Startup Weekend EDU Recife

    Friday, May 15 - 17, 2015


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Judges
  4. Coaches and Mentors
  5. Sponsors
  6. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, Recife, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend EDU Recife

Friday, May 15 - 17, 2015



Friday, May 15 - 17, 2015
Event starts at 6:30 pm

Faculdade Nova Roma
Estrada do Bongi, num 425
Recife, Pernambuco 50830-260

Buy Tickets

Os processos de ensino e aprendizagem estão passando por grandes mudanças, para que o impacto destas mudanças sejam cada vez maiores é preciso identificar problemas e idealizar muitas soluções!

É POSSÍVEL EMPREENDER NA EDUCAÇÃO?
Quem nunca quis mudar o mundo? Você tem uma idéia e não sabe como torná-la viável? Todos os dias nós temos muitas ideias para resolver os problemas mais diversos, sejam aqueles que estão ao nosso lado, sejam os que estão espalhados pelo mundo, sempre temos alguma solução. Mas quanto vale uma ideia? Ou, qual é o esforço necessário para transformar uma ideia num negócio sustentável?

E SE O PROBLEMA ESTIVER NA EDUCAÇÃO?
Quando se tem um problema, muitas ideias surgem nas nossas cabeças, daí queremos conhecer tudo que for possível buscando informações, o que nos faz ter ainda mais ideias. Se juntarmos muita disposição, montarmos um time para ouvir o mercado e construirmos uma solução para este problema, teremos empreendedores. Se essa solução tiver um impacto educacional, teremos empreendedorismo na educação!

SIM, É POSSÍVEL EMPREENDER NA EDUCAÇÃO, 
SÓ DEPENDE DE VOCÊ!
No Startup Weekend Education você terá 54 horas para apresentar uma ideia, montar um time, identificar e ouvir o mercado e construir uma solução viável para um determinado problema com impacto educacional. Aqui você poderá criar redes de relacionamento com Educadores, Desenvolvedores, Designers e Empreendedores de forma divertida e nada burocrática, não esqueça seus cartões pessoais. Less Talk More Action! Você está disposto à mudar a educação no Brasil e no mundo? Então venha para o Startup Weekend Education Recife e teste-se como empreendedor ao lado de pessoas incríveis! 

Obs.: Todas as alimentações estão inclusas!


Related Events

Setup for Success Before/After Startup Weekend



See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday May 15th


6:30 pm
Credenciamento
Registro e entrega de crachás para os participantes.


7:00 pm
Coffee break & Networking
O segredo para conhecer pessoas e conversar sobre idéias é estar de barriga cheia.


7:20 pm
Boas vindas & Speakers
Revisar agenda para o fim de semana, apresentação de palestrantes, mentores, organização e líderes da comunidade


7:30 pm
Início dos Pitches
Hora de apresentar sua ideia!


9:00 pm
Votação
Todos os participantes votam nas melhores ideias


9:15 pm
Formar Times
Equipes começam a se formar e debater as ideias.


10:00 pm
Dando inicio aos Trabalhos
Começar a formalizar os times e apresentar as suas habilidades. Seja honesto e direto sobre que contribuições você pode oferecer, elas podem ser necessárias durante o evento. As equipes podem trabalhar até o fechamento do local.

Saturday May 16th


9:00 am
Café-da-manhã
Chegar e tomar o café da manhã. Afinal ficar de barriga vazia não é produtivo.


9:30 am
Ao trabalho!
Times formados e organizando o espaço para o final de semana.


12:00 pm
Almoço


1:00 pm
Check-In
After-lunch check-in, status reports, call for help


2:00 pm
Coach Meetings
Coaches help teams one-on-one. They are here to help!


6:30 pm
Jantar


7:30 pm
Check-In
Como vai o seu projeto? Depois do jantar, apresente os resultados e dificuldades. Se necessário, peça ajuda aos mentores.


10:00 pm
Encerramento do dia.
Acabou por hoje. Mas você pode ficar até o fechamento do local.

Sunday May 17th


9:00 am
Café da manhã
Chegar e tomar o café da manhã.


10:00 am
Acompanhamento
Mentores fazem uma ronda pelas equipes, para debater as atividades.


12:00 pm
Almoço


12:30 pm
Acompanhamento
Mentores chegam.... FAÇAM PERGUNTAS!


3:00 pm
Presentation Prep & Tech Check
Final hours of worktime should be focused on perfecting your presentation, tech-check for final presentations also takes place


4:00 pm
Jantar


5:00 pm
Apresentações finais
Hora do show!


7:30 pm
Avaliação e premiação
Quem será que vai ganhar?


8:30 pm
Encerramento


9:00 pm
Vá para casa!
Aproveita o resto da noite para descansar!


Event Judges


Eiran Simis
Gerente de empreendedorismo

Graduado em Administração de Empresas pela UPE e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atualmente é gerente da área de Empreendedorismo do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, consultor do Porto Digital e do SEBRAE, Já foi curador de diversas edições da Campus Party e professor da do CESAR School, UPE, Faculdade Guararapes e da Uninassau.

Ao longo da sua carreira participou do processo de criação, desenvolvimento e destruição de mais de 120 empresas de tecnologia(startups) além de ter empreendido a EventPlatz - plataforma de busca e oferta de espaços para eventos e treinamentos com um modelo de negócios inovador. 

Mais recentemente se tornou um entusiasta por criptomoedas como o Bitcoin e investidor em startups.


Fred Vasconcelos

CEO da Joy Street S/A, uma das principais empresas de Edu Tech no cenário de start-ups Brasileiro. A Joy Street tem como foco trazer diálogo e diversão para o processo de aprendizagem. Nos últimos 15 anos, Vasconcelos fundou e dirigiu a Jynx Playware, uma das mais conceituadas desenvolvedoras de games brasileira e trabalhou durante o mesmo período na estruturação e desenvolvimento da Indústria de videogames Brasileira como Presidente da ABRAGAMES ( Associação Brasileira dos desenvolvedores de jogos). MBA em Marketing e Vendas pelo CEDEPE e formação em Business Administration e Decision Information Science pela Santa Fe College, FL


Cristiano Araujo

Engenheiro Eletrônico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1997. Mestre em Ciência da Computação pela UFPE em 2000. Doutor em Ciência da Computação em 2005 também pela UFPE. Ingressou na carreira acadêmica em 2007 no Centro de Informática da UFPE como professor adjunto e com dedicação exclusiva. Em 2005 foi um dos fundadores do Laboratório para Integração de Circuitos e Sistemas (LINCS), que faz parte do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE). Suas áreas de interesse são o projeto de sistemas embarcados, microeletrônica e visão computacional embarcada.


Erick Albuquerque
Diretor Executivo na A&C Holding, Investidor Anjo do Porto Digital

Empreendedor serial, Erick ficou conhecido por ter faturado seu primeiro 1 milhão com apenas 21 anos, fundou a Prima Consultoria onde atua como consultor estratégico realizando análises de mercado e viabilidade para atração, implantação e expansão de negócios interessados em conhecer e aportar suas atividades na região Nordeste. Com mais de R$ 4 bilhões de projetos estruturados para indústrias, empresas de tecnologia e mais recentemente inovação, Erick fundou outras empresas buscando explorar todas as oportunidades de negócios presentes na região que escolheu para viver, tendo fundado 7 negócios, um fundo privado de investimentos em tecnologia e inovação e atualmente atualmente atua como Diretor Executivo da A&C Holding Group além de desenvolver iniciativas de fomento ao empreendedorismo fazendo parte do seleto grupo de investidores do Porto Digital em Recife.



Isabel Noblat
Analista em Educação da SEBRAE

Psicóloga, docente acadêmica, pós-graduada em Planejamento e Administração de RH, em Gestão da Qualidade em Serviços, em Consultoria Interna em T&D de pessoal, Mestranda em Educação. Gerente Adjunta da Unidade RMR Mata Norte – Centro de Educação Empresarial .


Eduardo Rocha
Product Manager @ In Loco Media

Foi analista de Venture Capital por 3 anos na Triaxis Capital. Hoje é Gerente de Produto em uma das startups que mais crescem no país. É voluntário do SW desde 2012 e facilitador desde 2013. Já se envolveu em mais de 30 eventos entre Mentor, facilitador, Juiz, participante e organizador. Startups são a profissão e o hobby dele.⠀


Genésio Gomes
Células Empreendedoras

Doutor em Ciência da Computação pelo CIN-UFPE – Professor do Curso de Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco - PRÊMIO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA BRASIL ENDEAVOR - PRÊMIO SANTANDER UNIVERSIDADES EMPREENDEDORISMO - Atua na disseminação da cultura empreendedora entre os jovens e professores através de um projeto multi-institucional e multi-disciplinar chamado CÉLULAS EMPREENDEDORAS, escolhido em 2013 pela ENDEAVOR/SEBRAE como um programa de referência nacional em educação empreendedora e motivo pelo qual ganhou os prêmios citados - Tem ainda experiência internacional em pesquisa (Universidade de Glasgow - Escócia), bem como já foi gerente de educação de empresa de tecnologia – Em 2013 obteve certificado de FACILITADOR do programa BOTA PRA FAZER da Endeavor e de concluinte do Price Babson Symposium for Entrepreneurship Educators, Babson College, Boston, EUA.


Coaches and Mentors


Vítor Andrade
Gerente de Operações do programa Start-Up Brasil

Graduado em Administração pela UFPE (2005), Mestre em Gestão Empresarial pela FBV (2010) e Doutorando em Ciência da Computação no CIn/UFPE. Atua há 7 anos no fomento a startups digitais no Brasil, passando, dentre outras instituições, pelo C.E.S.A.R e Porto Digital. No Porto Digital foi Coordenador de Incubação, atuando na implantação e gestão das incubadoras CAIS do Porto, reconhecida em 2013 pela ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores como a melhor incubadora de desenvolvimento local e setorial do Brasil, e Portomídia. Experiência internacional no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID em Washington, D.C. Atualmente é Gerente de Operações do programa Start-Up Brasil, programa nacional de aceleração de startups de software, hardware e serviços de TI.


Edemilson Dantas

Formado como tecnólogo em Design Gráfico no IFPE em 2006 e graduando em Ciência da Computação no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Foi gestor de marketing e gestor de projetos no CITi, empresa júnior do CIn-UFPE, quando começou a trabalhar com empreendedorismo e inovação na universidade através do Programa Partner de Educação Empreendedora. Hoje, é analista na aceleradora do C.E.S.A.R em Recife fomentando empresas nascentes através do Programa Startup Brasil.


Felipe Coutinho

Formado em Computação pela Universidade de Campina Grande, Pós Graduado em Gestão empresarial pela FGV.
Fundador do Eskolar, startup acelerada pelo C.E.S.A.R. 
Desenvolve aplicações para IOS no seu tempo livre, além de desbravar novos restaurantes e praticar kite surf.


Ana Flávia Castro
Instituto Inspirare

Gestora do Programa Iniciativas Empreendedoras do Inspirare, instituto que busca inspirar inovações em políticas públicas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil. Atuou na área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Citigroup no Brasil e no Instituto Rede, com empreendedorismo social. 
Atualmente trabalha com o fomento e apoio a negócios de impacto em educação, no Inspirare. 
Graduada em Comunicação Social, pela Fundação Cásper Líbero, com MBA em Marketing pela ESPM/SP e especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela FIA/USP.


Arthur Padilha
CEO na Artics, OAB de Bolso/Tribunais de Bolso e Mobipass

Empreendedor há 5 anos como diretor na Artics Mobile, na Aplicativos de Bolso (que conta com mais de 1.500.000 downloads nos aplicativos OAB de Bolso wwwoabdebolso.com e Concursos de Bolso www.concursosdebolso.com.br ) e na Mobipass, aplicativo pioneiro em pagamentos móveis no Brasil www.mobipass.com.br.
Mestre em Ciências da Computação na área de Realidade Aumentada pelo CIn-UFPE com publicações científicas internacionais na maior conferência de Realidade Aumentada do mundo (ISMAR 2015 - Fukuoka/Japão).
Indicado entre os 10 profissionais de tecnologia da informação mais promissores pelo Diário de Pernambuco.
Empreendedor selecionado pelo programa ScaleUp Endeavor 2017.
Mentor de empresas de tecnologia no programa Inovativa Brasil, Startup Weekend e Startup Next. 


Leo Lacerda
Co-fundador da Wave Accelerator

Co-fundador da Wace Accelerator, Líder da Anjos do Brasil Núcleo Ceará, Mentor de startups e Palestrante. É consultor CERNE credenciado pela Anprotec e Usineiro da Artemísia (formação em Empreendedorismo Social). Já atuou como consultor em Pesquisa de Mercado, além de prestar consultorias voltadas para o desenvolvimento de planos de negócios, principalmente para incubadoras, empresas incubadas e startups.


Gabriel Melo
Sócio e Diretor de Produto

Sócio e Diretor de Produto no QMágico, startup de Tecnologia Educacional presente em mais de 15 estados brasileiros, é apaixonado por construção de produtos que fazem a diferença na vida do usuário. Pernambucano de Afogados da Ingazeira, começou a construir interfaces aos 13 anos, escolheu a carreira de engenharia apesar da paixão pelo design, ingressou na UFPE mas deixou-a para matricular-se no ITA, participou do Movimento Empresa Júnior e reencontrou-se com o design ao co-construir o QMágico. Hoje, sonha em ver escolas, professores e alunos sendo capazes de experimentar um aprendizado mais fácil, divertido e proveitoso, cada um do seu jeito.


Luciano Meira
Co-fundador da Joy Street

Professor de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Ph.D em educação matemática pela University of California at Berkekey e Mestre em psicologia cognitiva. Além de sua atuação acadêmica, é consultor de projetos de inovação educacional e co-fundador da Joy Street, uma empresa de tecnologias educacionais lúdicas do Porto Digital em Recife.


Luiz Maurício
Diretor de Inovação & Mercado

Luiz Mauricio Martins, PhD em Ciência e Tecnologia da Informação pelaUniversidade de Coimbra, Portugal. Professor da FGV On-line, há 20 anos atua em cursos de graduação e pós-graduação com foco em gestão, inovação e tecnologia. Como empresário, é CEO da empresa Choice Inteligência Digital,no porto digital em Recife, especializada em monitoramento e inteligência de redes sociais. Exportou software no programa Softex Brasil para EUA, Espanha e China e adora desafios. Trabalhou como desenvolvedor de aplicações estratégicas para a Receita Federal, no SERPRO, em Brasilia e como Consultor atuou em projetos no IDB Bank - Arábia Saudita, Receita Federal,Federação das Indústrias  NAGI-PB, Energia de Portugal - Portugal,  CHESF, TJ, ABRAS - Brasil.


Felipe Alves
Gerente de Seleção e Apoio a Negócios - ARTEMISIA Brasil

Felipe Alves é gerente de seleção e apoio a negócios da ARTEMISIA, com 7 anos de atuação no campo dos negócios de impacto social. Desde 2012 na organização, com passagem pelas áreas de inspiração, educação empreendedora e aceleração de startups de impacto social, possui ampla experiência no desenvolvimento e facilitação de programas de formação para universitários, talentos e empreendedores de negócios de impacto social. Anteriormente, trabalhou durante quatro anos em finanças no setor privado, até resolver focar sua carreira em iniciativas que gerassem impacto social. Atuou também como analista de projetos no CDI – Comitê para Democratização da Informática, coordenando projetos de responsabilidade social em comunidades de baixa renda. Felipe é graduado em Administração pela PUC-SP.


Rui Belfort
Sócio-diretor na Bemind

Comunicólogo graduado pela Universidade Católica de Pernambuco, especialista em modelagem de negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e mestre em design para experiência de usuário pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Esteve, desde o início da carreira, envolvido em grandes projetos do Porto Digital, considerado o principal cluster de economia criativa do País. Começou na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) do Estado, onde participou da coordenação da Agenda de Desenvolvimento Tecnológico de Pernambuco. Em seguida, focou-se nas indústrias criativas, tendo sido o responsável, com o apoio da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), pela execução do primeiro mapeamento da indústria nacional de jogos digitais, intitulado “A Indústria de Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos no Brasil”. Trabalhou, por 10 anos, na Jynx Playware, desenvolvedora pioneira de jogos sérios. Em 2010 foi convidado a liderar um time de inovação nas Organizações Globo. Recentemente, tornou-se sócio da Bemind e voltou a Recife, onde dedica-se a novas alternativas para a aprendizagem, baseadas em design e tecnologia.


Guilherme Cavalcanti

Atualmente engajado na Eloquent Studio, empresa que trabalha com criação de produtos digitais para startups no Brasil e no exterior. Community Manager do Frevo on Rails, grupo de usuários de Ruby de Recife. Organizador e curador do Tropical Ruby, segunda maior conferência internacional de Ruby do Brasil. Guilherme Cavalcanti fundou e esteve a frente do Redu, startup de educação nascida em Recife. Trabalhou em agências de desenvolvimento Web, colaborando com desenvolvedores e designers de diversos estados do Brasil e fez parte do time de Software e UI do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT). Em 2009 foi finalista do Arena INFO (Castor) e do Latin Moot Corp (Redu).


Event Sponsors, and Partners

The Startup Weekend EDU Recife team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
Learn how to become a sponsor here.


Diamante

Bronze

Apoio


Organizing Team

Techstars Startup Weekend Recife is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Flora
    Lins
  • Luiza
    Barbalho
  • Raoni
    Valadares
  • Edson
    Luiz

Facilitators


Hiro Miyakawa

Founder @ Kotoba.com.br |Content Strategist | Board Gamer for fun | Half Nihonjin and half Brazilian 🇯🇵 🇧🇷

Event Staff


Marina Mota
Designer no Estúdio Cargo

Graduada em Design pela UFPE com período de mobilidade acadêmica na Universidade do Porto, Portugal. Na Universidade foi membro fundadora da 1ª Empresa Junior de Design de Pernambuco. Participou do Movimento CHOICE, programa da ARTEMISIA para disseminar o conceito de Negócios de Impacto Social, além de outros programas com foco em empreendedorismo e liderança, como alguns projetos da Fundação Estudar. Atualmente atua como designer no Estúdio Cargo, trabalhando principalmente com projetos de branding, é mestranda em Design da Informação, com foco em projetos de Educação e Design, além de atuar como facilitadora do Startup Weekend. Acredita que a universidade, as empresas, a cidade e o mundo podem ser lugares melhores e que tudo isso depende do potencial de transformação de cada pessoa. 


Jorge Wanderley
Co-Founder e Community Manager - Tot Coworking

Co-Founder e Community Manager do Tot Coworking, primeiro espaço de coworking da Paraíba, é grande incentivador da economia colaborativa e compartilhada. É pós-graduando em Marketing & Comunicação em Mídias Digitais, formado em Administração e com atuação focada em Empreendedorismo, mas também possui experiência em Design. Já foi mentor de várias edições do Startup Weekend, leader organizer do Startup Weekend João Pessoa 2015, além de ter sido voluntário na área de comunicação do evento em outras edições. Escreve semanalmente para o Midiadrops sobre Empreendedorismo, Inovação e Criatividade, e tem um canal no YouTube onde compartilha um pouco das experiências de carreira e empreendedorismo. Passou os últimos 5 anos empreendendo no primeiro espaço de coworking da Paraíba, o Tot Coworking, onde adquiriu muita bagagem prática em gestão levando sua empresa a ser finalista na etapa estadual do prêmio MPE Brasil na categoria de Serviços em 2016.

Há 1 ano comanda a coluna Empreendedorismo Jovem, que vai ao ar semanalmente na CBN João Pessoa. Além disso já foi mentor de algumas startups na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e ministra palestras e workshops em universidades, empresas e eventos de fomento ao empreendedorismo.


Gerson Ribeiro
Empreendedor Tático

Gerson Ribeiro é engenheiro eletrônico formado pela UFPE, empresário e hipnoterapeuta. Nos últimos anos ministrou treinamentos presencialmente para empresários em 15 estados do Brasil e em varias cidades nos Estados Unidos, Europa e Reino Unido.


Tâmara Lins
Facilitadora

Tâmara Lins é Recifense, radicada em Natal, apaixonada por tecnologia e inovação, é organizadora e facilitadora voluntária de Startup Weekend. Incentivadora da interiorização do empreendedorismo no nordeste, tendo atuado como organizadora e mentora de eventos de empreendedorismo  em cidades do interior de Pernambuco.


Rafael Gama



Event Blog

See Full Blog


We haven't written any posts yet. Stay tuned!


×