Negawatt Startup Weekend

    Friday, April 17 - 19, 2015


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Judges
  4. Coaches and Mentors
  5. Sponsors
  6. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, Rio de Janeiro, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Negawatt Startup Weekend

Friday, April 17 - 19, 2015



Friday, April 17 - 19, 2015
Event starts at 5:00 pm

Espaço NAVE
Av. Venezuela 43
Rio de Janeiro, RJ 20081-312

Buy Tickets

54 HORAS PARA RESOLVER DESAFIOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E ÁGUA

Quem melhor do que os moradores para criar soluções inovadoras e relevantes para os problemas da própria cidade? Com essa premissa, o Desafio Negawatt promove uma competição de inovação aberta para transformar cidades em lugares mais eficientes e sustentáveis – especialmente nas áreas de eficiência energética e água.
 
Negawatt (ou "megawatt negativo") é uma iniciativa global que irá identificar soluções relevantes de hardware, software, ou de modelos de negócios que podem reduzir a intensidade energética urbana, melhorar a qualidade da prestação de serviços em setores de consumo, e oferecer ferramentas e estratégias de gestão de energia e de água. O Banco Mundial e a Prefeitura do Rio vem trabalhando em iniciativas como o diagnóstico TRACE sobre eficiência energética em vários setores da cidade. O desafio Negawatt é a continuação desse trabalho e visa identificar soluções de impacto nas áreas de efficiência energétcica e de água para a cidade do Rio.
 
A iniciativa já está sendo implementada com sucesso em várias cidades globais, incluindo Nairobi, Kenya, Dar es Salaam, Tanzania e Accra, Gana e acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 17 a 19 de Abril no Espaço Nave da Universidade Estácio.

Interessado em SmartGrid?  Conservação de energia e de água? Soluções inovadoras? Tem idéias de impacto que gostaria de compartilhar, discutir e prototipar?  Junte-se a nós para o Negawatt Startup Weekend!

See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday April 17th


5:00 pm
Credenciamento
Confirme sua inscrição e pegue o material.


6:00 pm
Abertura Oficial
Apresentação do evento


6:30 pm
Palestras
Palestras sobre temas do Desafio Negawatt


7:20 pm
Pitches
Façam fila, todo mundo vai ter sua oportunidade. Venda seu peixe em 1 minuto.


8:20 pm
Votação
Todos os inscritos no evento podem participar da votação. Aproveite para tomar um cafezinho.


9:10 pm
Formação dos Times
Os autores das ideias mais votadas convidam pessoas para entrar em seu time e discutir as ideias.


9:40 pm
Começar a Trabalhar
Comece a formalizar as equipes e fazer um inventário de habilidades. Seja honesto e direto sobre quais recursos e habilidades são necessárias para o fim de semana. Você pode ficar e trabalhar até tarde como o local irá permitir.

Saturday April 18th


8:00 am
Coffee
Aproveite o café e conheça os participantes.


9:00 am
Palestra de Canvas
Palestra de orientação sobre o Canvas.


9:30 am
Hora de trabalhar!
Equipes formadas e reunidas com mentorias.


12:30 pm
Almoço
Hora do almoço


2:00 pm
Mentorias
Os mentores visitam todas as equipes para ajudar no que for preciso.


6:30 pm
Jantar


7:30 pm
Startus Report / Check-in
As equipes deverão equipes fazem um relatório do andamento. Se precisar de ajuda, essa é a hora.


10:00 pm
Final do Dia
Os mentores vão descansar, mas se quiser continue trabalhando.

Sunday April 19th


8:00 am
Coffee
Não perca muito tempo, provavelmente ainda tem muito o que fazer.


10:00 am
Mentorias / Check-In
Última chance de conseguir aquele conselho que estava faltando.


12:30 pm
Almoço


12:30 pm
Mentorias
Se precisar da ajuda de algum mentor específico, essa é a hora.


2:30 pm
Treinamento dos Pitches
Vamos ver como está o pitch, é a hora de escutar e melhorar.


4:00 pm
Coffee Break


5:00 pm
Apresentações Finais
É hora de mostrar seu trabalho incrível.


7:30 pm
Resultado
São 3 vencedores oficiais, mas todos estão prontos pra encarar novos desafios.


8:30 pm
Encerramento
Independente do resultado, comemore. Você fez em um final de semana o que os meros mortais fazem em meses.


9:00 pm
Go Home!


Event Judges


Paulo Cezar
Coordenador de Base Tecnológica do Sebrae/RJ

Com mais de 34 anos de experiência, Paulo Roberto Cezar de Andrade graduou-se, em 1982, em Tecnologia de Processamento de Dados, pela PUC do Rio de Janeiro. Com diversos cursos no Brasil e no exterior, atuou em grandes empresas como: Shell Brasil, Arthur Andersen, Souza Cruz e White Martins, desenvolvendo trabalhos no segmento de controles internos, segurança, auditoria de sistemas e automação. Foi Sócio Diretor do Grupo Solution e da P2R2 Tecnologia Ltda., prestando serviços na área de tecnologia da informação, mapeamento e reengenharia de processos, acompanhamento de projetos e auditoria. Em 2009 ingressou no SEBRAE/RJ (Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas do RJ) no cargo de Assessor da Presidência do Conselho, assumindo, a partir de 2012, a gestão do Projeto de Desenvolvimento de Empresas Startups no Rio de Janeiro e em 2016 a Coordenação de Base Tecnológica.


Marcio Americo (Mentor Especialista Industrial)
Diretor na Jordão Engenharia

Engenheiro Eletricista, com Mestrado em Eletrônica de Potência. Atuou como Pesquisador Contratado por 10 anos no CEPEL (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobrás). Hoje é sócio da empresa Jordão Engenharia, empresa que foi reconhecida pela Aneel com uma das 10 empresas que mais se envolvem em projetos de Pesquisa & Desenvolvimento do setor elétrico. Atua em projetos de eficiência energética para grandes empresas nacionais e internacionais. Nas horas vagas fica tentando baixar o seu tempo para resolver o Cubo Mágico (que hoje é de 2 minutos).


Antonio Raad

Engº responsável pelo programa de eficiência energética da Light, atua a mais de 20 anos na área de eficiência energética, formado em Engª Elétrica pela UFRJ, com mestrado em planejamento energético pela COPEE/UFRJ e pós graduação em conservação de energia pelo CEFET/RJ coordena o GT de Eficiência Energética da ABRADEE


Coaches and Mentors


Lindalia Reis

CEO Ions Innovation, Diretora de Educação do Gávea Angels, Investidora Anjo, Membro do Conselho da Finep, do Conselho CTSmarts e do Board MIT Technology Review. Engenheira de Produção, Bacharel em Música, Especialista em Gestão do 3° Setor e Executive Program 2010 Singularity University NASA. Lider do Programa de Inovação I9 Rede Globo, conquistou Prêmio IBC Awards 2012, e como Diretora de Inovação da Universidade Estácio, criou o Espaço NAVE (Núcleo de Aceleração e Valorização de Empreendedores), premiada como Melhor Aceleradora pelo Bizpark Awards 2015.


Thiago Diniz
CTO ChefsClub

Thiago Diniz, é CTO ChefsClub, também foi fundador do Eventick e Mobile Product Manager na PSafe. Formado em ciência da computação pela Universidade Federal de Pernambuco.  Orrganizou por três vezes o Startup Weekend Recife. É facilitador oficial dos eventos Startup Weekend no Brasil.


Paulo Coimbra
Project Director da Nuuvem.com

Mais de 10 anos de experiência em design de interação, nas áreas de web, mobile e TV Digital. Design de interação, Arquitetura da Informação, projeto de fluxos e foco em UX; Padrões Web; SEO. Análise de posicionamento e estratégias de comunicação, levantamento rápido de especificações, prototipagem, personas, mapas de fluxo e conteúdo. Gerenciamento de projetos e coordenação de times; Convívio com os processos do PMI, CMMI, testes de Qualidade e SCRUM. Project Director da Nuuvem.com, startup que se tornou a maior plataforma de distribuição de jogos da América Latina.


Rodrigo Afonso
Social and Tech Entrepreneur

Rodrigo "Kiko" Afonso é um profissional que vive a Internet no seu core, com larga experiência em desenvolvimento web, mídia social, arquitetura de software, infra-estrutura de rede, conectividade sem fio, soluções móveis e projetos de desenvolvimento de software.


Monique Fernandes
Founder @Tagarela

Programadora, jornalista e, principalmente, tagarela desde criança. Monique Fernandes nasceu em uma época onde a palavra “empreendedorismo" não existia no dicionário brasileiro e os jovens eram preparados para buscar a estabilidade de um concurso público. Exemplos empreendedores eram raros. Os femininos eram quase inexistentes, mas, contra todas as circunstâncias, teve a sua primeira incursão no mundo empreendedor no ramo da alimentação em 2007.

A tentativa frustrada a levou de volta ao mercado da comunicação em 2009. Inquieta por natureza, buscou meios de mudar a forma de entregar melhores resultados para os clientes, por isso, especializou-se em marketing no Ibmec. Até que surgiu a possibilidade de realizar um velho sonho: ter seu próprio negócio. Após uma sociedade malsucedida, Monique criou a Tagarela em 2013.

Com um ampla experiência no segmento de startups, Monique, além de ser a Tagarela-Mor, é facilitadora do Startup Weekend e mentora em diversos programas de startups e aceleradoras. Monique também foi vencedora do StartupAwards na categoria Melhor Profissional de Imprensa em 2017. Nas horas vagas, se dedica às suas paixões: cozinhar, beber mate e treinar Jiu-Jitsu!



Bernard De Luna
CEO @ Bunee.io - Magician @ Startup NAVE

Bernard De Luna atua em projetos digitais desde 1999, já participou de diversos projetos do Brasil, EUA, Inglaterra, França e Austrália. Tem quase 10 anos de experiência na área de Produtos e inovação, tendo passado por empresas como Jornal do Brasil,  Petrobras, Melt DSP, Videolog.tv, Estante Virtual, iMasters. Atualmente é CEO da https://bunee.io, além de possuir a DELUNA Creative, uma empresa focada em consultoria e oficinas criativas de produto e inovação. Especializado em Front-end, Design funcional e Marketing Digital, Bernard já deu mentoria na Lean Startup Machine, Startup Weekend, Next, ACE, Ideation, Coca-cola, Cisco, Banco Mundial, Sebrae, Unisuam, Papaya Ventures, Furnas, Estácio, Startup NAVE e 21212, já apresentou dezenas de eventos, incluindo Spark Awards 2015 pela Microsoft e Startup Awards 2016 pela ABStartups. Já palestrou em mais de 200 eventos pelo Brasil, além do evento internacional do W3C, Startup Camp LATAM, HTML5DevConf, BRAPPS, entre outros. No tempo vago, adora tirar foto do seu cachorro com a hashtag #jupidog, tem uma mania feia de falar em terceira pessoa e se auto-intitula "sexy projects specialist".


André Diamand
Venture One

Andre Diamand é nome referência do empreendedorismo Brasileiro. Após a venda de sua empresa de segurança digital em 2009, se dedicou a fomentar o empreendedorismo no país, tendo atingido a posição de Presidente da Associação Brasileira de Startups em 2015. Autor, investidor anjo, palestrante e mentor de mentores, é figura constante na mídia (Jô Soares, Fantástico, GloboNews), foi da banca do programa Startup Brasil do CNPQ, membro de conselho de várias empresas, jurado no IBM Smart Camp, dentre outros. Seu mais recente projeto é a criação da metodologia “Sexy Startup”, que vem sendo adotada não apenas por Startups mas também por grandes empresas que dominam o mercado de seus respectivos nichos.


Vinicius Machado
ACE Aceleratech

‎Corporate Innovation Expert and Head of Education Initiatives at ACE - ‎ACE Aceleratech


Caio Moretti
CTO @ Edools.com

CTO na E-dools, possui experiência em liderança de equipes e coaching de métodos ágeis de desenvolvimento, além de ter implementado tais metodologias em diferentes empresas. Participa ativamente do cenário empreendedor brasileiro, é palestrante oficial do SEBRAE nacional e da palestras e treinamentos sobre empreendedorismo e planejamento tecnológico. Já foi palestrante AWS Summit, evento internacional de infra estrutura em cloud, é mentor em Startups e pesquisador na Unicamp com foco em modelagem e mensuração de negócios.


Event Sponsors, and Partners

The Negawatt Startup Weekend team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
Learn how to become a sponsor here.


Evento

Parceiros


Organizing Team

Techstars Startup Weekend Rio de Janeiro is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Marcela
    Sabino
  • Renata
    Salvini

Facilitators


Tony Celestino

Empreendedor com mais de 10 anos de experiência, fundou sua primeira startup de base tecnológica em 2012. Desde então assumiu uma posição de liderança no ecossistema brasileiro de startups. Contratado em 2013 pela Techstars para inaugurar e comandar a operação no Brasil. Sob sua liderança o Startup Weekend saiu de nove edições anuais para mais de 100 em 2017, impactando mais de 30.000 pessoas e se consolidando como o principal programa de apoio e fomento a comunidades empreendedoras no Brasil. 



Event Blog

See Full Blog


We haven't written any posts yet. Stay tuned!


×