Startup Weekend Education Rio de Janeiro

    Friday, November 21 - 23, 2014


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Speakers
  4. Judges
  5. Coaches and Mentors
  6. Sponsors
  7. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, Rio de Janeiro, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend Education Rio de Janeiro

Friday, November 21 - 23, 2014



Friday, November 21 - 23, 2014
Event starts at 6:30 pm

Espaço NAVE
Av. Venezuela, 43
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Buy Tickets

Startup Weekend Education Rio 2014

Os processos de ensino e aprendizagem estão passando por grandes mudanças, para que o impacto destas mudanças sejam cada vez maiores é preciso identificar problemas e idealizar muitas soluções!

Quem nunca quis mudar o mundo? Você tem uma idéia e não sabe como torná-la viável? Todos os dias nós temos muitas ideias para resolver os problemas mais diversos, sejam aqueles que estão ao nosso lado, sejam os que estão espalhados pelo mundo, sempre temos alguma solução. Mas quanto vale uma ideia? Ou, qual é o esforço necessário para transformar uma ideia num negócio sustentável?

Quando se tem um problema, muitas ideias surgem nas nossas cabeças, daí queremos conhecer tudo que for possível buscando informações, o que nos faz ter ainda mais ideias. Se juntarmos muita disposição, montar um time para ouvir o mercado e construir uma solução para este problema, teremos empreendedores. Se esse problema tem um impacto educacional, teremos empreendedorismo na educação!

No Startup Weekend Education você terá 54 horas para apresentar uma ideia, montar um time, identificar e ouvir o mercado e construir uma solução viável para um determinado problema com impacto educacional. Aqui você poderá criar redes de relacionamento com Educadores, Desenvolvedores, Designers e Empreendedores de forma divertida e nada burocrática, não esqueça seus cartões pessoais.Você está disposto à mudar a educação no Brasil e no mundo? Então venha para o Startup Weekend Education Rio e teste-se como empreendedor ao lado de pessoas incríveis! 


See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday November 21st


6:30 pm
Credenciamento


7:00 pm
Abertura Oficial


7:30 pm
Palestras


9:00 pm
Pitchs Fire


9:15 pm
Votação


10:00 pm
Formação dos Times

Saturday November 22nd


9:30 am
Começo das Atividades


12:00 pm
Almoço


2:00 pm
Sessão de Mentoria


6:30 pm
Jantar


9:00 pm
Fim do Dia

Sunday November 23rd


9:00 am
Chegada


10:00 am
De volta aos trabalhos


12:00 pm
Almoço


12:30 pm
Última sessão de mentoria


3:00 pm
Ajustes finais nas apresentações


5:00 pm
Apresentações finais


8:00 pm
Premiação


9:00 pm
Encerramento



Speakers


Amure Pinho
CEO e Co-Founder do Blogo

Amure Pinho é CEO e Co-Founder do Blogo. Empreendedor serial há 10 anos, foi um dos organizadores do 1o Startup Weekend em uma favela no mundo, curador de empreendedorismo da Campus Party e um dos fundadores da Associação Brasileira de Startups - ABS.   Investidor anjo de diversas startups brasileiras e mentor em programas de aceleração como Wayra, Startup Farm, Founders Institute Chile e Papaya Ventures, já palestrou em diversos eventos no Brasil e no Mundo como SXSW, TechCrunch, Campus Party, BRAPPS e Youpix.

Event Judges


Ingrid Stoeckicht

Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação – INEI.  Foi  Diretora Presidente do INEI entre 2007 e 2009.  Atualmente, preside a unidade INEI Educação - Instituto Nacional de Educação em Inovação.  É Sócia-Diretora da INNOVATION, Practices & Strategies – Desenvolvendo o Potencial Humano e Organizacional.  Co-fundadora da Aceleradora 2.5


Luigi Baricelli

Com 26 anos de carreira artística, o multifacetado Luigi Baricelli é formado em Processamento de Dados, tem mais de 75 trabalhos (entre atuações, como apresentador na TV, cinema e teatro). Empreendedor e investidor anjo com projetos voltados para áreas de tecnologia, comportamento, cognição, educação, marketing e sustentabilidade, seu foco é o desenvolvimento humano.
Acredita que administrar o conhecimento ligando os pontos, habilitando pessoas, podemos não só desenvolver um ser humano, mas uma família, uma casa, um bairro, uma cidade, um estado, um país e o mundo. o conhecimento, o ligar os pontos, o foco e as ações, encadeiam em inovação e transformação.


Alex Pinheiro

A serial tech entrepreneur, manager and investor, Alex Pinheiro created in the last 20 years several internationally-acclaimed Brazilian companies focused on digital platforms and mobility. Mr. Pinheiro was partner and CEO of HANDS Mobile S.A. as part of the new management team which delivered a two year successful turnaround before selling the business to Pontomobi (a RBS Media Group company). Founding-partner of MOTRIX Mobile, he was founding-partner of GOL Mobile in 2007, founding-partner in 2003 of WIZ Technologies - a Latin America leading company in application development, games and publishing for CDMA mobile phones -, founding-partner in 1999 of Via Global S.A. - a digital entertainment guide part of the first Brazilian internet fund listed at BOVESPA (IPCOM), and founding-partner in 1994 of the pioneer web producer Muiraquitã.

Alex is also a mentor at Abril Plug and Play (accelerator company from Abril Group focused on startups); founding-mentor at NAVE Startups (pre-incubator company from Estácio de Sá University) and mentor at Riosoft (NGO focused on the development of the Brazilian software industry).


Bernardo de Barros Franco
Empreendedor e Investidor Anjo

Empreendedor com 15 anos de experiência. Sócio fundador de diversas startups de internet, meios de pagamento, mobile, B2B, etc. Engenheiro de computação pela PUC-Rio, MBA pela IBMEC e pós-graduado em Harvard. Atua como investidor-anjo, conselheiro e mentor de startups. Membro do conselho Harvard Business School Alumni Angels.


Abilio Gomes
Diretor Regional de Operações na Estacio

Abilio Gomes já foi diretor da Embratel, Brasif e possui ampla experiência no mercado de educação.


Paulo Cezar
Coordenador de Base Tecnológica do Sebrae/RJ

Com mais de 34 anos de experiência, Paulo Roberto Cezar de Andrade graduou-se, em 1982, em Tecnologia de Processamento de Dados, pela PUC do Rio de Janeiro. Com diversos cursos no Brasil e no exterior, atuou em grandes empresas como: Shell Brasil, Arthur Andersen, Souza Cruz e White Martins, desenvolvendo trabalhos no segmento de controles internos, segurança, auditoria de sistemas e automação. Foi Sócio Diretor do Grupo Solution e da P2R2 Tecnologia Ltda., prestando serviços na área de tecnologia da informação, mapeamento e reengenharia de processos, acompanhamento de projetos e auditoria. Em 2009 ingressou no SEBRAE/RJ (Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas do RJ) no cargo de Assessor da Presidência do Conselho, assumindo, a partir de 2012, a gestão do Projeto de Desenvolvimento de Empresas Startups no Rio de Janeiro e em 2016 a Coordenação de Base Tecnológica.


Coaches and Mentors


Lindalia Reis

CEO Ions Innovation, Diretora de Educação do Gávea Angels, Investidora Anjo, Membro do Conselho da Finep, do Conselho CTSmarts e do Board MIT Technology Review. Engenheira de Produção, Bacharel em Música, Especialista em Gestão do 3° Setor e Executive Program 2010 Singularity University NASA. Lider do Programa de Inovação I9 Rede Globo, conquistou Prêmio IBC Awards 2012, e como Diretora de Inovação da Universidade Estácio, criou o Espaço NAVE (Núcleo de Aceleração e Valorização de Empreendedores), premiada como Melhor Aceleradora pelo Bizpark Awards 2015.


Gustavo Mota
CEO na WeDoLogos

Gustavo Mota, 32 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pela IBMEC, trabalhou como Diretor de Arte na Deskgraphic na divisão de web, fundou a YoungMedia em 1999 e trabalha com internet há mais de 15 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo e Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.


Leonardo Filardi
Iniciativa Jovem

Empreendedor com Mestrado em Economia Empresarial. Especialista em Building a High Growth Business por Babson College e Especialista em Business Model Generation pela Metodologia de Alexander Osterwalder, possui 20 anos de experiência em empresas como Amil, Gillette do Brasil, Grupo Friedman e CIEDS. Atualmente atua como Gerente de Projeto do Programa Shell Iniciativa Jovem, Facilitador da Endeavor, Facilitador da 99Canvas e Professor de Empreendedorismo do Ibmec.


Marcelo Macedo
Sócio @ Tangerina - Design com propósito

Marcelo Macedo une a experiência de 20 anos de empreendedorismo aos desafios de criar e desenvolver negócios inovadores através do Design Thinking, na Tangerina, empresa de design de estratégia e negócios. Administrador, fez MBA em Gestão Estratégica pela USP e é Mestrando em Economia Empresarial. Seu atual e principal "projeto" é educar o pequeno Heitor.


Marco Fisbhen
CEO @ Descomplica

Marco Fisbhen, co-fundador e CEO do Descomplica, startup de educação que auxilia estudantes a complementarem a preparação para as provas do ENEM e Vestibulares. O Descomplica está no ar desde março de 2011 e recebeu investimentos de fundos como o Valar Ventures (de Peter Thiel), 500 Startups, Valor Capital Group, EL Area e Social+Capital Partnership. Marco estudou Engenharia de Produção na UFRJ e possui 15 anos de experiência como professor de Física, vídeo marketing e uso de tecnologia em educação. 


Marcus Ribeiro
CEO na Gobooks

Marcus Teixeira é formado em Relações Internacionais pelo Instituto Brasileiro de Mercado e Capitais (Ibmec-Rio). É CEO da GoBooks, startup que promove o acesso a educação por meio do aluguel de livros universitários. Dedicou-se ao empreendedorismo desde o ensino médio tendo participado da Junior Achievement. Fundou a Panorama Consultoria Internacional Empresa Júnior. Trabalhou na aceleradora digital 21212, no Rio de Janeiro


Monique Fernandes
Founder @Tagarela

Programadora, jornalista e, principalmente, tagarela desde criança. Monique Fernandes nasceu em uma época onde a palavra “empreendedorismo" não existia no dicionário brasileiro e os jovens eram preparados para buscar a estabilidade de um concurso público. Exemplos empreendedores eram raros. Os femininos eram quase inexistentes, mas, contra todas as circunstâncias, teve a sua primeira incursão no mundo empreendedor no ramo da alimentação em 2007.

A tentativa frustrada a levou de volta ao mercado da comunicação em 2009. Inquieta por natureza, buscou meios de mudar a forma de entregar melhores resultados para os clientes, por isso, especializou-se em marketing no Ibmec. Até que surgiu a possibilidade de realizar um velho sonho: ter seu próprio negócio. Após uma sociedade malsucedida, Monique criou a Tagarela em 2013.

Com um ampla experiência no segmento de startups, Monique, além de ser a Tagarela-Mor, é facilitadora do Startup Weekend e mentora em diversos programas de startups e aceleradoras. Monique também foi vencedora do StartupAwards na categoria Melhor Profissional de Imprensa em 2017. Nas horas vagas, se dedica às suas paixões: cozinhar, beber mate e treinar Jiu-Jitsu!



Tales Gomes
Plataforma Saúde

Tales Gomes é empreendedor social, formado em Marketing na Universidade Estácio de Sá e em Gestão de Projetos em Kirkwood College, nos EUA como intercambista Fulbright. Possui ainda MBA em Gestão de Negócios pela UFRJ e em 2014 foi eleito pela Editora Abril um dos 10 jovens mais inspiradores do Brasil. Tales é co-fundador da Plataforma Saúde, empresa social que venceu o primeiro Startup Weekend Favela do mundo, realizado no Rio de Janeiro no ano passado.


Marcelo Roque
Presidente do CONJOVE

Empreendedor de tecnologia, passou por duas rodadas de investimento com sua empresa e ganhou competições de melhor pitch no Vale do Silício. Presidente do Conselho Empresarial de Jovens Empreendedores da Associação Comercial do Rio de Janeiro e conselheiro titular da Confederação Nacional de Jovens Empresários.


Event Sponsors, and Partners

The Startup Weekend Education Rio de Janeiro team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
Learn how to become a sponsor here.


Signature Sponsors

A Estácio é uma das maiores organizações privadas no setor de ensino superior no Brasil, com 383 mil e 80 campi em 20 estados brasileiros. Em 2014, lançou o programa Startup NAVE, uma Pré-Aceleradora de Startups com o objetivo de fomentar o empreendedorismo entre alunos e ex-alunos. Conheça o Espaço NAVE.

Visit Website

Silver


Organizing Team

Techstars Startup Weekend Rio de Janeiro is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Daniela
    Vianna
  • Helder
    de Lourenzi
  • Pedro
    Concy
  • Camila
    Herrera

Facilitators


Tony Celestino

Empreendedor com mais de 10 anos de experiência, fundou sua primeira startup de base tecnológica em 2012. Desde então assumiu uma posição de liderança no ecossistema brasileiro de startups. Contratado em 2013 pela Techstars para inaugurar e comandar a operação no Brasil. Sob sua liderança o Startup Weekend saiu de nove edições anuais para mais de 100 em 2017, impactando mais de 30.000 pessoas e se consolidando como o principal programa de apoio e fomento a comunidades empreendedoras no Brasil. 



Event Blog

See Full Blog


We haven't written any posts yet. Stay tuned!


×