Startup Weekend Rio de Janeiro

    Friday, May 20 - 22, 2016


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Speakers
  4. Judges
  5. Coaches and Mentors
  6. Sponsors
  7. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, Rio de Janeiro, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend Rio de Janeiro

Friday, May 20 - 22, 2016



Friday, May 20 - 22, 2016
Event starts at 6:00 pm

Istituto Europeo di Design (IED)
Av. João Luiz Alves, 13
Urca
Rio de Janeiro , Rio de Janeiro 22291-090

Buy Tickets

Se você tem uma ideia de negócio inovador, chegou a hora de colocá-la em prática!

Venha participar do Startup Weekend Rio de Janeiro. São 54 horas de intenso aprendizado em um evento que está revolucionando o mundo das Startups. Com a ajuda de mentores experientes você vai transformar seu sonho de empreender em realidade, modelando, testando, desenvolvendo, entregando um produto e ainda concorrer a vários prêmios.

Saiba mais sobre o Startup Weekend em nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/swrio/), e adquira já seu ingresso por aqui (https://www.sympla.com.br/startup-weekend-rio-de-janeiro__64524).

Você pode participar em uma das três categorias: Negócios, Design ou Desenvolvimento. 

Inscreva-se o quanto antes, as vagas são limitadas.

Related Events

Setup for Success Before/After Startup Weekend



See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday May 20th


6:00 pm
Credenciamento
Recepção e entrega de credenciais


7:00 pm
Coffe Break
Sirva-se. É bom se alimentar. Acredite, você vai precisar


7:20 pm
Apresentando o evento
O facilitador explicará como funciona o weekend e dará todas as dicas de como o evento deverá ocorrer nas 54 horas subsequentes.


7:30 pm
Gabriel Gaspar
Palestra inspiracional com Gabriel Gaspar


8:00 pm
Apresentando do seu Pitch
Os participantes apresentarão suas ideias em um pitch de um minuto.


9:00 pm
Votação
Todos os participantes escolhem as melhores ideias que seguem para próxima etapa do weekend.


9:15 pm
Formando Times
Os participantes se organizam em torno das ideias que foram selecionadas e formam-se times que trabalharão para que a ideia se transforme na mais nova Startup de sucesso no Rio de Janeiro


10:00 pm
Hora de trabalhar
Os times se organizam em torno das habilidades individuais de cada membro. Nessa hora é importante ser claro e sincero sobre o que você pode fazer para ajudar seu time a vencer, pois o trabalho em equipe é fundamental e seus novos sócios vão contar com você. Aproveite cada minuto no local.

Saturday May 21st


9:00 am
Café da manhã
Chegue e alimente-se. Acredite, você vai precisar de energia.


9:30 am
Palestra


10:00 am
Mãos à obra
Hora de organizar a área de trabalho no IED para o resto do fim de semana


12:00 pm
Almoço
Dê um pouco de energia para o seu corpo e relaxamento para sua mente. Não exagere. Pode ser que você tenha que correr pela cidade atras de seus leads.


1:00 pm
Check-In
Depois do almoço é hora de apresentar-se, passar um status report e pedir ajuda caso necessário.


2:00 pm
Eles, os mentores
Os mentores chegam para ajudar, através de sua experiência, levantando questões importantes e que vão abrir suas mentes para outras possibilidades. Acredite, é importante quebrar paradigmas.


6:30 pm
Jantar
Uau... passou rápido. Hora de se alimentar e reunir forças, estamos quase chegando na metade do caminho


7:30 pm
Check-In
Depois do jantar é hora de apresentar-se, passar um status report e pedir ajuda. Com certeza vai ser necessário agora.


10:00 pm
Por hoje é só?
Finalizando o trabalho de sábado no IED, mas não acaba quando termina. Fique o máximo de tempo que puder mas você também pode continuar fora dali. Amanhã seus resultados podem mudar. Foco!

Sunday May 22nd


9:00 am
Café da manhã
Uau, a noite foi tensa. Alimente-se bem para as próximas emoções.


9:30 am
Pitch
Palestra sobre Pitch com Paulo Cezar - Coordenador de Base Tecnológica do Sebrae/RJ


10:00 am
Check-In
Os mentores estão ai novamente. Hora de tirar as últimas dúvidas para sua startup decolar.


12:00 pm
Almoço
O Pitch precisa estar perfeito, o canvas ajeitado mas o estômago não pode estar vazio. Alimente-se.


12:30 pm
Coach meetings
Hora de perguntar! Ter seu pitch avaliado e treinado é importante, mas pergunte, pergunte e pergunte. Seu time pode ser ainda melhor.


3:00 pm
Pitch e Produto
Faltam poucas horas. Apresente os seu resultados até aqui e colete mais feedbacks. Hora de realizar ajustes finos.


7:00 pm
Jantar
Agora falta pouco. Recupere suas energias para apresentar e torcer por sua startup


7:30 pm
Agora, o Juri.
Chegou a hora de apresentar seu trabalho até aqui. Reúna seu time para torcer pelo seu pitch e receba o feedback dos jurados. Nem sempre o primeiro é o melhor, lembre-se disso.


9:00 pm
"And the winner is"
Hora de celebrar a conquista de todos os times, a evolução de cada empreitada de um intenso final de semana. Agora é só voltar pra vida real e colocar essa nova empresa pra frente!



Speakers


Paulo Cezar
Coordenador de Base Tecnológica do Sebrae/RJ

Com mais de 34 anos de experiência, Paulo Roberto Cezar de Andrade graduou-se, em 1982, em Tecnologia de Processamento de Dados, pela PUC do Rio de Janeiro. Com diversos cursos no Brasil e no exterior, atuou em grandes empresas como: Shell Brasil, Arthur Andersen, Souza Cruz e White Martins, desenvolvendo trabalhos no segmento de controles internos, segurança, auditoria de sistemas e automação. Foi Sócio Diretor do Grupo Solution e da P2R2 Tecnologia Ltda., prestando serviços na área de tecnologia da informação, mapeamento e reengenharia de processos, acompanhamento de projetos e auditoria. Em 2009 ingressou no SEBRAE/RJ (Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas do RJ) no cargo de Assessor da Presidência do Conselho, assumindo, a partir de 2012, a gestão do Projeto de Desenvolvimento de Empresas Startups no Rio de Janeiro e em 2016 a Coordenação de Base Tecnológica.


Gabriel Gaspar

Gabriel Gaspar é o Ceo e Co-fundador do Nibo, uma empresa de tecnologia que está revolucionando a forma como contadores cumprem suas obrigações, se relacionam com seus clientes e administram seus negócios. Gabriel começou sua carreira na McKinsey & Co, assessorando as maiores empresas da América Latina na definição de suas estratégias, fusões e aquisições e melhorias operacionais. Antes de empreender, atuou como CFO das operações no Brasil das multinacionais Hamon Group e Beneteau Group.


Elizete Ignácio
Fundadora e Diretora Executiva da Clave de Fá

Fundadora e Diretora Executiva da Clave de Fá Pesquisas e Projetos, empresa incubada pela Incubadora Rio Criativo, Elizete Ignácio é graduada em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia Cultural, com larga experiência em desenho de pesquisa e gestão de equipes multidisciplinares. Destaque para gestão de projetos e realização de pesquisas de mercado e pesquisas sociais aplicadas em economia criativa e avaliação de impacto. É consultora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas e do Sebrae RJ. Idealizadora do Prêmio Rio V.I.E.S Moda, projeto que visa reconhecer ações inovadoras da moda ética carioca. Desenhou e coordenou diversos projetos sobre informalidade na economia criativa, como a pesquisa Territórios da Moda Carioca, Economia do  Funk e Tecnobrega: o Pará reinventando o negócio da música, todos voltados para a mensuração da informalidade. Coordena o projeto Método POP: Pesquisa Orientada para Pessoas, que visa apontar as pesquisas sociais como base para desenvolvimento de inovação e POP Pitching, para valorização das pesquisas aplicadas de alunos de Ciências Humanas.

Event Judges


Bernardo Monzo
Gestor do Projeto de Desenvolvimento de Empresas Startups do Sebrae/RJ

Economista com MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Inovação, com diversos outros cursos em temas como negociação, estratégia, liderança e coaching e pesquisa. Atua há mais de 20 anos no Sebrae/RJ tendo acumulado experiências em empreendedorismo, consultoria, articulação institucional, palestras, gestão de projetos setoriais e territoriais entre outras.


Victor Gonçalves
Service Designer & Business Innovation Consultant

Coordenador de Design de Estratégico e líder da divisão de negócios na ADDTECH, Certified ScrumMaster pela Scrum Alliance, Practitioner em Programação Neurolinguística e membro profissional do Interaction Design Foundation. Formado em Design, é especialista em Neurociência e Antropologia pela ESPM - RJ, e em Mídias Interativas pelo Instituto Infnet. Possui MBA em Gestão de Pessoas, é especialista em Análise Comportamental e Microexpressões, e professor de Design de Serviços e Inovação em Modelos de Negócios nos MBAs de Design de Interação no SENAC RJ e de Gestão da Inovação na FGV.


Bernard De Luna
CEO @ Bunee.io - Magician @ Startup NAVE

Bernard De Luna atua em projetos digitais desde 1999, já participou de diversos projetos do Brasil, EUA, Inglaterra, França e Austrália. Tem quase 10 anos de experiência na área de Produtos e inovação, tendo passado por empresas como Jornal do Brasil,  Petrobras, Melt DSP, Videolog.tv, Estante Virtual, iMasters. Atualmente é CEO da https://bunee.io, além de possuir a DELUNA Creative, uma empresa focada em consultoria e oficinas criativas de produto e inovação. Especializado em Front-end, Design funcional e Marketing Digital, Bernard já deu mentoria na Lean Startup Machine, Startup Weekend, Next, ACE, Ideation, Coca-cola, Cisco, Banco Mundial, Sebrae, Unisuam, Papaya Ventures, Furnas, Estácio, Startup NAVE e 21212, já apresentou dezenas de eventos, incluindo Spark Awards 2015 pela Microsoft e Startup Awards 2016 pela ABStartups. Já palestrou em mais de 200 eventos pelo Brasil, além do evento internacional do W3C, Startup Camp LATAM, HTML5DevConf, BRAPPS, entre outros. No tempo vago, adora tirar foto do seu cachorro com a hashtag #jupidog, tem uma mania feia de falar em terceira pessoa e se auto-intitula "sexy projects specialist".


Marcos André

O gestor público de cultura, diretor criativo, empreendedor serial e músico Marcos André Carvalho é assessor especial de Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro é o Diretor da Incubadora Rio Criativo. Foi Secretário Nacional de Economia Criativa do Ministério da Cultura de 2013 a 2015. Formado em Comunicação social pela PUC - Rio, foi também o responsável pela concepção e implementação da Incubadora Rio Criativo. De 2008 a 2013 coordenou a implantação da rede de pontos de cultura do estado do Rio e de programas de intercâmbios e exportação de cultura. Capitaneou também programas de fomento a indústria do Carnaval, ao Funk e a grupos de patrimônios imateriais. Nos anos de 2012 e 2013 foi responsável por programas culturais nas comunidades pacificadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora- UPPs.


Claudia Wilson
Diretora de Novos Negócios da Outsource Brazil (OBR) / Diretora da Assespro RJ

Sócia e Diretora de Novos Negócios da OUTSOURCE BRAZIL; Diretora da Assespro RJ, Diretora de Relações Internacionais da Assespro Nacional. Associada Assespro TI Angels. Coordenadora do Comitê de Inovação do GrupoCIOxASSESPRO'RJ Fundadora e CEO da Easynet Internet Services, umas das primeiras empresas de internet  para o mercado corporativo. Membro do conselho de gestão do Startup Rio. Desde 2012 é incentivadora do desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e mentora start-ups.  Formada pela PUC RJ em TIC.


Leonardo Filardi
Head de Aceleração e Investimento para Yunus Social Business Brasil

Especialista em Design Thinking pela Universidade de Stanford e Criação de Negócios de Alto Impacto por Babson College. 
Experiência na criação e desenvolvimento de startups de alto impacto.


Vinicius de Paula Machado
Empreendedor social, cofundador do Somos GOMA, cofundador do Carioteca

Empreendedor Social, Sócio-fundador da Carioteca, uma empresa social que tem como propósito fomentar comportamento colaborativo, especializada em estabelecer novas formas de interação entre pessoas e empresas utilizando metodologias de processos colaborativos, design thinking e facilitação de diálogos. Cofundador da GOMA, uma associação composta por 80 empreendedores e 27 empresas que se uniram para fomentar economia colaborativa, inovação social e design sustentável na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Parte do quadro de professores da Perestroika.
Idealizador e facilitador do workshop Empreenda a Si Mesmo.


Coaches and Mentors


Arthur Castro
Top 3 Mobile Professionals in Brazil

Listado como um dos 3 profissionais destaque em mobile pela Digitalks, Arthur tem passagens por Qranio, Movile, Dafiti e Esporte Interativo, ajudando de alguma forma seja com Produto, UX e criatividade a conquistar mais de 3 milhões de downloads e $40milhões em vendas. Primeiro aluno internacional aprovado na San Francisco Product School, é mentor da Nave Aceleradora, Liga Ventures, Desafio Cisco, e vários Startup Weekends. Tem mais de 50 palestras, 100 artigos na conta e é viciado em fazer as coisas acontecerem e pizza.


Giovanni Keppelen
Growth and BI Engineer

Growth e BI Engineer na Descomplica, organizador e fundador das conferências, Front in BH, Rio.Js. Community Manager Rio.JS. Co-foudador da BrazilJS Foundation, uma iniciativa sem fins lucrativos para comunidade desenvolvedores do Brasil.


Guga Alves
Happiness Engineer no WordPress.com / Automattic

Analista de Sistemas, Pós graduado em Gestão Estratégica em Marketing Digital e idealizador do site Tudo Para WordPress, Guga é Happiness Engineer na Automattic / WordPress.com e conhecido como uma das referências do SEO e WordPress no nosso país, já tendo trabalhado em diversos cases como Canal Futura, Corpo Perfeito, Catraca Livre, entre outros.


Ian Romano

Formado em Design Gráfico e empreendedor por natureza. Saindo do seu primeiro estágio da faculdade foi direto empreender e montou uma Agência Digital com outros dois amigos de faculdade. Um tempo depois participou do Startup Weekend Education Rio onde conheceu seus atuais sócios na empresa que toca até hoje, a 3days focada em Inovação em Talentos. Foi o Main Organizer do Startup Weekend Olympics Rio e mentor de outras edições. Tem experiência com Design, User Experience, Growth Hacking, Business e finanças, além de tirar fotos e filmar o Mundo De Luna nas horas vagas.


Julio Lussari
Consultor | Palestrante | Facilitador | Blogueiro: Inovação, Marketing, Empreendedorismo e Carreira

MBA em Marketing e Gestão de Negócios. É facilitador, palestrante e blogueiro nas áreas de Inovação em Planejamento de Carreira, Empreendedorismo, Inovação em Modelos de Negócios e Marketing Estratégico. É formado em Coaching Integral Sistêmico pela FEBRACIS e fez especializações em Planejamento de Mídia, Produção de Eventos e Business Strategy.


Marcelo Macedo
Sócio @ Tangerina - Design com propósito

Marcelo Macedo une a experiência de 20 anos de empreendedorismo aos desafios de criar e desenvolver negócios inovadores através do Design Thinking, na Tangerina, empresa de design de estratégia e negócios. Administrador, fez MBA em Gestão Estratégica pela USP e é Mestrando em Economia Empresarial. Seu atual e principal "projeto" é educar o pequeno Heitor.


Marcelo Nascimento
Coord. de Estratégia - IED

Marcelo Nascimento é designer especializado em design thinking, UX e planejamento estratégico de comunicação. Tem ampla experiência no desenvolvimento de estratégias para marcas, tendo atendido clientes como FGV, Disney, Bayer, Ticket, Atento, Coca-Cola entre outras grandes empresas. É sócio e gestor de Inovação da BINKY.


Paula Quaiser

Canvas Coaching Specialist & Business Coach: Pós-Graduada em Gestão e Marketing, Certificação Internacional BCI - Behavioral Coaching Institute pela Academia Brasileira de Coaching e pela We Create Coaching Portugal. Certificada em Business Modeling Canvas com Alexander Osterwalder em 2012, Master Coach Business Model You, Certificação com Timothy Clark em Londres, 2014. (primeira brasileira certificada em BMY). Consultora integral da incubadora de empresas Experimental AD/Venture (2010/ 2012), e há cinco anos, Business Coach. Palestrante do Super Coach, o maior evento anual de Coaching do Rio de Janeiro. Precursora do método Canvas Coaching no Brasil, fundadora da Canvas Academy.


Renata Salvini

Coordenadora do Programa Startup Nave Estácio, programa de pré-aceleração que já acelerou mais de 45 startups da ideação à validação e MVP. Vencedor do Prêmio Spark Awards 2015 nas categorias Melhor Universidade para Empreendedores: Estácio e Melhor Aceleradora: Startup Nave. Foi coordenadora do Programa de Inovação i9 Rede Globo, que conquistou o Prêmio Internacional de Inovação do IBC Awards 2012. Renata é administradora e gerente de projetos.


Sabrina Gallier

Formada em publicidade e propaganda pela San Diego State University, atualmente é CMO da startup australiana Cognitives. Sabrina é co-fundadora e conselheira em Marketing do Nibo, já liderou o departamento de marketing online do Peixe Urbano e fez consultorias para várias startups nos últimos anos. Antes, morou 10 anos na Califórnia, onde trabalhou com clientes internacionais como BlackBerry, Intel e Lenovo, entre outros.


Thais Oliveira
Gerente do programa LiveWIRE Brasil

Gerente de projetos dos programas Shell Iniciativa Jovem e Shell Iniciativa Empreendedora (LiveWIRE Brasil) no Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). Sócia da empresa MX Express Transportes Logísticos, empresa de transporte e logística de cargas aéreas internacionais.   Com especialização em Gerenciamento de Empresas e Marketing e em Gerenciamento de Projetos. Atua como palestrante nas áreas de empreendedorismo e liderança jovem, é conselheira no Conselho de Jovens Empreendedores (CONJOVE) - da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), mentora da Rede Cidadã e outras organizações e, membro do Comitê da Rede Global de Empreendedorismo (RGE).


Wagner Pontes
Gerente de Projetos Ágil e Lean / Agile Coach

Gerente de Projetos Ágil e Lean / Agile Coach. Fundador da [brCanvas] focada na aceleração de ideias utilizando abordagens Agile Thinking,  Lean Thinking e Design Thinking. Especialista em metodologias ágeis, agile coach, facilitador, instrutor e gerente de projetos ágil e lean. Desenvolve equipes ágeis de projeto, constrói ambientes de aprendizagem contínua e colaborativa que entregam produtos que realmente gerem valor agregado. Possui mais de 20 anos no mercado de tecnologia da informação e gestão de projetos tendo trabalhado em diversos clientes tais como: Sul America, Seguradora Líder, Mongeral, ONS, Natura, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, dentre outros


Event Sponsors, and Partners

The Startup Weekend Rio de Janeiro team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
Learn how to become a sponsor here.


Patrocínio

Apoio


Organizing Team

Techstars Startup Weekend Rio de Janeiro is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Ricardo
    Motta
  • Aline
    Pina

Facilitators


Thiago Diniz
CTO ChefsClub

Thiago Diniz, é CTO ChefsClub, também foi fundador do Eventick e Mobile Product Manager na PSafe. Formado em ciência da computação pela Universidade Federal de Pernambuco.  Orrganizou por três vezes o Startup Weekend Recife. É facilitador oficial dos eventos Startup Weekend no Brasil.


Event Blog

See Full Blog


We haven't written any posts yet. Stay tuned!


×