Startup Weekend Recife Smart Cities

    Friday, June 9 - 11, 2017


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Coaches and Mentors
  4. Sponsors
  5. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Startup Weekend, Recife, and other local events through Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend Recife Smart Cities

Friday, June 9 - 11, 2017



Friday, June 9 - 11, 2017
Event starts at 6:00 pm

ABA - Global Education
Av. Rosa e Silva, 1510
Recife, PE

Buy Tickets

Startup Weekend Recife Smart Cities

Venha participar do Startup Weekend Recife Smart Cities e atuar no desenvolvimento de aplicações inteligentes para as cidades e agregar valor ao ecossistema empreendedor da cidade do Recife. Venha fazer parte do maior evento de Startups do Mundo.

O Startup Weekend é um movimento desenhado por uma rede global de empreendedores que vem para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidade na trajetória de lançamento de startups. Você sabe o que é uma Startup? Segundo Steve Blank, é "uma organização temporária, projetada para criar um modelo de negócio repetível e escalável". Promover e ensinar o empreendedorismo nas comunidades locais é a missão. Serão 54h de muita ação, os participantes são encorajados e auxiliados à desenvolver ideias, validar, construir um modelo de negócio e criar um protótipo para criação de sua startup.

O evento é feito para você, desenvolvedor, design, administrador, arquiteto,  engenheiro, estudante, curioso, empreendedor!

Nesta edição vamos assumir a temática de Smart Cities, nesta vertical temos o objetivo de abordar soluções para cidades inteligentes que evoluem na direção de uma forte integração de todas dimensões da inteligência: humana, coletiva e artificial, disponíveis em uma cidade, através de soluções de:
Smart Mobility, Smart Home, Smart Building, Smart Energy, Smart Retail, Smart Working, Smart Society, Smart Care, Big Data, Internet of Things e muito mais!

Em Recife será a primeira vez que acontece uma edição voltada para soluções para cidades inteligentes que evoluem na direção de uma forte integração de todas dimensões da inteligência: humana, coletiva e artificial, disponíveis em uma cidade.

O Startup Weekend Smart Cities lhe proporcionará uma oportunidade única de transformar suas ideias em Startups durante 54 horas, voltadas a viabilização de produtos e serviços que visam solucionar os problemas que as cidades vem enfrentando.
Trazer soluções para uma cidade mais inteligente, inovadora e integrada é essencial para promover o desenvolvimento sustentável, econômico e a melhoria da qualidade de vida.

See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday June 9th


6:00 pm
Credenciamento / Coffee Break
Apresentar-se a mesa de credenciamento para fazer check-in e depois servi-se no Coffee Break.


7:00 pm
Abertura Oficial
Abertura do evento com apresentação do formato do evento e Mini-palestra


8:00 pm
Início dos Pitchs
Qualquer participante poderá apresentar uma ideia de negócio, essas ideias serão votadas e as que obtiverem mais votos serão trabalhadas no fim de semana.


9:00 pm
Formação dos Times
Aproveitem e conheçam os outros participantes!


9:30 pm
Instruções para os próximos passos.
Informações sobre o que ocorrerá no Sábado e Domingo. Dúvidas? Essa é a hora!


10:00 pm
Fim do dia
Equipes podem continuar trabalhando no local do evento

Saturday June 10th


8:00 am
Café da manhã
Momento pra chegar, tomar café, começar a reunir a equipe.


9:00 am
Mentorias. Aproveite!
Os mentores vão começar a circular entre os grupos para orientar, tirar dúvidas.


12:00 pm
Hora do almoço
O almoço será servido no local do evento.


1:00 pm
Volta aos trabalhos - Mentorias!
De volta aos trabalhos, os mentores estão à disposição.


2:00 pm
Metade do Weekend! Ponto de check-in
Hora das instruções para os próximo passos!


6:20 pm
Palestra de Pitch
Momento onde serão repassadas as técnicas para uma boa apresentação.


7:00 pm
Jantar
Pausa para descansar, sorrir e tomar um cafezinho.


8:00 pm
As equipes voltam ao trabalho.
Fim do dia! As equipes poderão continuar trabalhando no local.

Sunday June 11th


8:00 am
Café da manhã
Momento pra chegar, tomar café, começar a reunir a equipe.


9:00 am
Mentorias. Aproveite!
Os mentores vão começar a circular entre os grupos para orientar e tirar dúvidas,


10:00 am
Treinamento de Pitch
Apresentação para banca de mentores.


12:00 pm
Almoço
O almoço será servido no local do evento.


1:00 pm
Mentorias!
Os mentores estarão disponíveis para se fazer os últimos ajustes antes da apresentação final.


5:00 pm
Final Presentations


5:30 pm
Apresentações Finais
Apresentação para banca de jurados


6:30 pm
Jantar!
Momento para comer e aguardar a votação dos jurados.


7:00 pm
Resultado da Votação e Premiação.
Jurados apresentam o resultado da avaliação das apresentações das equipes.


8:00 pm
Encerramento! Até o próximo SW!
Já estamos com saudades!



Coaches and Mentors


Anna Priscilla

Designer e pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Realidade Virtual e Multimídia (GRVM) da UFPE. 
Atualmente, está concluindo o Mestrado em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn). 
Priscilla possui bacharelado em Design pela UFPE, com formação complementar em BA Computer Games Design (Story Development) pela University of East London, no Reino Unido. Fundadora do projeto IoT4Fun, sua pesquisa e trabalho foca em utilizar recursos de tecnologia e prototipação digital para desenvolver produtos de entretenimento, em especial no campo dos jogos híbridos e a Internet dos Brinquedos (IoToy). Priscilla tem experiência ministrando cursos para desenvolvimento de jogos e brinquedos integrados e publicou contribuições em conferências internacionais na área de HCI. Além disso, participou como palestrante em eventos de Design e Tecnologia no Recife e no Brasil, abordando temas como Jogos e Realidade Aumentada, Gamificação, Prototipação e Documentação de Jogos, e Pixel Art.


Caio Barbosa

Doutorando em Ciências da Computação no Centro de Informática (CIN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Engenharia de Sistemas pela Universidade de Pernambuco (UPE), possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Ex-coordenador do Laboratório de Sistemas Embarcados da FATEC-PE (2014-2017), ex-professor substituto da UPE-POLI (2015-2016). Atualmente: Presidente do Instituto da Inovação Tecnológica EmbarqueLab; Coordenador de Laboratórios da Faculdade Nova Roma; e Professor de Engenharia na Faculdade Nova Roma, lecionando Química Aplicada. Possui experiência nas áreas de Ciências da Computação ( Inteligência Artificial e Sistemas Embarcados), e Engenharia Química (Automatização de Processos, Simulação e Otimização à Quente).


Caio Scheidegger

Advogado e Consultor em Projetos Ambientais e Urbanísticos, especialista em Direito Ambiental (USCS), Mestrando em Gestão Ambiental (IFPE) e Bacharel em Direito pela UNICAP. Coordenador de Ativação Urbana do Parque Capibaribe - INCITI. Membro do Centro Popular de Direitos Humanos e do Coletivo Vivá. Desenvolve pesquisas em inovação e participação popular na construção de cidades ecologicamente equilibradas e sustentáveis. Atua com comunicação, possui experiência em articulação e mídias sociais, design thinking, transparência e acesso à informação assim como elaboração de editais e projetos. Coordenador do projeto Aguapé, desenvolvendo mobilizações para soluções ecológicas de saneamento participativo com ilhas flutuantes. Artista plástico, trabalha com prototipagem e ideação.


Eduardo Rocha
VC @ Triaxis Capital

Associado à gestora de Venture Capital Triaxis Capital, ajuda a gerir um fundo de R$186 milhões, a Criatec 2, o maior fundo de capital semente do Brasil. Trabalhou na aceleradora de Startups, CESAR.LABS, apoiando e desenvolvendo jovens empresários e seus empreendimentos nascentes. Atualmente é facilitador global do Startup Weekend e organizador do local Startup Weekend Recife além de ter sido Curador de Empreendedorismo na Campus Party.


Isabel Cavalcanti
Diretora Executiva & Co-Fundadora no Meu Recife

Graduada em Comunicação Social pela UFPE e com formação complementar em Empreendedorismo e Inovação pela The University of Adelaide, Isabel é Coordenadora Executiva e Co-Fundadora da Rede Meu Recife, rede local de ativismo e mobilização membra da Rede Nossas Cidades.  .   


Jacques Barcia
Owner at Dream Machine Future Studios

É um 'futures geek’ que atua como Consultor de Tendências do Porto Digital e futurista na “não-startup” Dream Machine Futures Studio. Jacques também é escritor de ficção especulativa, com histórias publicadas nos Estados Unidos, Inglaterra, Romência e Brasil. Atualmente, ele estuda formas de combinar futurismo, design e ficção científica para prototipar o futuro.


Luiz Gomes
CPO @ Lotebox

Co-fundador e líder de produto @ Lotebox, startup de Recife que atua no mercado de logística marítima. Matemático gente boa com experiência no desenvolvimento de negócios inovadores com uso de tecnologia.


Mayara Pimentel

Graduada em Administração, empreendeu no setor de moda consciente por 6 anos, o qual foi responsável pelo seu despertar para o Negócio Social. Reconhecido essa paixão se especializou em Economia Social na Universidade de Coimbra – Portugal e se aprofunda no assunto enquanto mestranda na UPE em GDLS- Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável. Hoje atua como Consultora, mentora e Instrutora através de seu life-project Transformar - Negócios Sociais com a missão de incentivo e disseminação do empreendedorismo e inovação Social. Também atua como analista de empoderamento econômico de jovens na Organização Humanitária Plan International Brasil no projeto Jovens Construindo o Futuro. Guerreira sem Armas 2015. Participa da rede global dos transformadores sociais Elos, da Rede de Urbanismo Tático Portugal e da Rede Latino America de Empoderamento Econômico.


Rodrigo Paiva
Fundador e Diretor de Tecnologia da Teslabit

Mestrando em Engenharia da Computação e especialista em Engenharia de Software pela UPE, formado em Licenciatura em Computação pela UFRPE. Atua na área de tecnologia da informação desde 2001, com ênfase em Segurança da Informação, Inteligência Computacional e Middleware para Cidades Inteligentes. Iniciou a carreira empreendedora no ano de 2011 tendo fundado três Startups, sendo duas delas em operação até o presente momento. Atualmente é o fundador e Diretor de Tecnologia da Teslabit, startup de gestão inteligente de energia para empresas e fundador e Diretor de Tecnologia da PickCells. startup de diagnóstico de doenças com visão computacional.


Sabrina Machry

Arquiteta e Urbanista pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (Porto Alegre, Brasil, 2010), Máster em Desenvolvimento Urbano e Territorial na Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona, Espanha, 2011) e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil, 2016). // Pesquisadora nas temáticas mobilidade urbana, transporte não motorizado (modos ativos de transporte), mobilidade ativa, andabilidade/ caminhabilidade // Ciclista urbana, cicloativista e Coordenadora Geral da Ameciclo - Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife na gestão 2016 - 2018. // Atualmente é Chefe do Departamento de Mobilidade da Secretaria de Planejamento de Conde (Conde, Paraíba, 2017) e professora na Graduação de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Patos - FIP (Patos, Paraíba, 2017).


Event Sponsors, and Partners

The Startup Weekend Recife Smart Cities team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
Learn how to become a sponsor here.


Signature Sponsors

APOIO

Other


Organizing Team

Startup Weekend Recife is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Camila
    Vilela
  • Cris
    Lacerda
  • Jully
    Neves
  • Matheus
    Galindo
  • Victor
    Rodrigues

Facilitators


Marina Mota
Designer no Estúdio Cargo

Graduada em Design pela UFPE com período de mobilidade acadêmica na Universidade do Porto, Portugal. Na Universidade foi membro fundadora da 1ª Empresa Junior de Design de Pernambuco. Participou do Movimento CHOICE, programa da ARTEMISIA para disseminar o conceito de Negócios de Impacto Social, além de outros programas com foco em empreendedorismo e liderança, como alguns projetos da Fundação Estudar. Atualmente atua como designer no Estúdio Cargo, trabalhando principalmente com projetos de branding, é mestranda em Design da Informação, com foco em projetos de Educação e Design, além de atuar como facilitadora do Startup Weekend. Acredita que a universidade, as empresas, a cidade e o mundo podem ser lugares melhores e que tudo isso depende do potencial de transformação de cada pessoa. 


Event Blog

See Full Blog


We haven't written any posts yet. Stay tuned!


×