Startup Weekend Comunidades Porto Alegre

    Friday, September 16 - 18, 2016


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Speakers
  4. Judges
  5. Coaches and Mentors
  6. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, Porto Alegre, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend Comunidades Porto Alegre

Friday, September 16 - 18, 2016



Friday, September 16 - 18, 2016
Event starts at 6:00 pm

Centro Social Marista de Porto Alegre
Estrada Antônio Severino, 1493
Porto Alegre, Rio Grande do Sul 91250330

Buy Tickets

Um final de semana para promover o empreendedorismo social contando com trabalho colaborativo para gerar soluções e negócios.

Learn, Network, Startup. A capital do Rio Grande do Sul receberá, pela primeira vez, a Startup Weekend Comunidades – Porto Alegre, metodologia que permite aos participantes desenvolver soluções, empreender, montar negócios e criar novas tecnologias, tudo de forma coletiva. O foco desta edição é o desenvolvimento social do bairro Mario Quintana, região com um dos menores índices de desenvolvimento humano da cidade. A maratona de empreendedorismo e negócios ocorrerá nos dias 16, 17 e 18/9, no Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) – localizado no coração do bairro. O evento é organizado por voluntários com o apoio do Cesmar, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) e da Nano BizTools. Serão 54 horas de aprendizado e trabalho em equipe para tirar projetos do papel e colocá-los em prática. A Startup Weekend Comunidades quer empoderar as pessoas para que sejam e sintam-se capacitadas a melhorar a vida de sua região.

Related Events

Setup for Success Before/After Startup Weekend



See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday September 16th


6:00 pm
Credenciamento
Chegada e credenciamento


7:00 pm
Boas Vindas
Trocar ideias e conhecer os demais participantes. Revisão da agenda do evento e apresentação dos palestrantes, mentores e apoiadores.


7:30 pm
Pitch
Pitch e apresentação de ideias


9:00 pm
Votação
Votação e escolha das ideias


9:15 pm
Formação de Times
Escolha de times e ideias


10:00 pm
Inicio dos Trabalhos
Fechamento do Time. Conhecendo sua equipe. Seja honesto e direto sobre quais recursos e habilidades você dispõe para agregar nesse fim de semana

Saturday September 17th


8:30 am
Breakfast
Chegada e um cafezinho animador!


9:30 am
Começou!
Com os times formados agora é hora de fazer acontecer e bom final de semana.


11:00 am
Mentoria
Ajustes e alinhamento com mentores


12:00 pm
Almoço


2:00 pm
Trabalhos
É hora de voltar aos trabalhos. Há muito a ser feito no seu time com apoio dos mentores.


7:30 pm
Dinner


8:30 pm
Check-In
Chamada pós jantar, atualização das demandas e se precisar chamar ajuda.


10:00 pm
Fim do dia
Terminou o dia, mas se ainda tiver energia e inspiração vamos seguir!

Sunday September 18th


8:30 am
Breakfast
Chegada, café e vamos em frente!


10:00 am
Check-In
Voltamos às atividades. Retorno dos mentores. Perguntem e interajam: a hora é essa.


12:00 pm
Almoço


12:30 pm
Mentoria
Mentores estão aí, faça perguntas! Absorva tudo que puder de conhecimento desses empreendedores!


3:30 pm
Pré Banca e Ajustes
Últimas horas de trabalho, ajustes, mentoria e preparação para a banca. Rumo a reta final!


4:00 pm
Apresentações Finais


5:00 pm
Banca



Speakers


Cristiano Bronzatto

Cristiano é o criador da marca de sapatos Louloux. Antes de começar o seu próprio negócio, atuava na companhia de exportação The Sample Room, onde desenvolvia coleções para grandes marcas. Também já fez colaborações para grifes como Carmim, Cavalera, Opera Rock, entre outras. Em 2007 e 2008, foi convidado da Apex Brasil para representar o estilo da nova moda brasileira em Tóquio. Em 2008, foi apontado pela Camera Nazionale della Moda Italiana como um dos sete novos talentos no design de sapatos. Em 2011, foi indicado pela ANCI (Associazione Nazionale Calzaturifici Italiani) como upcoming designer. Participou como convidado de feiras em Milão, Pitti Uomo, em Florença e a Première Classe Paris.
Foi professor convidado no curso de Economia Criativa na Escola São Paulo em 2014. Hoje, além de “Head Designer” na Louloux, atua no mundo acadêmico e empresarial ministrando palestras sobre superação de obstáculos, criatividade e inovação no desenvolvimento de produto.


Elaine Deboni

Empresária, ativista, palestrante. Como uma empresária do luxo, transformou o camelódromo de Porto Alegre (RS) no Pop Center, um shopping de compras popular que recebe 1,5 milhão de clientes ao mês, com ticket médio de R$185, nota 8,5 de satisfação dos clientes e resultados de até 300% de rendimento aos lojistas? Conheça a história de Elaine Deboni, 58 anos, 25 deles dedicados ao comércio de luxo em Erechim e Passo Fundo (RS). Formada em Administração de Empresas com especialização em Imagem, pelo Instituto Marangoni em Londres, atualmente é Diretora do Pop Center, Porto Alegre, um case na área de inclusão social e negócios.


Claudio Vó

Aprendi o voluntariado com meus pais em minha infância, na Vila Bom Jesus, em Porto Alegre. Fui uma criança que gostava de ajudar as pessoas. Aos 13 anos, minha família se mudou para a Vila Safira, um lugar onde faltava tudo (esgoto, iluminação publica, praças, coleta de lixo...). Aos 16 anos, comecei a participar da associação de moradores, mas não gostei do modelo de os dirigentes quererem primeiro "pensar no umbigo" para depois pensarem em conquistas sociais. Aos 26 anos, saí pelo Brasil e fui morar na periferia de Belo Horizonte, Gama (Brasília) e São Luis do Maranhão, além de conhecer as periferias de São Paulo e Rio de Janeiro. Acabei descobrindo que as periferias tinham os mesmos problemas onde eu morava. Então, voltei disposto a "fazer diferente" e em todo este tempo conquistamos asfaltamento de nossa rua, transformamos um lixão em praça, resgatamos a história de bondade da Vó Chica, moradora muito bondosa que viveu 107 anos. Não somos uma ONG, somos uma atitude. Em outubro de 2015, recebi o título de Cidadão Emérito de Porto alegre e, em julho de 2016, recebi indicações e fui um dos condutores da Tocha Olímpica Rio 2016. Viva o empreendedorismo social!


Tito Gusmão
CEO do OiWarren

Tito Gusmão tem 15 anos de experiência no mercado financeiro no Brasil e EUA. Durante 8 anos foi sócio da XP Investimentos, ajudando a empresa a se tornar a maior corretora do país. Foi analista chefe, diretor da mesa de derivativos e ministrou mais de 500 cursos e palestras sobre investimentos. Em 2015 fundou em NY o Warren, uma plataforma de investimentos com uma proposta simples e divertida e trouxe ela para o Brasil em 2016.


Mario Pereira

É designer, com escritório a 18 anos atuando em desenvolvimento de produto para exportação para USA, Europa e América Latina. Formado em Sociologia. Coordenador do Instituto Villaget há 12 anos; administra a marca VILLAGET, e atua nos conceitos: Eco-design, economia solidária, comércio justo, fairtrade . Atua como Empreendedor Social, incentivando a expansão do consumo consciente e solidário nas relações de Negócios Sociais. Papai da princesinha Hadassa (7 anos) e um louco Sonhador ! #lávemosSonhadores

Event Judges


André Gusmão

CTO do Warren https://oiwarren.com . É um dos maiores especialistas do Brasil em desenvolvimento de ferramentas e algoritmos de execução em bolsa. Foi sócio da XP Investimentos e responsável pelas plataformas de negociação. Trabalha com Desenvolvimento de portfólios eficientes com algoritmos através de análise de dados de mercado, indicadores e cotações. Tem mais de 15 anos de experiência.



Flavia Alves

É entusiasta da educação disruptiva e luta por um mundo com mais diálogo e afeto. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em História pela Universidade de São Paulo (USP), com intercâmbio na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), em Paris (França), onde cursou disciplinas do mestrado em História Contemporânea. Atua como coordenadora de projetos da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS).


Eduardo Peres

Empreendedor, professor e consultor em projetos de TI, área em que atua desde 1984. Desde então tem aprendido que os processos e ferramentas são importantes, mas o que faz a diferença são as pessoas. Sua motivação é trabalhar com equipes inovadoras, comprometidas e bem-humoradas, ajudando-as a crescer e alcançar resultados. Desde 2008 tem atuado na disseminação dos métodos ágeis de desenvolvimento de software, apresentando treinamentos e palestras em empresas e conferências. Graduado (1988) e Mestre (1990) em Ciências da Computação pela UFRGS, é sócio da DBServer, empresa de desenvolvimento de software que ajudou a fundar em 1993, e professor na Faculdade de Informática da PUCRS.


Coaches and Mentors


Leo Prestes

Leo Prestes é publicitário e roteirista. Formado em publicidade pela UFRGS, foi redator em agências como Fischer América/Dez e Escala, além de sócio e diretor de criação da W3haus, maior agência digital independente do Brasil. Foi co-criador e professor de cursos de comunicação digital na escola Perestroika. Cursou roteiro pela New York Film Academy e fez parte do Balalaika, primeiro grupo de comédia stand up do Rio Grande do Sul. Autor de diversos projetos de humor na internet.


Rodrigo Noll
ViagemMania

Fundador e CEO do Ecommerce ViagemMania.Com.Br especializado em "Turismo de Escapadas" e viagens curtas (vendido em 2013) e do site de conteúdo para hotéis SeleçãoDeHotéis.com.br. Tem especialização em Empreendedorismo na BABSON College em Boston, considerada a melhor universidade da área nos EUA. Graduado em Administração de Empresas pela ESPM Sul. Mentor em diversas aceleradoras, startups e eventos e organizador de eventos de empreendedorismo como o StartUpWeekend. Professor e Consultor de Marketing Digital. Possui experiência de 8 anos com vendas B2B e B2C, Marketing, Marketing Digital, e Operações. 


Rafa Ribeiro

Acredito que somos capazes de projetar novas possibilidades de mundo e venho buscando a cada dia descobrir e trabalhar naquilo que eu quero construir. Sou entusiasta da inovação social, do design, do trabalho coletivo, da arte e do suor como meios para construir esse mundo. Atualmente trabalho no laboratório de inovação social da Mercur, em Santa Cruz do Sul (RS). Além disso, me compõe também alguns nomes e instituições: sou membro da comunidade internacional de práticas de conversa Art of Hosting; finalista do prêmio Jovem Amigo da Criança da Abrinq em 2013, com o projeto Tamo Junto; mestre em design estratégico pela Unisinos e administrador de empresas pela UCS.


Gustavo Moreira

Economista com pós graduação em Finanças Empresariais (FGV-RS). Gerente de Projetos de Inovação no SEBRAE – RS, onde atua desde 2009 na gestão técnica e financeira de projetos junto a empresas de micro e pequeno porte dos mais distintos setores econômicos, além de incubadoras e Parques Tecnológicos.


Iédem Storch

Entusiasta e sonhadora. Acredita que toda a ação constrói o mundo e se coloca em movimento para que suas ações construam um mundo melhor. Foi integrante do Guerreira Sem Armas 2015, uma formação internacional e vivencial em liderança e empreendedorismo social que atua no empoderamento de comunidades através da materialização de sonhos coletivos. Hoje direciona sua energia atuando no Laboratório de Inovação Social Mercur em processos e projetos colaborativos.


Lucas Roldan

Lucas Bonacina Roldan é um entusiasta no desenvolvimento de novos negócios com alto impacto social. Atualmente é professor da Escola de Negócios da PUCRS de disciplinas vinculadas aos temas empreendedorismo e inovação e coordenador de Gestão da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento. Doutorando em Administração de Empresas (PUCRS/UCS), com linha de pesquisa em Gestão da Inovação, Competitividade e Mercado. Mestre em Administração de Empresas (PUCRS). Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Empreendedorismo e Sucessão (PUCRS). Foi Gestor de Negócios da Rede de Lavanderias Chuá e da SocialTec (uma empresa de assessoria e consultoria tecnológica incubada na Incubadora Raiar da PUCRS). Possui experiência no desenvolvimento de novos negócios e trabalha com pesquisas nos seguintes temas: empreendedorismo, inovação, ecossistemas de inovação, parcerias estratégicas, relações interorganizacionais, planejamento estratégico e indicadores de desempenho.


Naira Libermann

outoranda em Ciências da Educação UTAD Portugal, Mestre em Administração pela Universidades Federal do Rio Grande do Sul (2001).Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), graduação em Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988) . Foi Diretora Executiva do SEBRAE/RS, atualmente é Coordenadora do IDEAR Centro de  Empreendedorismo  da PUCRS   integrante da pró-reitoria acdêmica  é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul é  Diretora da CRIARE Consultoria Empresarial . Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: pequenas empresas, empreendedorismo, Gestão Empresarial e Redes de Empresas e Gestão da Inovação.



Rodrigo Grundig

CDO do Warren  https://oiwarren.com . UXDesigner com 8 anos de experiência. Trabalhou na XP Investimentos, Infomoney, HUGE em NY (uma das 10 maiores agências dos EUA). Fez trabalhos para o Google e Motorola. Tem experiência em User Experience, IHC, Design Centrado no Usuário e Comunicação.


Felipe Assis

Publicitário com 9 anos de experiência em agências de comunicação full service, tendo trabalhado com empresas de grande porte e de diversos segmentos, como Lojas Renner, Vivo, Gerdau, Umbro, Fila, Italínea, Casa Cor RS e Iguatemi Caxias. Desenvolveu uma visão 360o de gestão de marca, uma vez que atuou ao lado de diversas áreas, como marketing, comercial, recursos humanos, gestão de clima e cultura, trade, engenharia e segurança. Se formou em Publicidade e Marketing na ESPM/RS e no Instituto de Design e Marketing (IADE – Lisboa/Portugal) e, em 2015, concluiu MBA em Gestão Empresarial na Unisinos. Atualmente é Coordenador de Marketing e Novos Negócios na Paim Comunicação. 



Kenya Couto

Publicitária e jornalista. Na direçāo da Escala nos últimos 20 anos como pesquisadora, planejadora e da Unidade Institucional. Pioneirismo: desenvolvimento de projetos de Brand Content, Branding e parcerias negociais há mais de uma década. Cases no mercado imobiliário. Projetos institucionais com distinçāo nacional no segmento da Educaçāo e Saúde.  Cases de mobilizaçāo pública.  Prêmio Mercado Global, categoria Pesquisa, em estudo de Indicadores Sócio Econômicos.  Concepçāo do Primeiro Índice de Bem-Estar brasileiro.  Idealizadora do Estudo Teens do Mercosul citado em livros e estudado na Academia com palestra no exterior.  Reconhecimento da cidade de Pelotas com o Troféu Sentinela Gaúcho pelo projeto de cocriaçāo para áreas públicas.  Grande experiência com entidades e poder público. 


Roberto Fonseca

Publicitário por formação, UX/UI Designer por paixão. Durante 10 anos desenvolveu projetos digitais para marcas dentro de agências como DCS, AG2, QG, Escala e Tribo. Nos últimos 06 anos fundou a Trinca, empresa especializada no desenvolvimento de produtos e negócios digitais, entregando soluções para o Brasil, EUA, UK, Canadá. Acredita no design como catalisador da inovação e na tecnologia como elemento-chave na reinvenção de mercados.


Organizing Team

Techstars Startup Weekend Porto Alegre is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Carlos
    Idiart
  • Marta
    Dueñas

Facilitators


Victoria Mutran

Engenheira de Produção e apaixonada por empreendedorismo e educação. 

Event Staff


Anelise Adam

Empreendedora de ideias. Entusiasta da vida. Tem interesse por economias fora da caixa -Colaborativa, Criativa, Solidária e Negócios Sociais. À frente da Incubadora de Empreendimentos Solidários da PUCRS, desde 2012. Pós-graduação em Gestão Pública e Sociedade. Amante da Filosofia, Rock e Cinema.


Ricardo Leistner

Coordenador de Projetos do Polo Marista de Formação Tecnológica, atuando no desenvolvimento de projetos, na captação de recursos e no relacionamento com parceiros.Experiência em atividades vivenciais ao ar livre, palestras e treinamentos motivacionais, aplicação e desenvolvimento de jogos empresariais e também em organização e coordenação de eventos. Incentivador do empreendedorismo social como um caminho viável de desenvolvimento das periferias.



Rogerio Gonzales

Contador e empreendedor, teve 10 anos de experiência como empreendedor na indústria de reciclagem de plásticos, o que lhe trouxe intensa vivência em formar e manter equipes de alto desempenho. Em 2009, fez uma mudança de rota em sua vida que iniciou com uma imersão na Team Academy finlandesa, aprofundou-se em gestão e desenvolvimento de empreendedorismo em equipe. Baseado na sua certeza de que quando alinhamos propósito e valores a um grupo, este pode realizar coisas extraordinárias, dedica-se a aprender e aplicar métodos e ferramentas participativas que facilitem a auto-gestão e o desenvolvimento de equipes de forma objetiva e eficaz.


Amaralina Xavier

Formada em Comunicação Social pela UFRGS, se envolveu desde cedo com questões humanistas, aprofundando sua curiosidade pelo coletivo ao estudar semiótica cultural e antropologia na Universidad Autonoma de Madrid e ao trabalhar com pesquisa etnográfica em  algumas agências do RS.
É co-fundadora do coletivo Porto Alegre Como Vamos, que se propunha a facilitar discussões e encontros para educação política e cidadania. Hoje estuda na University for Peace, da ONU, questões como uso das tecnologias para promover a paz e educação para direitos Humanos.

 Com especialização em Planejamento de Comunicação Estratégica pela PUCRS, dedicou os últimos 4 anos a construir comunicações de impacto para projetos sociais na Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, onde hoje, além da área de comunicação, também gerencia o maior projeto da instituição Logus - A Saga do conhecimento, um misto de metodologia educacional contemporânea, exercício de linguagem e gamificação. É profissional internacionalmente certificada pelo Pm4NGOs para gerenciar projetos da área de desenvolvimento , formada em ballet clássico e cantora de chuveiro.


Silvia Medeiros

Jornalista formada pela UFSM, natural de Santa Maria, com experiência em redação de jornal (Diário de Santa Maria, do Grupo RBS) e assessoria de comunicação e marketing (Rede Marista). Especialista em Cultura Digital e Redes Sociais (Unisinos) e pós-graduanda em Comunicação Corporativa (ESPM). Fez intercâmbio profissional na Índia e intercâmbio social na República dos Camarões. Sempre disposta a desenvolver habilidades profissionais e pessoais, buscando experiências únicas para fazer a diferença no mundo e transformá-lo em um lugar melhor para viver.


Marcia Broc

As palavras comovem, os exemplos arrastam. Assim entendo meu papel no
trabalho de educação e inclusão
social. Pedagoga e especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento
Sustentável, atuo como coordenadora do
Polo Marista de Formação Tecnológica -
Cesmar. 


Thalen Ruggeri

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apaixonado por processos, arte e tecnologia, desenvolve projetos nas áreas de empreendedorismo, inovação e Cultura. 


Event Blog

See Full Blog


We haven't written any posts yet. Stay tuned!


×