocialGroup, até que em 2015 resolveu tirar do papel seu sonho de tornar o Marketing algo mais próximo das pessoas, idealizando o inspira! Marketing. Também colabora com o EZtratégia, pois acredita que o coletivo pode fazer a diferença, sempre!
Acredita que todo mundo precisa de um lifeHACKstyle nos dias de hoje. É um Skate&Bike Lover assumido! Gosta de Planejamento Estratégico e soluções criativas, não apenas para trabalhos, mas pra vida. Tudo pode ser evoluído, melhorado e adaptado as necessidades atuais. Ama a a Internet e atualmente trabalha na KingHost, mas não sabe o que fará amanhã...


Brunno Oliveira
Conecta Mobi CEO

Formado em Sistemas de Informação, pós-graduando em Marketing Digital, entusiasta do empreendedorismo, apaixonado por tecnologia, marketing digital, Jiu-Jitsu e culturas Geek. Atua hoje principalmente a frente de uma agência de publicidade especializada em estratégias digitais e startups de base tecnológica. Já marcou presença, participando de programas de aceleração de Startups como INOVATIVA BRASIL e ACE.



Carolina de Souza Marini dos Santos
Fab Lab Manager do ISVOR

CAROL MARINI é a Fab Lab Manager do ISVOR. Designer gráfica de formação, se envolveu no movimento maker em 2015 já tendo passado pelo desafio de construir impressoras 3D com amigos e ser a 1ª coordenadora mulher e mineira da Rede Fab Lab Brasil. Vem participando de eventos de inovação, cultura maker e tecnologia levando essa bandeira de Pensamento Maker, Mundo Digital e Co-colaboração pelo Brasil e pelo mundo!



Katarine Inis Soares Santos
.

.


Denis Henrique
Clube Petro

Graduado em Ciência da Computação pela UCPel (Universidade Católica de Pelotas), desenvolvedor de sistemas desde 1999, onde comecei a carreira em uma indústria de equipamentos eletrônicos, desenvolvendo aplicações para gerenciamento de automações. Hoje gerenciando o departamento de desenvolvimento da ClubPetro, empresa local que fornece soluções em fidelização para o segmento de postos de combustíveis, com foco nas áreas de automação e desenvolvimento Android.


José Don Carlos dos Santos
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabira

Atual Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo de Itabira.


Organizing Team

Techstars Startup Weekend Itabira is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Victor
    Gontijo
  • Débora
    de Figueiredo
  • João
    Abreu
  • Guilherme
    Siqueira
  • Denise
    Alvarenga

Facilitators


Gabriella Sant'Anna
Entrepreneur Evangelist

Coordenadora de Projetos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais. Evangelista do Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Itajubá. Associada da 4LAB - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Internet das Coisas. Facilitadora da TechStars Brasil para os programas do Startup Weekend. Desenvolve desde 2013 hackathons/workshops de software, hardware e maratonas de negócios. Foi responsável por trazer o primeiro Startup Weekend Maker da América do Sul para o Brasil.  Co-Criadora do Maker Hacklab, uma maratona de negócios em Internet das Coisas e do LAB001, programa de pré-aceleração de projetos de hardware e hard-sciences da UNIFEI. Tech-Girl, entusiasta do movimento maker, de tecnlogias de alto impacto e do ecossistema empreendedor no Sul de Minas. Acredita em formar comportamento empreendedor nas pessoas para isso criou o Ninja Startup Job, um programa de estágio de férias em startups para alunos da graduação. 


Event Blog

See Full Blog


We haven't written any posts yet. Stay tuned!


×