Startup Weekend Youth Recife

    Friday, March 13 - 15, 2015


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Judges
  4. Coaches and Mentors
  5. Sponsors
  6. Organizing Team
  7. Blog
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, Recife, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend Youth Recife

Friday, March 13 - 15, 2015



Friday, March 13 - 15, 2015
Event starts at 5:30 pm

ABA
Av. Rosa e Silva, 1510
Recife, Pernambuco 52020220

Buy Tickets

Quem disse que empreendedorismo é só para adultos? Hora dos jovens a mostrarem os seus poderes de transformar o mundo pela educação!

O que é uma Startup?
"Uma organização de base tecnológica, com um modelo de negócio repetível e escalável que possui elementos de inovação e trabalha em condições de extrema incerteza."

O que é um Startup Weekend?
O Startup Weekend (startupweekend.org) é o maior evento de Startups do mundo. Consiste em um final de semana intensivo de atividades. É um evento sem fins lucrativos mantido no Brasil pela UP Brasil (brasil.up.co). Conquistou mais de 100k pessoas dispostas à empreender em um negócio inovador em 54h.

Quem vai ser o protagonista do Brasil daqui a 10 anos?
É especialmente voltado aos jovens empreendedores que farão a diferença nas próximas gerações. Eles vivenciarão um fim de semana especial, passando por experiências que inspirem ideias criativas e aprenderão como seguir na prática, colocando em ação através de colaborações em equipe. O Edu significa Educacional, ou seja, eles desenvolverão soluções educacionais a partir de experiências vivenciadas.




EVENT SCHEDULE

Friday March 13th


5:30 pm
Jantar & Networking
Jantar, compartilhar ideias, preparar pitches e conhecer outros participantes


6:00 pm
Boas vindas & Palestras
Revisão da agenda para o final de semana e apresentação dos palestrantes, mentores e líderes envolvidos


6:30 pm
Como fazer um elevator pitch?
Estimular e mostrar como criar e apresentar novas ideias


7:10 pm
Pitches
Opcionalmente participantes formam fila para falar suas ideias em até um minuto cada


7:40 pm
Votação
Participantes votam para os melhores pitches


7:50 pm
Formação de Equipes
Equipes começam a se formar e discutir ideias


8:05 pm
Encerramento
Com equipes formadas, crianças vão para casa pensar nas ideias, compartilhar com adultos e descansar para prepararem-se para o sábado.


8:20 pm
Recapitular, obrigado e até amanhã!

Saturday March 14th


9:00 am
Café de boas vindas
Chegada com um simples lanchinho pra não faltar energia


9:15 am
Mão na massa
Equipes formadas se organizam em seu espaço de trabalho e começam a organizar ideias. Teste de usuário, mapa de empatia, pesquisa de marketing, ideação, brainstorm, MVP.


12:00 pm
Almoço


12:30 pm
Workshop
Workshops: Negócios, Designer e Desenvolvedor. Cada membro da equipe escolherá a sua função.


2:30 pm
Botando em prática
Colocar em prática tudo que aprendeu no workshop para desenvolver a startup.


4:30 pm
Lanche
Intervalo com alimentação e bebidas para refrescar


5:00 pm
Check-In, Clean-up
Apresentação pós-lanche do status dos projetos para consultores e fazer uma limpeza geral da bagunça


5:20 pm
Bom trabalho, até amanhã!
Um dia e tanto! Chegou a hora de ir para casa descansar para manter a energia para o domingo!

Sunday March 15th


9:00 am
Café de boas vindas
Chegada com um simples lanchinho pra não faltar energia


9:15 am
Reta final!
Apresentação dos critéios de jugalmento, dicas para mostrar como construir uma apresentação para ideias, concluir o protótipo, etc.


12:00 pm
Almoço


12:30 pm
Ensaiar apresentações
Iniciar o ensaio das apresentações finais


3:00 pm
Apresentações finais
Juízes na mesa, voz aquecida, começar as apresentações finais!


4:00 pm
Lanche


4:45 pm
Encerramento e Premiações


5:00 pm
Até a próxima!
Foi um fim de semana e tanto, obrigado e até a próxima!


Event Judges


Sergio Calvalcante

PhD in Electronics Engineering by the University of Newcastle Upon Tyne - UK (1997), MSc in Computer Sciences by the Federal University of Pernambuco UFPE - Brazil (1990) and Electronic Engineer by UFPE (1986). Currently he is the CEO of C.E.S.A.R – Recife Center for Advanced Studies and Systems, Associate Professor at the Center for Informatics - CIn/UFPE, President of the Small Business Committee and board member of  AMCHAM – Pernambuco Section. 
Formerly he was the President of C.E.S.A.R (2002-2005), Director of Marketing of the  Brazilian Computer Society - SBC (2001-2005) and Head of the Dept of Computer Sciences at CIn/UFPE'(2002-2005). As a researcher he works with Information and Communications Technology, more specifically with Embedded and Real Time Systems.


Eduardo Carvalho

Engenheiro Civil pela UFPE, mestre em Ciências da Decisao pela Northwestern University-EUA, Professor de gestão de empresas e serviços, planejamento de controle da produção, organização e gestão da produção da Faculdade de Administração da UPE por mais de 20 anos. Responsável pela ampliação e construção de fåbricas de cimento do Grupo Industrial João Santos, sendo também Assessor da Vice-Presidência na função de Planejamento e Desenvolvimento. Diretor Executivo da ABA Global Education desde a sua criação há 25 anos. Partcipou de inúmeros congressos e cursos em vários países, e em 2013 foi um Advanced Leadership Fellow na Universidade de Harvard e durante o ano desenvolveu projetos de impacto social, também orientando alunos de mestrado e doutorado no desenvolvimento de carreiras e projetos.


Rosane Schereschewsky
Diretora Executiva da Junior Achievement Pernambuco

Rosane Schereschewsky, gaúcha, formação em Relações Públicas, pós-graduada em marketing e Personal and Professional Coaching. Mais de 25 anos de experiência profissional nas áreas de Marketing, Comunicação, Responsabilidade Social e docente. Na área de Comunicação, experiência com campanhas de Endomarketing; ações de comunicação interna em geral (campanhas, jornais internos, pesquisas, etc.), desenvolvimento/interface com imprensa e formadores de opinião; relações com Governos, Prefeituras, Órgãos de gestão pública e ONG's. Na área de Responsabilidade Social, captação de recursos, planejamento financeiro, desenvolvimento de mercado, estratégias de comunicação, interface com beneficiários, empresários e Governo.


Igor Piquet



Rogério Morais



Coaches and Mentors


Camila Achutti

Camila Achutti tem 23 anos é Influenciadora digital na FIAP, onde esta liderando a Maratona de Aplicativos e a Semana da Mulher na Tecnologia. Fundadora do blog Mulheres na Computação, Embaixadora do Technovation Challenge Brasil e Fellow do Brazil Innovators. Camila é formada em Ciência da Computação pelo IME-USP e também mestranda pela mesma instituição. Estagiou no Google em Mountain View e decidiu voltar para o Brasil fazer o que ama: mostrar o poder de transformação da tecnologia e empreendedorismo. Fez parte ainda do time que desenvolveu o Curiosity Machine, uma plataforma de educação a distância idealizada para criar e entregar conhecimentos de ciência, engenharia e tecnologia para o mundo, mas, principalmente, para que minorias também pudessem desenvolver curiosidade, criatividade e persistência.
Seu trabalho como evangelizadora do poder da tecnologia vem sendo reconhecido nacionalmente e internacionalmente com a indicação para prêmios como por exemplo o Women of Vision 2015.


Beatrice Melo
CEO e Co-Founder do Instituto Felipe Martins de Melo

Beatrice Melo tem Mestrado em Sustainability in Fashion na ESMOD Berlin Internationale Kunsthochschule für Mode – Alemanha. Estudou Empreendedorismo Social, na Copenhagen Business School, Gerenciamento Financeiro na Fundação Dom Cabral, Finanças para Executivos no Insper São Paulo, Fashion Business na UAL – University of Arts London e Especialização em Criação de Imagem e Styling no Senac São Paulo. Participou do primeiro Copenhagen Fashion Summit organizado pela Nordic Initiative, Clean and Ethical Fashion Association na Dinamarca e foi convidada a participar do grupo de discussão sobre gestão de mudanças, responsabilidade social corporativa e a introdução de sustentabilidade na indústria da moda junto a 20 outros gestores de marcas como: Lacoste, Puma e Gucci. CEO e Co-Fundadora do Instituto Felipe Martins de Melo, realiza formações para Desenvolvimento Pessoal, Técnico e Social de Jovens visando a criação, planejamento e execução de: ações, eventos, projetos e negócios sociais para outras comunidades. Parte do time de consultores da empresa de consultoria de negócios Business and Finance Advisor.


Daniella Marcusso

Curadora e “coach” dos palestrantes do TEDxRecife Recife 2014 e 2013, é especialista em expressão verbal, comunicação oral e escrita de alto impacto e negociações. Mestre pela Columbia Business School em Nova York, formada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e em direito pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou durante 14 anos como gerente de relacionamentos em instituições internacionais como Goldman Sachs e JP Morgan em funções onde a comunicação eficaz era absolutamente vital para o sucesso da sua função . Fundou a 18 Minutos Consultoria especializada em Comunicação de Alto Impacto com a qual já realizou trabalhos como mentora de várias organizações nacionais e internacionais tais como TEDx, Startup Weekend, Technovation Challenge, Artemísia Lab, dentre outros. Já realizou trabalhos para clientes corporativos como Consulado Brasileiro da Holanda em Recife, Morphus Engenharia da Informação, Tron Controles Elétricos, Sansay, Summit Global Education, Street Smart Brasil.Daniella Marcusso é casada, tem uma filha, e acredita firmemente que com investimento em comunicação o mundo pode ser muito melhor.


Alfredo Falcão

Formado em Administração com foco em Logística e especialização em Análise de Sistemas Estruturada. Já tem mais de 20 anos de experiência de mercado, participando do desenvolvimento de empresas como Transportadora Pégaso Ltda, TCA – Tecnologia em Componentes Automotivos, etc. É CEO da Made4learning, um dos maiores projetos do nordeste para desenvolver uma plataforma de educação na web.


Raoni Valadares

Formado em Ciência da Computação na Unicap e pós-graduando em gestão de projetos pela FBV. Trabalhou no C.E.S.A.R como engenheiro de sistemas com foco em mobile. Foi analista da Urja Social, em projetos com impacto social, também responsável pela área mobile da empresa. É um dos fundadores da Startup Eskolar que tem o intuito de produzir ferramentas para auxiliar professores a distribuir e organizar o conteúdo de suas aulas, Hoje engajado com a empresa Devsup voltada para desenvolvimento ágil em Rails, Android e IOS. Possui grande envolvimento com Startup Weekend, já esteve envolvido com mais de 7 edições do evento. Acima de tudo, entusiasta na área de empreendedorismo, amante de artes marciais filipinas, bom de garfo e apenas mais um que acredita que a educação pode mudar não só o país, mas todo o mundo.


Felipe Pereira

Graduado em ciência da computação, mestre e doutorando em administração, coordenador da pós-graduação em comunicação e marketing em mídias digitais da Estácio do Recife, sócio-diretor da agência digital Unu Soluções e do empreendimento digital Digaí, autor do e-book "16 erros que impedem seu site de estar na primeira página do Google" que já teve mais de 8 mil downloads. Palestrante e consultor apaixonado por educação, empreendedorismo e marketing digital.


Mayara Pimentel

Graduada em Administração, empreendeu no setor de moda consciente por 6 anos, o qual foi responsável pelo seu despertar para o Negócio Social. Reconhecido essa paixão se especializou em Economia Social na Universidade de Coimbra – Portugal e se aprofunda no assunto enquanto mestranda na UPE em GDLS- Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável. Hoje atua como Consultora, mentora e Instrutora através de seu life-project Transformar - Negócios Sociais com a missão de incentivo e disseminação do empreendedorismo e inovação Social. Também atua como analista de empoderamento econômico de jovens na Organização Humanitária Plan International Brasil no projeto Jovens Construindo o Futuro. Guerreira sem Armas 2015. Participa da rede global dos transformadores sociais Elos, da Rede de Urbanismo Tático Portugal e da Rede Latino America de Empoderamento Econômico.


Pedro Dantas

Licenciado em História pela UFPE e graduando em Direito pela mesma instituição, é Presidente da SomosProfessores.org, uma plataforma de crowdfunding para professores da rede pública de ensino que deseja aproximar a sociedade do trabalho feito por docentes criativos e motivados. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo e políticas públicas. Acima de tudo, ama ensinar e aprender, e acredita que a Educação é o caminho mais inteligente e sustentável para se construir um mundo melhor.


Event Sponsors, and Partners

The Startup Weekend Youth Recife team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
Learn how to become a sponsor here.


Platinum

Gold

Silver


Organizing Team

Techstars Startup Weekend Recife is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Hiro
    Miyakawa
  • Guilherme
    Carvalho
  • Renato
    Bibiano

Facilitators


Gerson Ribeiro

I’m a startup founder myself with multiple experiences and recently started a micro-VC fund in Brazil. As a Techstars Facilitator I'm connected with all
startup communities in Brazil through Startup Weekend. My daily podcast is TOP 6 on iTunes Business Brazil with more than 200,000 downloads,
our newsletter reached 17,000 weekly viewers and our last event, Brazil Startup Summit, was acknowledged as the largest startup online conference 
in Latin America, with more than 10,000 participants and 50 speakers, including Arielle Zuckerberg from KPCB.

Event Staff


Marina Mota
Designer no Estúdio Cargo

Graduada em Design pela UFPE com período de mobilidade acadêmica na Universidade do Porto, Portugal. Na Universidade foi membro fundadora da 1ª Empresa Junior de Design de Pernambuco. Participou do Movimento CHOICE, programa da ARTEMISIA para disseminar o conceito de Negócios de Impacto Social, além de outros programas com foco em empreendedorismo e liderança, como alguns projetos da Fundação Estudar. Atualmente atua como designer no Estúdio Cargo, trabalhando principalmente com projetos de branding, é mestranda em Design da Informação, com foco em projetos de Educação e Design, além de atuar como facilitadora do Startup Weekend. Acredita que a universidade, as empresas, a cidade e o mundo podem ser lugares melhores e que tudo isso depende do potencial de transformação de cada pessoa. 


Ana Ligia



Amarildo Tavares

Amarildo Tavares, 26 anos, Pernambucano de coração.
CEO e Fundador do CLUBING, atualmente estuda Produção Publicitária.
Apaixonado por tudo que envolve Empreendedorismo, Marketing e o universo criativo.
Falo Cearensês!



Nivaldo Gomes

Jovem de 23 anos, meio recifense meio californiano, co-fundador da Peekfy, Stand Up Comedy,  estudante de engenharia da computação e skatista aposentado. Foi capitão de Recife no projeto social Imagina na Copa em 2013 e organizou o primeiro SW Recife GSB. Pensa que toca violão, ama viajar e acha que existe duas maneiras de mudar o mundo,  através da educação ou de uma bomba nuclear, mas prefere a primeira.


Takahito Miyakawa

Vasta experiência no setor de agronegócios, fez parte da gerência da fazenda Miyakawa na Bahia, especializada em produção de frutas exóticas. Em 2014 teve a importância na implantação e no seu crescimento da fábrica de polpas e no setor de vendas para o país inteiro. Fez parte também do projeto social PAC-2 da prefeitura de Ituberá-BA na urbanização e capacitação no bairro de Prainha 2. Participante do Startup Weekend Recife B2B 2015, apaixonado por motocross e skate, e acredita que nos dias de lutas existem dias de glórias.


Event Blog

See Full Blog



×