Startup Weekend Inatel

    Friday, April 29 - May 1, 2016


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Judges
  4. Coaches and Mentors
  5. Sponsors
  6. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, Santa Rita do Sapucaí, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend Inatel

Friday, April 29 - May 1, 2016



Friday, April 29 - May 1, 2016
Event starts at 6:00 pm

Instituto Nacional de Telecomunicações
Av. João de Camargo, Número 510
Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais CEP 37540-000

Buy Tickets

O que desafia, inspira, transpira e transforma!

Quando falamos de Startup Weekend, falamos de realizar sonhos, projetar ideias, e coloca-las em prática! 

Mas o que é o Startup Weekend? 

O Startup Weekend é um evento que ocorre em mais de 95 países ao redor do globo. Empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas são envolvidos em uma competição de startups que ocorre em 54 horas de muita ação. 

São mais de 8190 startups criadas!

Tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times- As ideias mais votadas são escolhidas para serem desenvolvidas como startups.

Durante o sábado e o domingo, os times trabalham duro para encontrar um modelo de negócios de sucesso e criar um Produto Viável Mínimo, utilizando metodologias e ferramentas como Lean StartupBusiness Model Generation e Desenvolvimento de Clientes.  – Os participantes ainda contarão com o suporte de mentores que contribuirão com suas experiências na área.

No domingo, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks valiosos de jurados experts! 

Esse tipo de evento já foi realizado em mais de 500 cidades no mundo, e Santa Rita do Sapucaí é a segunda cidade brasileira de interior a receber o evento!Não era para ser diferente, pois inovação e empreendedorismo estão no ar da cidadezinha que já conta com mais de 150 micros e pequenas empresas de Tecnologia!

Está com dúvida sobre o evento? Acesse nosso perguntas e respostas que fizemos com muito carinho para vocês: 
F.A.Q




See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday April 29th


6:00 pm
Credenciamento
Chegar ao local e se apresentar!


6:30 pm
Jantar & Networking
Comer, compartilhar ideias e conhecer os outros Startupers!


7:30 pm
Boas Vindas & Instruções
Vamos se achegar Startupers!


7:50 pm
Palestra
Palestra monstro ;)


8:50 pm
Início dos Pitches
Participe, mostre a sua ideia em um Pitch!


9:50 pm
Formação dos Times
Escolha uma ideia ou seja escolhido!


10:30 pm
Workshop


11:00 pm
Que os jogos comecem!
Comece a fechar times e defina as qualidades necessárias para o mesmo. Seja honesto e direto sobre os recursos e qualidades necessárias para o fim de semana.

Saturday April 30th


8:00 am
Café da Manhã
Vamos carregar as baterias?


9:00 am
Início do Trabalho
Equipes formadas, Work Hard Play Hard!


12:00 pm
Workshop


12:30 pm
Almoço
Alguém com fome?


8:00 pm
Jantar
Repondo as energias!


8:30 pm
Workshop


10:00 pm
Cama ou trabalho!
Você pode ir dormir ou voltar a trabalhar com sua equipe. Dormir pra que?

Sunday May 1st


8:00 am
Café da Manhã
Vamos repor as energias?


9:00 am
Mais trabalho!
Ultimo dia galera, muito trabalho ainda pela frente!


10:30 am
Ensaio das Apresentações
Preparem-se!


12:30 pm
Almoço
Porque saco vazio não para no palco!


4:00 pm
Entrega das Apresentações
Bora?


4:30 pm
Apresentação Final
Ta na hora!


6:30 pm
Juri e Premiações
Ta acabando ;(


7:30 pm
Encerramento
Bem-vindo a uma nova visão de mundo!


Event Judges


Jesper Rhode
Speaker & Facilitator @ Hyper Island

Líder de negócios baseados em inovação e tecnologias exponenciais. Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Técnica de Copenhague, na Dinamarca, já trabalhou com diversas empresas, marcas internacionais e startups. Foi executivo global em empresas como Ericsson e Alston. É também cofundador do Distrito Makers, professor de MBA na Fundação Getúlio Vagas, professor e consultor na Hyper Island, vice-presidente da Câmara de Comércio Dinamarquês-Brasileira, entre outros.


Renato Valente
Teléfonica Open Future Country Manager

Executivo com mais de 12 anos de atuação em áreas de planejamento estratégico e desenvolvimento de negócios em empresas como IBM e TAM, além de ser investidor anjo, membro da Anjos do Brasil, e de acumular experiência como empreendedor.
Em 2010, fundou a Ocapi, startup de tecnologia para publicidade, foi investidor anjo da empresa, depois atuou como COO e liderou o processo de venda da empresa. A Ocapi foi uma das selecionadas na primeira turma do Start-Up Brasil (Programa Nacional de Aceleração de Startups, uma iniciativa criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sendo acelerada pela Wayra Brasil.
Após a saída da operação da Ocapi, voltou a investir em startups e esteve à frente do portfólio de empresas do Start-UP Brasil, atuando como Coordenador de Aceleração. Formado em Administração de Empresas (FAAP), Pós-Graduado em Gestão de Negócios (ESPM), fez especialização no IESE de Barcelona e atualmente cursa MBA no Insper



Felipe Mariani


Bacharel em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi membro ativo do Movimento Empresa Júnior e desenvolveu competências em gestão, finanças e inovação. Passou pelo setor de construção civil atuando nas áreas de planejamento estratégico e de recursos humanos, gestão financeira e de processos, e relação com investidores. Trabalhou na área de Trade Finance do banco HSBC negociando contratos de câmbio e derivativos, dentre outros produtos financeiros. Desde 2013 analisa e estrutura projetos de investimento em startups de base tecnológica na Fundep Participações S.A., tendo participado da avaliação de mais de 350 oportunidades e da aprovação de todos os investimentos realizados pela empresa até o momento. Possui grande interesse por inovação tecnológica e venture capital, é estudioso do tema e participa ativamente de diversas iniciativas do ecossistema mineiro de empreendedorismo e inovação.


Edsmar Resende

Gerente de venture capital da Inseed Investimentos gestora dos fundos Criatec 1, FIMA - Fundo de Inovação em Meio Ambiente, Criatec 3.Atua como "cross pollination" gerando valor e oportunidades ao conectar ideias, pessoas e negócios.Advogado (UEL) especialista em Desenvolvimento Local e Sustentabilidade. Possui 16 anos de experiência na área de Sustentabilidade com foco em inovação e estratégia. Tem experiência multisetorial: Mineração, Energia, Sucroalcooleiro, Financeiro e Terceiro Setor.


Liliane Alves
Analista Técnica na Sebrae-MG, Sócia na Destino Viagens

Inspirada pela cultura do empreendedorismo e o mindset Startup, possui experiência na coordenação de projetos, desenvolvimento de estudos, metodologias e ferramentas de inovação para micro e pequenas empresas.Com formação na área de turismo, administração e gestão de projetos no Brasil e de aspectos culturais em negócios na Alemanha, possui uma visão multidisciplinar aplicada em negócios, tecnologia, inovação e análise de tendências.Coordenou no último ano o projeto Identidade Startup Sebrae Minas com o objetivo de desenvolver ações que fomentem a construção de um ecossistema favorável à alavancagem de startups mineiras para o cenário nacional e internacional e atualmente trabalha como Analista de Inovação no Sistema de Formação Gerencial do Sebrae Minas para formação de jovens empreendedores.


Coaches and Mentors


Guto Ferreira
Presidente ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial)

Jornalista, pós graduado em Gestão Pública e MBA em Empreendedorismo e Novos Negócios. É presidente licenciado da Confia Microcrédito, uma das principais organizações de microfinanças do país. Atualmente, está como presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).  É palestrante nacional e internacional nos temas Empreendedorismo, Economia Criativa, Microcrédito e Smart Cities. Foi coordenador de empreendedorismo da prefeitura de São Paulo de 2010 a 2013. No mesmo período coordenou os trabalhos do Fórum de Cidades do Mercosul na avenida de Juventude. É mentor, palestrante e jurado em diversos eventos, como Campus Party, Slush Impact, Epicentro e Startup Weekend. Apaixonado por transformar o mundo pela educação é louco, inconformado e disse que vai botar fogo no evento. 


Cristiano Soares
Empreendedor

Co-fundador e ex-CEO da Vaniday, marketplace de serviços de beleza, que em 2015 recebeu aporte de R$55milhões do fundo Rocket Internet, atualmente presente em Cingapura, Austrália e Emirados Árabes. Co-fundador da startup Glym conseguido um exit em 8 meses na venda da empresa para o grupo alemão Rocket Internet. Palestrante nas áreas de Inovação e Marketing Digital. Atualmente dirige a AgênciaClub, startup recém lançada para auxiliar a digitalização de pequenos e médias empresas e a AfilioClub, uma rede de afiliados inovadora com foco nas redes sociais.



Mariana Vasconcelos
Agrosmart

Co-fundadora na Agrosmart, emprehsa de soluções em Internet das coisas para o Agronegócio, acelerada pela Baita via Startup Brasil. Board member na 4lab pesquisa e desenvolvimento em IoT. Formada em Administração de Empresas pela UNIFEI, Vencedora do Prêmio Call to Innovation 2015, o que a permitiu estudar na Universidade da NASA, a Singularity University. Menina do interior, tem uma padaria e acredita em um mundo conectado!



Denny Bastos

Natural de Poços de Caldas, desenhista auto didata, teve sua primeira exposição aos 12 anos de idade, e aos 18 atuou como desenhista profissional de vitrais de igreja onde foi considerado o terceiro melhor desenhista do Brasil. Graduado em Publicidade e Propaganda com especialização em Design pela IMPACTA Tecnologia (maior centro de tecnologia da América latina), sócio fundador e proprietário da agência IDEA comunicação, onde atuou por 9 anos como diretor executivo e diretor de criação. Prêmio empretec SEBRAE em 2012, pela projeto CRIA. Hoje, volta as origens da arte, atua como tatuador e proprietário do Spider Tattoo Studio em Pouso Alegre, onde respira, inspira e aspira arte. E nas horas vagas, é motociclista e Homem-Aranha...


André Lanari
Avoa

Carioca de nascença e mineiro de coração. Depois de perambular por algumas cidades foi cair em Santa Rita do Sapucaí, onde se formou no curso Técnico em Telecomunicações pela ETE e graduou-se no curso de Gestão em Telecomunicações pelo Inatel. Formou-se também no curso de extensão Executivo Jr. pelo Inatel e atualmente faz MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Tem experiência na área de Telecomunicações onde trabalhou mais de cinco anos com foco na satisfação do cliente e no desenvolvimento de conhecimento sobre tecnologias nas áreas de Telecomunicações e Segurança Eletrônica. Após muito ouvir falar sobre empreendedorismo, participou de um Startup Weekend e tudo mudou. Desde então fundou seu primeiro negócio, a Atta, junto a duas sócias fantásticas que compartilham do mesmo propósito que o seu. É também co-fundador da Avoa. Cada vez mais apaixonado por corrida. Acredita no poder dos negócios sociais e que eles são o futuro do empreendedorismo. Vive por fazer a diferença, vive para ver um mundo melhor.


Iracema Bonomini
CRR - Inatel

Virginiana convicta (na atual configuração do céu!) e tudóloga com louvor. Se embrenhou nas Exatas, passando pela Física, Astrofísica, Instrumentação Científica, Filosofia da Ciência, Biomatemática e Telecomunicações. Palpiteira oficial no projeto dos amigos, aspirante a estudante de música - piano, tenta aumentar sua flexibilidade via yoga. Para deixar o mundo mais verde dedica seu final de semana para as plantas. No horário comercial é pesquisadora no Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR - Inatel).


Carlos Henrique Vilela
Hack Town

É formado em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas, passou pelo curso de administração do IBMEC BH e tem pós-graduação em gestão de marketing pela Fundação Dom Cabral. Ao longo de mais de 10 anos de profissão, passou por diversas agências de propagandas na área de estratégia e planejamento, onde trabalhou com marcas como Fiat, Banco BMG, Tim, International Paper, Inhotim, La Farge, entre outras. Além de ter feito parte das equipes que conquistaram o primeiro Leão no festival de publicidade de Cannes para uma agência de Minas Gerais, e a primeira premiação do estado no norte-americano One Show, considerado o Oscar da Propaganda. Atualmente, é head de marketing e inovação na Leucotron, co-fundador e editor do Unplanned, umas das principais plataformas de conteúdo de inovação no país. Também está envolvido em projetos de inovação e cultura como o Hack Town, Vale Music Festival e o movimento colaborativo Cidade Criativo, Cidade Feliz.


Silêncio Moraes
Analista de Midias Sociais

Marcos Paulo de Moraes Magalhães (nome bonito, não?!),  mais conhecido como Silêncio Moraes. Formado em Comunicação Social, especializado em Marketing & Comunicação de Mídias Digitais pela PUC Minas.Tem experiência em diversas áreas da comunicação, como criação, atendimento e planejamento. Depois de muito tempo como Jedi de agência, migrou para o Lado Sombrio da Força, se tornando cliente. Em Marketing atuou em três empresas de Tecnologia no Vale da Eletrônica.
Com personalidade curiosa e proativa, sempre se envolveu em muitos projetos e desafios, entre eles o SocialPlus do #SocialGroup, até que em 2015 resolveu tirar do papel seu sonho de tornar o Marketing algo mais próximo das pessoas, idealizando o inspira! Marketing. Também colabora com o EZtratégia, pois acredita que o coletivo pode fazer a diferença, sempre!
Acredita que todo mundo precisa de um lifeHACKstyle nos dias de hoje. É um Skate&Bike Lover assumido! Gosta de Planejamento Estratégico e soluções criativas, não apenas para trabalhos, mas pra vida. Tudo pode ser evoluído, melhorado e adaptado as necessidades atuais. Ama a a Internet e atualmente trabalha na KingHost, mas não sabe o que fará amanhã...


Marcos Machado
DesignThinkers Group

Marcos acredita que para mudar a realidade é preciso que as pessoas estabeleçam conversas e colaborem entre si. Seu trabalho é baseado na filosofia do Design Centrado nas Pessoas. Cofundador da DesignThinkers Group no Brasil, da Voël (Pesquisa e Design de Produtos Digitais) e do Mozaiko (Educação e Inovação Social) é facilitador de workshops de inovação, é especialista em Design de Interação pela PUC-Minas e é graduado em Comunicação Social, pelo Uni-BH.

Marcos já trabalhou para grandes empresas e instituições como Google, Porto Seguro, Skol, Unimed, SPFW, Sky, Fundação Lemann e governo brasileiro.



Raoní Teixeira
Inatel Competence Center

Especialista em experiência do usuário no ICC, trabalhou durante cinco anos com projetos nas áreas de design, usabilidade, interface, interação, web standards e arquitetura da informação. Experiente na criação de personas, definição de cenários, análise heurística, testes de usabilidade e design de interação.


Marcos David
CEO - Dágora

Marcos David, empreendedor, apaixonado por novas tecnologias e inovações disruptivas.
É co-fundador e Diretor Executivo da Startup Dágora de Social Learning incubada no Inatel em Santa Rita do Sapucaí e acelerada no programa de startups do Governo de Minas SEED e também no Fiemg Lab. É também co-fundador do Hack Town, um  festival de diversidades que une pessoas interessadas em tecnologia, arte, música, inovação e tecnologia. 


Raphael Cardoso
NEmp

Graduado em design industrial com especializações em inovação e negócios. É apaixonado por inovação e empreendedorismo. Atualmente integra o time do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, atuando na implantação do Laboratório Aberto de Criatividade e Inovação da Instituição.



Marcelo Goldstein
Ericsson

Paulista, marido de Psicóloga, pai de futura Psicóloga e de um Administrador Público, o Marcelo é economista formado pela FEA-USP, especialista em Gerenciamento de Projetos pelo IETEC e Gestão Econômica pela FGV, atua como intra-empreendedor, gestor de mudanças e coach. Líder em projetos de implementação e integração de aplicações de alta complexidade e impacto nas organizações onde atua. Na Ericsson, é Gerente de Execução de Estratégias.

Professor-convidado na Pós-Gradução da FGV, nas disciplinas de Empreendedorismo, Negociação e Gestão de Projetos.

Apaixonado pelo tema Tecnologia, acredita na força do Empreendedorismo como instrumento de transformação da Sociedade. Atua há mais de 8 anos em uma ONG Paulistana como voluntário, preparando jovens de baixa renda na busca por oportunidades de renda e emprego.


Sidney Castro
Wayra

Sidney é Engenheiro de Controle e Automação pela na Universidade Federal de Itajubá e possui MBA em Gestão de Negócios pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing.Participou do programa de Trainee do Grupo Telefônica no Brasil e teve passagens pelas áreas responsáveis pelo relacionamento digital da companhia com seus clientes.Ingressou na Wayra Brasil ainda como Trainee há mais de dois anos. Nesse período, participou ativamente do programa de aceleração, das mentorias estratégicas e da seleção das Startups apoiadas pela aceleradora.


Event Sponsors, and Partners

The Startup Weekend Inatel team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
Learn how to become a sponsor here.


Gold

Silver


Organizing Team

Techstars Startup Weekend Santa Rita do Sapucaí is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • João
    Fonseca
  • Raíssa
    Fernandes
  • Paola
    Marques
  • Jéssica
    Fernanda
  • Diego
    Cezimbra
  • Jonas
    Lopes
  • Sebastião
    Realino
  • Ana Caroline
    Siqueira
  • Nicholas
    Fernandes
  • Takaite
    Takehara
  • Ana Carolina
    Ponchon
  • Fernanda
    Souza
  • Renan
    Barbosa
  • Antonio
    Augusto

Facilitators


Gabriella Sant Anna
Evangelist at Centro de Empreendedorismo UNIFEI

Evangelista no Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Itajubá. Associada da 4LAB - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Internet das Coisas. Facilitadora da TechStars Brasil para os programas do Startup Weekend. Desenvolve desde 2013 hackathons/workshops de software, hardware e maratonas de negócios. Foi responsável por trazer o primeiro Startup Weekend Maker da América do Sul para o Brasil.  Co-Criadora do Maker Hacklab, uma maratona de negócios em Internet das Coisas e do LAB001, programa de pré-aceleração de projetos de hardware e hard-sciences da UNIFEI. Tech-Girl, entusiasta do movimento maker, de tecnlogias de alto impacto e do ecossistema empreendedor no Sul de Minas. Acredita em formar comportamento empreendedor nas pessoas para isso criou o Ninja Startup Job, um programa de estágio de férias em startups para alunos da graduação. 


Event Blog

See Full Blog


We haven't written any posts yet. Stay tuned!


×