Startup Weekend Change Maker Rio

    Friday, March 27 - 29, 2015


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Speakers
  4. Judges
  5. Coaches and Mentors
  6. Sponsors
  7. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, Rio de Janeiro, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend Change Maker Rio

Friday, March 27 - 29, 2015



Friday, March 27 - 29, 2015
Event starts at 6:30 pm

Solar Meninos de Luz (comunidade Pavão-pavãozinho)
Rua Saint Roman, 149
Copacabana
Rio de Janeiro, RJ

Buy Tickets

Evento de empreendedorismo mais famoso do mundo chega à comunidade Pavão-Pavãozinho

Change Makers: Startup Weekend Rio Favela ganha segunda edição no Pavão-Pavãozinho


O que falta para você começar o seu próprio negócio? Um dos principais eventos de empreendedorismo do mundo está tirando ideias promissoras e com foco social do papel. O Startup Weekend Change Makers acontece no Rio de Janeiro entre os dias 27 e 29 de março, na comunidade Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, com o intuito de gerar oportunidades para empreendedores, designers e programadores que acreditam ter uma boa ideia na cabeça, que podem ajudar na resolução de problemas sociais.

O Change Makers é a “versão 2.0” do Startup Weekend Rio Favela, que ocorreu em 2014, e retorna após um imenso sucesso, por ter sido o primeiro de sua série a ser realizado em uma comunidade. No evento imersivo, com 54 horas de duração, são montados times espontâneos que criam startups. Nessa edição, que ocorre ao mesmo tempo também em outras 13 cidades ao redor do mundo, a ideia é focar na resolução de problemas sociais. “Já sabemos o quanto o Startup Weekend é capaz de mudar a cabeça das pessoas e gerar novos negócios, agora é hora de levarmos isso para a esfera social, com impactos reais ao redor do mundo”, comenta Bernard De Luna, organizador do Startup Weekend Change Makers Rio.

No Pavão-Pavãozinho, os moradores e participantes inscritos vão se reunir na ONG Solar Meninos de Luz, em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática (CDI), com previsão de mais de 100 empreendedores e desenvolvedores de ideias. “Estivemos na final do Startup Weekend Rio 2013 vimos aquela energia dos empreendedores e pensamos que poderíamos usar o evento para ajudar outras comunidades”, explica Rodrigo Baggio, presidente do CDI.

Diversas empresas já nasceram em eventos Startup Weekend, entre elas a já global EasyTaxi, criada na primeira edição do evento realizada no Rio de Janeiro, e a Plataforma Saúde, negócio com intuito de disseminar a prevenção de doenças em comunidades carentes, criado pelo administrador de empresas Luíz Carvalho, de 73 anos, durante o Startup Weekend de 2014.

O evento conta com o patrocínio do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), Sebrae, Coca-Cola, Google e Post-It.

Como funciona o SW

O evento começa com a apresentarão de ideias empreendedoras e a seleção por votação, feita pelos próprios participantes.
As opções mais populares viram grupos de trabalho, formados pela pessoa que propôs a ideia e outros participantes que não tiveram votos suficientes. A partir daí se inicia a modelagem dos novos negócios e o desenvolvimento dos protótipos, e a ideia começa a tomar forma pelas mãos dos próprios participantes.

Durante todo o percurso os participantes contam com o apoio dos mentores; um grupo composto por profissionais com experiência em empreendedorismo. Com eles, os grupos desenham os modelos de negócios, validam soluções, desenvolvem os projetos e iniciam os novos empreendimentos.

A terceira e última etapa é a apresentações das ideias, assim como a premiação dos melhores modelos de empreendedorismo. Sob os olhos de alguns dos principais investidores do país, os empreendedores terão a oportunidade de mostrar seu projeto inovador e garantir um patrocínio para torná-la realidade!


Serviço

Data: 27, 28 e 29 de março
Local: Solar Meninos de Luz na comunidade do Pavão-Pavãozinho (Rua Saint Roman, 149, Copacabana - Rio de Janeiro, RJ)
Inscrições: http://goo.gl/eblNjL
Contato para Imprensa - Tagarela
Vanessa Santos - vanessa@tagarela.co
Felipe Vinha - felipe@tagarela.co
Telefones: 21 3559.2943 / 21 3169.2943

Sobre o Startup Weekend

Startup Weekend é um evento, mantido pela UP Global, que já teve edições em mais de 932 cidades ao redor do mundo e mais de 3.000 empresas já foram criadas a partir de ideias sugeridas em eventos “Startup Weekend” realizados em mais de 134 países. Criado por uma instituição sem fins lucrativos e executado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e assim passíveis de receber investimento.


See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday March 27th


6:30 pm
Registração
Chegada no evento e check in


7:00 pm
Networking
Troque ideias, prepare seu pitch, conheça outros participantes


7:20 pm
Welcome & Palestra
Welcome do SW e palestra inspiradora


7:30 pm
Pitches Start
Hora de fazer o pitch sobre a sua ideia


9:00 pm
Votação
Todos os participantes votarão nos Pitches preferidos


9:15 pm
Criação de times
Times começam a se formar e discutir suas ideias


10:00 pm
Aquecendo os motores
Comece a fechar times e defina as qualidades necessárias para o mesmo. Seja honesto e direto sobre os recursos e qualidades necessárias para o fim de semana.

Saturday March 28th


9:00 am
Café da manhã
Chegue e faça um lanche, o café está na mesa


9:30 am
Begin Work
Teams formed and setting up workspace for the weekend


12:00 pm
Lunch


1:00 pm
Check-In
After-lunch check-in, status reports, call for help


2:00 pm
Coach Meetings
Coaches help teams one-on-one. They are here to help!


6:30 pm
Dinner


7:30 pm
Check-In
After-dinner check-in, status reports, call for help


10:00 pm
Wrap-Up
Finished for the day. You may stay and work as late as the venue will allow

Sunday March 29th


9:00 am
Breakfast
Arrive, simple breakfast & coffee


10:00 am
Check-In
Coaches arrive. Final opportunity to ask questions


12:00 pm
Lunch


12:30 pm
Coach Meetings
Coaches arrive… ASK QUESTIONS


3:00 pm
Presentation Prep & Tech Check
Final hours of worktime should be focused on perfecting your presentation, tech-check for final presentations also takes place


4:00 pm
Dinner


5:00 pm
Final Presentations


7:30 pm
Judging & Awards


8:30 pm
Wrap-Up


9:00 pm
Go Home!



Speakers


Assur Fernandes

Assur Fernandes II é mineiro, natural de Bocaiuva, MG - mesma cidade onde nasceu o Herbert de Souza (Betinho). Mestre em Administração pelo Coppead/UFRJ, consultor de novos negócios e empreendedor nato. Com passagens pelos EUA, Inglaterra e China, e em empresas como FIAT Automóveis S/A, SEBRAE e AMCHAM, tem mais de uma década de experiência em gestão de negócios. Como empreendedor, já atuou em diferentes áreas, como produção de eventos, educação e instituições de ensino, medicina, alimentação e varejo. Como membro atuante nas comunidades onde viveu, trabalhou como voluntários em diversos projetos sociais, como o próprio CDI, o Junior Achievement, o Projeto Compartilhando e o Rotary Club International. Atualmente é sócio e CEO da Vezpa Pizzas, rede de pizzarias com 6 unidades na cidade do Rio de Janeiro. 

Event Judges


Rodrigo Baggio

Rodrigo Baggio é o fundador e presidente do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), uma organização social com sede no Brasil que visa capacitar as pessoas para combater a pobreza, estimular o empreendedorismo e criar agentes de mudança através do uso de tecnologias de informação e comunicação. O CDI, pioneiro em inclusão digital na América Latina, mantém 842 Centros de Empoderamento Digital em 15 países da América Latina e da Europa e, em 20 anos, já impactou mais de 1,64 milhões de pessoas.  

Rodrigo também desempenha papel no Global Leadership Team da Ashoka, organização líder no campo do Empreendedorismo Social. Vencedor do Entrepreneur for the World Award em 2014 (World Entrepreneurship Forum), Rodrigo Baggio também ganhou mais de 60 prêmios de organizações como a UNICEF, UNESCO, Time, Fortune, CNN e do Fórum Econômico Mundial. Baggio foi nomeado um dos cem Lideranças Jovens Globais (World Economic Forum), considerado um dos 50 líderes latino-americanos que vão fazer a diferença no terceiro milênio (Time Magazine) e uma das 10 personalidades do mundo escolhidas como "principal Voices" no campo de desenvolvimento econômico (CNN, Time and Fortune), juntamente com o Prêmio Nobel Muhammad Yunus e o professor e economista Jeffrey Sachs. Detém o título honorário de Doutor em Letras Humanas da Escola de Ciência da Computação da DePaul University.


Lindalia Reis

CEO Ions Innovation, Diretora de Educação do Gávea Angels, Investidora Anjo, Membro do Conselho da Finep, do Conselho CTSmarts e do Board MIT Technology Review. Engenheira de Produção, Bacharel em Música, Especialista em Gestão do 3° Setor e Executive Program 2010 Singularity University NASA. Lider do Programa de Inovação I9 Rede Globo, conquistou Prêmio IBC Awards 2012, e como Diretora de Inovação da Universidade Estácio, criou o Espaço NAVE (Núcleo de Aceleração e Valorização de Empreendedores), premiada como Melhor Aceleradora pelo Bizpark Awards 2015.


Luiz Oliveira
Físico

Curador do Museu do Amanhã


Cissa Guimarães

Atriz e Apresentadora


Luigi Baricelli

Com 26 anos de carreira artística, o multifacetado Luigi Baricelli é formado em Processamento de Dados, tem mais de 75 trabalhos (entre atuações, como apresentador na TV, cinema e teatro). Empreendedor e investidor anjo com projetos voltados para áreas de tecnologia, comportamento, cognição, educação, marketing e sustentabilidade, seu foco é o desenvolvimento humano.
Acredita que administrar o conhecimento ligando os pontos, habilitando pessoas, podemos não só desenvolver um ser humano, mas uma família, uma casa, um bairro, uma cidade, um estado, um país e o mundo. o conhecimento, o ligar os pontos, o foco e as ações, encadeiam em inovação e transformação.


Coaches and Mentors


Marcelo Roque
Presidente do CONJOVE

Empreendedor de tecnologia, passou por duas rodadas de investimento com sua empresa e ganhou competições de melhor pitch no Vale do Silício. Presidente do Conselho Empresarial de Jovens Empreendedores da Associação Comercial do Rio de Janeiro e conselheiro titular da Confederação Nacional de Jovens Empresários.


Tales Gomes
Plataforma Saúde

Tales Gomes é empreendedor social, formado em Marketing na Universidade Estácio de Sá e em Gestão de Projetos em Kirkwood College, nos EUA como intercambista Fulbright. Possui ainda MBA em Gestão de Negócios pela UFRJ e em 2014 foi eleito pela Editora Abril um dos 10 jovens mais inspiradores do Brasil. Tales é co-fundador da Plataforma Saúde, empresa social que venceu o primeiro Startup Weekend Favela do mundo, realizado no Rio de Janeiro no ano passado.


Rafael Lima
Co founder @ HE:labs

Rafael Lima é empreendedor digital e desenvolvedor web. Sócio da BielSystems, HE:labs, HE:mobile e Startupdev. Famoso por dizer verdades e tirar o melhor de empreendedores.


Caio Moretti
CTO @ Edools.com

CTO na E-dools, possui experiência em liderança de equipes e coaching de métodos ágeis de desenvolvimento, além de ter implementado tais metodologias em diferentes empresas. Participa ativamente do cenário empreendedor brasileiro, é palestrante oficial do SEBRAE nacional e da palestras e treinamentos sobre empreendedorismo e planejamento tecnológico. Já foi palestrante AWS Summit, evento internacional de infra estrutura em cloud, é mentor em Startups e pesquisador na Unicamp com foco em modelagem e mensuração de negócios.


Danilo Tanaka

...


Gustavo Mota
CEO na WeDoLogos

Gustavo Mota, 32 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pela IBMEC, trabalhou como Diretor de Arte na Deskgraphic na divisão de web, fundou a YoungMedia em 1999 e trabalha com internet há mais de 15 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo e Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.


Isabelle Goldfarb
Executive Partner at Olabi

Sócia Diretora do Olabi - Inovação e Tecnologia, Isabelle ministra aulas de finanças e empreendedorismo na ESPM e no IEG. Foi sócia da Mérito Partners, consultoria financeira focada em negócios sustentáveis, e fundadora do aplicativo Zurbb. Atuou na área de M&A da BrMalls e como consultora da Visagio - Engenharia de Gestão. É formada em Engenharia de Produção pela UFRJ e pela Universidad Politécnica de Madrid, estudando também no Instituto de Formação de Lideranças em Israel.


Julia Moura
Diretora Executiva é co-fundadora da Tunnel Lab

Julia Moura Diretora Executiva é co-fundadora da Tunnel Lab uma ONG que auxilia jovens de áreas pobres do Rio a utilizar a tecnologia para desenvolver soluções de negócios para resolver os principais problemas de suas comunidades.
Formada em Publicidade pela PUC-Rio,  Julia tem um Mestrado em Empreendedorismo Social pela Hult International Business School em São Francisco, EUA Já trabalhou com Jon Littman, co-autor dos dois maiores livros sobre a IDEO, e referência em Design Thinking no Vale do Silício. Também teve experiências na GE Healthcare no Kenya e na ONG Yunus Social Business na Alemanha,  cujo fundador é  o Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus


Daniel Morena
Fundador e diretor de tecnologia da 32Bits

Formado em design pela EBA / UFRJ, atua profissionalmente há 15 anos criando diálogos entre design e tecnologia. Antes de fundar a 32Bits em 2003, desenvolveu experiências interativas para internet e publicidade digital. Como diretor de tecnologia, coordena a pesquisa e o desenvolvimento dos produtos e das inovações tecnológicas da empresa, além de dedicar parte do seu tempo ao ensino de tecnologia interativa para designers e artistas visuais.


Leo Feijó
Empresário cultural e consultor no campo da Economia Criativa

Fundou em 1999 o Grupo Matriz, rede com espaços culturais como Casa da Matriz, Teatro Odisseia e Cinematheque, do qual foi diretor até 2010. É coordenador de cursos de extensão no Instituto Gênesis da PUC-Rio, entre os quais o programa Música & Negócios. Gerenciou a Incubadora Rio Criativo (Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro) no período de 2010 a 2012. Realiza com o Sesi Cultural (Sistema Firjan), desde 2012, o Prêmio Noite Rio. Criou o projeto Territórios Criativos, para a Prefeitura do Rio, cujo projeto piloto foi o Méier Criativo, em 2013. Realiza ações permanentes na Lapa e é diretor do SindRio - Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes. Em 2004, fundou o primeiro polo regional de cultura na cidade do Rio de Janeiro, origem de uma rede com 25 polos. É autor de "Rio Cultura da Noite" (Casa da Palavra, 2014).


Thiago Diniz
CTO ChefsClub

Thiago Diniz, é CTO ChefsClub, também foi fundador do Eventick e Mobile Product Manager na PSafe. Formado em ciência da computação pela Universidade Federal de Pernambuco.  Orrganizou por três vezes o Startup Weekend Recife. É facilitador oficial dos eventos Startup Weekend no Brasil.


Vinicius Machado
ACE Aceleratech

‎Corporate Innovation Expert and Head of Education Initiatives at ACE - ‎ACE Aceleratech


Marcel Fukayama

Em 2014 foi escolhido pela revista “Forbes Brasil” um dos 30 brasileiros até 30 anos que está “reinventando o país e assumindo as rédeas do futuro”. Um justo reconhecimento a quem sempre quis causar impactos sociais e ambientais com seu trabalho. Aos 23 anos, diagnosticado com um câncer, trocou o sonho de ficar milionário antes dos 30 pelo desejo de ser “apenas” um agente da mudança. Em 2001, o paulistano, então com 29 anos, abriu uma das primeiras lan houses de São Paulo, para democratizar a internet, numa época em que o celular e o acesso residencial não eram tão comuns. Em 2003, criou o Aula Digital, primeiro programa de alfabetização que usava as lans e que, durante cinco anos, contemplou anualmente mais de 300 crianças de creches e escolas municipais de São Paulo. Até que, em 2008, conheceu Rodrigo Baggio, fundador do CDI (Comitê para Democratização da Internet), ONG que já beneficiou mais de 1,5 milhão de pessoas. “Foi uma conexão imediata”, diz Marcel, que três meses depois já era coordenador de projetos e operações da organização, e hoje é seu CEO Global.


Event Sponsors, and Partners

The Startup Weekend Change Maker Rio team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
Learn how to become a sponsor here.


Signature Sponsors

O CDI é uma organização social que usa a tecnologia para transformação social, empoderando comunidades e estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania.

Visit Website

Gold

Silver


Organizing Team

Techstars Startup Weekend Rio de Janeiro is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Leandro
    Markus
  • Diego
    Gomes
  • Bernard
    De Luna
  • Wanderson
    Skrock

Facilitators


Andre Hotta
Co-fundador da Intexfy

Co-fundador da Intexfy. Trabalhou durante 3 anos como Gerente Regional da Techstars e foi fundador da SmartMob Coworking. Na Techstars gerenciava os programas como Startup Weekend, Startup Next, Startup Week e Startup Digest, capacitando empreendedores e suas comunidades de startups em todo o Brasil. O André começou a sua jornada empreendedora ao abrir seu espaço de coworking, onde pode ajudar e capacitar empreendedores, e também organizar eventos ligados ao empreendedorismo em Florianópolis. É formado em engenharia de produção mecânica pela UFSC.


Event Staff


Ian Romano
CMO @ Bunee.io

Formado em Design Gráfico e empreendedor por natureza. Saindo do seu primeiro estágio da faculdade foi direto empreender e montou uma Agência Digital com outros dois amigos de faculdade. Um tempo depois participou do Startup Weekend Education Rio onde conheceu seus atuais sócios na empresa que foi pré-acelerada na NAVE da Estácio e que deu origem a Bunee.io, empresa investida pela Bossa Nova e selecionada para a 4ª Turma do SEED onde atua como CMO. Participou do início do Cariocas, o ecossistema de Startups do Rio de Janeiro. Foi o Main Organizer do Startup Weekend Olympics Rio, além de staff e mentor de outras edições. Tem experiência com Design, Finanças, Marketing, Costumer Development e Vendas.


Event Blog

See Full Blog


We haven't written any posts yet. Stay tuned!


×