Startup Weekend Educação SP

    Friday, October 23 - 25, 2015


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Speakers
  4. Judges
  5. Coaches and Mentors
  6. Sponsors
  7. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, São Paulo, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend Educação SP

Friday, October 23 - 25, 2015



Friday, October 23 - 25, 2015
Event starts at 7:00 pm

Cubo
R. Casa do Ator, 919
Vila Olímpia
São Paulo, SP 04546-003

Buy Tickets

Aprenda a tirar uma ideia do papel e crie uma startup em menos de 54 horas, desenvolvendo soluções para a Educação Brasileira. Inscreva-se!!

O Brasil possui mais de 100 milhões de estudantes, em todos os níveis de ensino, tanto público quanto privado.

O orçamento federal para educação de 2015 está estimado em R$39,38 bilhões, menos do que 5% do PIB nacional. Isso pode servir como indicador das inúmeras deficiências que o sistema de ensino público enfrenta, como a qualidade da infraestrutura, a má remuneração dos professores e a desmotivação dos alunos. Da mesma forma, o setor privado também tem desafios a serem superados, como a baixa eficiência acadêmica, exigências de inovação constante e o debate sobe o papel das escolas no ensino.

Nesse cenário, trouxemos uma oportunidade única para você, empreendedor, de ser um agente transformador da Educação Brasileira, através de um dos maiores eventos de 
empreendedorismo digital do planeta, o Startup Weekend, que tratará desse tema.

Nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2015, receberemos empreendedores, programadores, designers, educadores, professores, alunos e entusiastas e quem mais se interessar em contribuir para solucionar e debater as gravíssimas consequências que as deficiências da Educação impõem ao nosso país todos os dias.

Os impactos desta deficiência são inúmeros, entre as quais vale ressaltar a distorção entre o sistema de ensino e o mercado de trabalho, o baixo desempenho de alunos brasileiros em testes padronizados internacionais, o alto índice de analfabetos funcionais, os extensos impactos econômicos resultantes de mão-de-obra pouco qualificada, aumento de custos para todos, entre tantos outros.

Se você tem alguma idéia para ajudar a resolver esses problemas, gostaria de ouvir mais sobre o tema, conhece alguém que se interessa ou trabalha na área, ou simplesmente entende que isso impacta a sua vida e de todos a sua volta, corra e se inscreva!

Com apoio da Tech Sampa e uma série de outros parceiros, essa é a arena certa para o debate, criação e aplicação de idéias e projetos na prática! Esperamos você!

Related Events

Setup for Success Before/After Startup Weekend



See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday October 23rd


7:00 pm
Credenciamento
Começa a identificação!


7:20 pm
Jantar & Networking
Coma sua merenda, compartilhe ideias, pratique seu pitch e conheça os outros alunos.


7:45 pm
A aula vai começar!
Recebam suas agendas, abram seus livros e conheçam seus professores!


8:15 pm
Apresentação dos Pitches
Eureka! As ideias estão a mil!


9:00 pm
Votação & Formação dos Times
Escolha das ideias. Peça votos ou vote naquela ideia que você mais gostou. É hora de formar os times. Veja quais habilidades são necessárias para os trabalhos e procure seus parceiros.


10:00 pm
Trabalho em Grupo
Com as equipes formalizadas, é hora de colocar a mão na massa e trabalhar duro. Bora?

Saturday October 24th


8:00 am
Merenda da Manhã
Chegue cedo, pegue sua merenda e encontre os amiguinhos.


8:30 am
Volta às Aulas!
Forme um círculo e recomece o trabalho!


12:00 pm
Almoço
Hora de ir para o bandejão!


1:00 pm
Monitoria
Tire suas dúvidas com os professores (mentores)!


6:30 pm
Jantar
Mas já?


7:30 pm
Prova Surpresa!
Hora de avaliar a evolução de cada grupo!


10:00 pm
Fim das Aulas
Hora de voltar pra casa e... continuar trabalhando!

Sunday October 25th


8:00 am
Merenda da Manhã
Trouxe sua lancheira?


9:00 am
Monitoria
Última chance para perguntar para seu professor aquela dúvida.


12:30 pm
Almoço
Vá na Tia do Dog repor suas energias!


2:00 pm
Monitoria Final
Ainda não ta preparado para a prova final? Essa é a última chance... mesmo!


3:00 pm
Preparação das Apresentações
Hora de treinar seu Pitch, afinal seus pais vão te assistir! Work hard...


4:00 pm
Lanchinho da Tarde
Vamos respirar!


5:00 pm
Banca de TCC
Libere o Steve Jobs que tem dentro de você!


7:30 pm
Entrega do Boletim
Hora de saber quais foram as notas de cada um e quem vai levar estrelinha pra casa.


8:30 pm
Formatura
Podem jogar os capelos pro alto e correr pra galera!


9:00 pm
Férias
Podem ir para casa... ou comemorar com os amigos. ...Play hard!



Speakers


Edson Mackeenzy
Founder at VideoLog, Mentor/Anjo em Aceleradoras e Startups, Conselheiro de Estratégia em Fundos de Investimento.

É BizDev da CodeFellows.org e Head de Negócios e Parcerias do Startup Farm, é co-autor de dois livros sobre empreendedorismo. Facilitador de workshops, Voluntário na TechStars como Mentor/Facilitador de Startup Weekends, membro do conselho da RioSoft (agente Softex). Mack é especialista em desenvolvimento de negócios digitais, gestão e operação de startups, comunicação estratégica e Pitch. Atuou como produtor executivo do Relate Live by Zendesk e do pavilhão de inovação SIZ para a Soc. Brasileira de Engenharia de Televisão. Em 2015, atuou como Head de Comunicação e Parcerias do Grupo iMasters | E-CommerceBrasil, quando foi indicado a melhor mentor do Brasil para o SparkAwards da Microsoft, em 2013 reconhecido como um dos empreendedores mais influentes do Brasil pela Revista Isto é Dinheiro. Iniciou sua carreira como radialista nas principais emissoras de Rádio do Rio de Janeiro e esteve envolvido em centenas de conferências de comunicação, relacionamento, empreendedorismo, tecnologia e negócios em todo Mundo.


Event Judges


Marco Fisbhen
CEO @ Descomplica

Marco Fisbhen, co-fundador e CEO do Descomplica, startup de educação que auxilia estudantes a complementarem a preparação para as provas do ENEM e Vestibulares. O Descomplica está no ar desde março de 2011 e recebeu investimentos de fundos como o Valar Ventures (de Peter Thiel), 500 Startups, Valor Capital Group, EL Area e Social+Capital Partnership. Marco estudou Engenharia de Produção na UFRJ e possui 15 anos de experiência como professor de Física, vídeo marketing e uso de tecnologia em educação. 


Marcelo Nakagawa
Director of Entrepreneurship at FIAP

Diretor de empreendedorismo da FIAP, professor de empreendedorismo do Insper, da FIA e Fundação Vanzolini. Consultor de empreendedorismo do SENAC-SP. Membro do Conselho da Anjos do Brasil e da Artemísia. Coordenador acadêmico do Movimento Empreenda da Editora Globo. Colunista do Estadão PME, PEGN e colaborador da Exame PME. Doutor em Engenharia de Produção (Poli/USP), mestre em Administração e Planejamento (PUC/SP) e graduado em Administração de Empresas (FEA/USP).


Julio de Angeli
Venture Partner de Educação

Responsável por Business Development na América Latina para a Udemy.com, startup referência do Vale do Silício na área de educação e maior marketplace de cursos online do mundo. Foi Vice-Presidente de Idiomas da Somos Educação responsável por uma rede de mais de 400 escolas das marcas Wise Up, You Move e Red Balloon. Foi também Vice-Presidente para Europa e América Latina do maior projeto de ensino de inglês online do mundo, a EF/Englishtown participando de um projeto de startup sem receita para um negócio de mais de USD 300MM/ano. Além disso, foi sócio da AfferoLab, atualmente maior empresa de educação corporativa da América Latina que foi recentemente investida pela Bertlesmann e IFC. Tem vasta experiência em Business Development, Vendas e Marketing na internet e na indústria de mídia digital. Julio também investe em startups e atua como mentor de empreendedores na área de tecnologia digital. Apaixonado por gestão de talentos, empreendedorismo e tecnologia apoiando a educação.


Fabio Póvoa
Movile - Investidor Anjo

Engenheiro de Computação graduado pela UNICAMP e com MBA pela UC Berkeley Haas, Fábio Póvoa é um empresário experiente, co-fundador da Movile, empresa líder em serviço de valor agregado para Telco e plataforma de mobile commerce, na América Latina. Durante sua estada no Vale do Silício, Fábio se apaixonou pela metodologia de descoberta de clientes e pela pioneira metodologia Lean Startup de Steve Blank, empreendedor serial, autor da bíblia “Startup Owner’s Manual” e professor em Berkeley, Stanford e Columbia. Fábio teve o privilégio único de ser seu aluno no MBA, empreendedor participante do seu programa de aceleração e também Educador CertificadoDe volta ao Brasil, Fábio liderou a unidade de Marketing de Inteligência e Estratégia no braço de telecom da Promon, Trópico, e foi convidado para ser professor visitante no Instituto de Computação da UNICAMP, ministrando o curso de Lean Launchpad pela primeira vez dentro da grade curricular de Ciência e Engenharia da Computação. Depois de vender sua participação na Movile em 2014, Fábio tem sido um investidor anjo ativo, com uma abordagem de smartmoney através da infusão de capital, aconselhamento estratégico, experiência “mão na massa”, networking e experimentos de tração e crescimento junto com os empresários brasileiros mais promissores e escolhidos a dedo.

Confira algumas de suas palestras.


Agostinho Villela
IBM

Agostinho Villela tem 28 anos de experiência em TI, com experiência indo desde desenvolvimento de hw e sw básico, passando por suporte de infraestrutura de IT e gerente de desenvolvimento de sw, até líder técnico de organizações. Formado em Engenharia Eletrônica pela PUC-RJ, é co-autor de patente no US PTO na área de segurança para e-Commerce/Internet Banking, co-fundador de 2 empresas de tecnologia e funcionário da IBM há 18 anos. Empreendedor Endeavor desde 2000, Open Group Distinguished IT Specialist e Membro da IBM AoT - Academy of Technology desde 2012 e Membro do IBM ALT - Academy Leadership Team desde 2014. Atualmente, é CTO de Soluções de Indústria e Gerente de Client Center da IBM Brasil.



Ana Flávia Castro
Instituto Inspirare

Gestora do Programa Iniciativas Empreendedoras do Inspirare, instituto que busca inspirar inovações em políticas públicas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil. Atuou na área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Citigroup no Brasil e no Instituto Rede, com empreendedorismo social. 
Atualmente trabalha com o fomento e apoio a negócios de impacto em educação, no Inspirare. 
Graduada em Comunicação Social, pela Fundação Cásper Líbero, com MBA em Marketing pela ESPM/SP e especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela FIA/USP.


Ana Carolina Machado
Artemísia

Graduada em Marketing pela EACH USP, foi embaixadora do CHOICE (turma 2) e mentora dos novos embaixadores (turma 3). Co-fundou o negócio de impacto social 4YOU2 - Ensino de Idiomas, que desde 2012 atingiu mais de 1500 pessoas e atualmente possui 5 unidades em São Paulo. Participou da realização de eventos como TEDx Usp Leste e Oasis Cidade de Deus. Realizou intercâmbio para Milão, onde lecionou sobre Responsabilidade Social Corporativa para jovens do Ensino Médio de uma escola pública. Foi coordenadora de projetos educacionais na AIESEC USP e mentora dos projetos incubados pelo Social Good Brasil (2014). Faz parte do programa de liderança integra para jovens da Fundação A Dream For The World (Intento). Atualmente atua como analista na aceleradora de impacto da Artemisia.


Regina Chamma
Head of Google Play LatAm



Rafael Marchesano
Aceleratech

Biólogo formado pela UNIFESP, direcionou a carreira para Inovação e Empreendedorismo. Trabalhou na Natura com o  programas de inovação aberta. Paralelamente empreende desenvolvendo negócios no mercado de serviços e financeiro.


Ana Elisa
EMEF Amorim Lima

Pedagoga, formada pela PUC São Paulo. Trabalha há 30 anos no Ensino Municipal, tem experiência como professora, coordenadora pedagógica e há  20 anos é diretora da EMEF Desembargador Amorim Lima.


Coaches and Mentors


Caroline Arede

Formada em Economia e em Administração pelo Insper, Caroline iniciou sua carreira no mercado financeiro, trabalhando por 2 anos e meio no fundo norte-americano de private equity Siguler Guff. Fez trabalho voluntário por 2 meses em Bangladesh no Grameen Bank, do ganhador do prêmio Nobel da paz Muhammad Yunus. Trabalhou por 2 anos na Fundação Lemann, onde criou a área de New Ventures para apoiar empresas e empreendedores parceiros e executou o deal no qual a Fundação assumiu a operação da Nova Escola, maior revista de educação do Brasil.



Marcelo Luna de Morais
Moinho Semente Educação

Cofundador do Moinho Semente Educação, startup de pesquisa e colaboração com escolas inovadoras e iniciativas educacionais transformadoras (2014-2015). Mentor e investidor anjo de startups e aceleradoras (2011-2015). Sócio-executivo, anjo e acionista do Esporte Interativo, vendido ao grupo Time Warner (2000-2015). Executivo de Wall Street, eleito um dos melhores Analistas Sêniores de Ações de Mercados Emergentes (1997-2000 e 2005-2009).


Sarah Morais
Cidadão Pró-Mundo

Coordenadora Geral da Cidadão Pró-Mundo, ONG que atualmente impacta 1 mil alunos em 10 comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro através de 500 voluntários ensinando inglês em modelo rotativo. Formada em Administração na FEA-USP, foi monitora do MBA Marketing de Serviços/FIA e estagiária da área de Marketing da Havaianas, atuando como PMO de projetos de inovação. Trabalhou na Mona Cultural, consultoria para investimento em cultura na qual atuava com projetos para alunos da rede pública de ensino. Desde 2011 na Cidadão Pró-Mundo, entrou como voluntária e tornou-se a primeira profissional da ONG


Thomas Pfeferman
Velloza & Girotto

Coordenador da prática de tecnologia e venture capital do Velloza & Girotto Advogados. Foi fundador do Nabarro & Pfeferman Advogados, escritório boutique especializado em startups e venture capital e vencedor do Spark Awards 2014 na categoria “Assessoria Jurídica” . É formado em direito pela FGV Direito SP e pós-graduando em Direito e TI pela POLI-USP. 


Tiago Ciarallo
Electi

Aventureiro louco que acredita que Educação é o caminho para mudar o mundo.
Formado em Comunicação Social pela ESPM, trabalhou na P&G em PDV e Comercial e trocou o mundo corporativo pela gangorra cheia de adrenalina do empreendorismo.
Fundou o Electi - uma Start Up voltada para o desenvolvimento de competências socioemocionais no Fundamental II e Ensino Médio através de oficinas inovadoras em linguagem e tecnologia para os alunos e professores. 
Hoje o Electi impacta mais de mil alunos por ano nos mais diversos locais da capital paulista, atendendo estudantes tanto nas escolas privadas, quanto nas públicas.


Marcelo Sakai
CEO na Mobicity

Empreendedor em mobilidade urbana pela Djengo Brasil, start-up em caronas corporativas (2012-2015), ampliou sua proposta de valor em Gestão da Mobilidade Corporativa com a nova marca Mobicity (2015). Trabalhou dois anos e meio com networking e educação corporativa como líder de relacionamento pela Amcham (Câmara Americana de Comércio). Membro ativo do Impact Hub São Paulo, busca sempre complementar horas de trabalho com mentorias ou associações em negócios que promovem educação e impacto social.


André Arcas
CEO e co-founder - Woole

CEO e co-founder da Woole, startup vencedora do primeiro Startup Weekend de Mobilidade Urbana, e CEO da Iubox, startup de educação infantil e sustentabilidade que criou a Pólen - O Mapa Secreto do Jardim Mágico. Com formação em direito pela USP, é apaixonado por empreendedorismo social e já liderou uma campanha contra o tráfico de pessoas na Malásia pela Change Your World. Também trabalhou como assistente executivo da WorkAmerica, uma startup social em Washington DC com o propósito de fechar o gap de desemprego nos Estados Unidos.


Júlia Menezes Profeta
Vox Capital

Possui uma vasta experiência internacional e 8 anos de experiência em áreas como desenvolvimento de negócios, banco de investimento e Start-Ups digitais. No início de sua carreira foi sócia de uma revista eletrônica sobre inovação em negócios e mais tarde trabalhou para empresas como Banco Itaú BBA e Rocket Internet no Brasil, e Robert Bosch na Alemanha. Mais recentemente vem atuando como consultora e conselheira para diversas Start-ups que desejavam se estabelecer no Brasil, além de ter estruturado as áreas de aceleração e investimento da Yunus Social Business no Brasil. Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – EAESP e cursou também a Escola de Negócios da Universidade de Mannheim na Alemanha.


Laura Gurgel
Clube de Negócios

CEO e Co-founder do Clube de Negócios, é responsável pelos serviços de mentorias e desenvolvimento de networking das empresas parceiras. Já atuou em diversas áreas, de escritórios de representação internacional a Câmaras de Comércio, e órgãos públicos, como a Receita Federal, além de startups como a 99Taxis e órgãos de fomento ao empreendedorismo e investimento (Anjos do Brasil). Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP e cursa Gestão de Negócios e Inovação da Escola de Negócios (FATEC – SEBRAE).


Luiz Candreva
CEO do ezPark

Luiz Candreva é advogado de formação, e empreendedor por natureza. MBA em marketing e inovação pela ESPM-SP. MBA em Gestão de Negócios internacionais pela Florida International University. Mestrando em Inovação e empreendedorismo pela UC Berkeley (Califórnia- EUA).Luiz, foi executivo de consultorias e empresas multinacionais, nas áreas de desenvolvimento de negócios e marketing até que migrou para sua verdadeira paixão: empreender. No final de 2011, quando fundou a CoLab, agência de marketing e ferramentas digitais, focada em startups, da qual foi CEO até meados de 2014, atendendo, nesse período, mais de 140 startups, além de clientes de grande porte, como Wal-Mart, Spring Carrier, Sony entre outros. Hoje é CEO e Fundador do ezPark, plataforma multinacional focada em facilitar e melhorar a interação das pessoas com estacionamentos de qualquer tipo no mundo todo. Luiz dedica o restante do seu tempo a lecionar marketing digital, inovação e empreendedorismo, em Universidades e empresas; e mentorar empreendedores no desenvolvimento de suas startups.


Fernando Carnaúba
Formação de Professores @ Somos Educação

Graduou-se e em Economia na USP, e foi visiting fellow na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford. Sua paixão por educação nasceu com o envolvimento em pesquisas acadêmicas, em temas como o impacto das ações afirmativas no Brasil e a evolução do gap de notas entre alunos brancos e negros. Teve breve passagem pelo mercado financeiro, no Banco Credit Suisse e na Blackwood Advisory, e durante o mestrado realizou um summer job na startup Geekie. Atualmente é responsável pela área de formação de professores nas escolas próprias da Somos Educação e voluntário no Instituto Semear.


André Tanesi
Descola

Formado em Comunicação Social pela ESPM – SP e com mestrado em Gestão Comercial e Marketing pela ESIC – Madrid, trabalhou na área de marketing de grandes empresas do varejo antes de começar a empreender. Em 2010 montou sua primeira empresa, uma agência de marketing online, e em 2013 foi um dos co-fundadores da Descola, uma startup de cursos livres online que fala sobre negócios, criatividade e tecnologia de uma forma mais leve e prática. Em 2014 passou por um processo de aceleração com a Descola que mudou sua empresa e também sua carreira.


Sarah Hial
Advogada

A Sarah trabalha na Flagcx, uma rede de empresas criativas concebidas para ajudar pessoas e marcas a descobrir, transformar e melhorar suas realidades. Foi vencedora da edição 2014 do Startup Weekend Women São Paulo e atuou como mentora em outras 7 edições de Startup Weekends. Acredita que o empreendedorismo é a grande força para transformação. Se dedica ao desenvolvimento de soluções criativas para gestão jurídica, tem experiência em diversos setores e empresas: desde o setor financeiro até grandes escritórios de advocacia.



Thiago Gringon
Founder na Kreakatali

Designer de encantamento, fundador da Kreakatali – academia para crianças e jovens fortalecerem poderes criativos – e especialista em criatividade e inovação. Realiza workshops e aplicações de design thinking com adultos, adolescentes e crianças, além de um mestrado informal sobre a interface entre neurociência e design. Ativista da educação integral compartilha seus conhecimentos em diversos eventos para ajudar na construção de jornadas de aprendizagem mais significativas e inovadoras.


Laura Peiter
The Coca-Cola Company

Atua há 6 anos na área de Sustentabilidade, 3 na Coca-Cola Brasil, onde acumulou grande experiência nas áreas sociais e ambientais da empresa. Recentemente atuou em projetos de inovação e Intraempreendedorismo, organizando eventos voltados para Startups e sendo mentora de Startup Weekends. Laura é Engenheira Ambiental formada pela PUC-Rio, com especialização em Marketing pela FGV.


Event Sponsors, and Partners

The Startup Weekend Educação SP team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
Learn how to become a sponsor here.


Gold

Silver

Prize Sponsorship

Service Sponsorship


Organizing Team

Techstars Startup Weekend São Paulo is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Laura
    Marsiaj Ribeiro
  • Danilo
    Picucci
  • Michel
    Porcino
  • Thais
    Piffer
  • Maira
    Senatore
  • Fernanda
    Gonzalez
  • Tatiana
    Barros
  • Jaci
    Cruz
  • Danilo
    Picucci

Facilitators


Mateus Lana
Founder @ SmarttBot & João Andante

Empreende desde 2008, fundador da SmarttBot, SI² e João Andante. Escreve sobre investimentos no Bùssola do Investidor. No tempo que sobra tenta ajudar em iniciativas de apoio e fomento ao empreendedorismo & comunidades empreendedoras. Acredita no empreendedorismo como forma de estimular a economia e melhorar a distribuição de renda.

Event Staff


Eric Otofuji Abrantes

CTO & co-founder da Woole, startup vencedora do primeiro Startup Weekend de Mobilidade Urbana. Em formação na turma pioneira de Engenharia do Insper, onde também é bolsista. Antes de empreender, estagiou com tecnologia educacional no Colégio Magister na liderança da implementação de três projetos de inovação no processo de ensino aprendizagem, um dos quais se referia à criação de nova abordagem de ensino usando a tecnologia como base para permitir que alunos com fortes dificuldades e defasagens de aprendizado consigam não só entender como de fato aprender. Além disso, também já atuou em diversos projetos acadêmicos com foco direto no aprendizado de jovens por meio de experiências educacionais relevantes. 


Cleber Guedes



Fernando Tomé
CO-Founder Cotabox

Fernando Tomé trabalhou 17 anos em Comércio Exterior até que decidiu empreender pela segunda vez em outra coisa totalmente diferente. Hoje é co-founder e Relações Institucionais da Cotabox, uma startup com dois produtos (Cotabox e Ellos) que tem a pretensão de se internacionalizar e ser o melhor lugar do mundo para se trabalhar. Idealiza, realiza ou é voluntário de eventos para o ecossistema empreendedor/startup: hackathons (Hackatec, Hackathon TCESP, Climathon, 4º Hackathon FIESP), Paulistahack, Circuito Startup SP, Born or Boom, meu.gov entre outros. Estudou Economia no Mackenzie, Relações Internacionais no NUPRI/USP, Gestão de Voluntariado em todos os lugares em que conseguiu desconto a partir de 50% e tem sido visto na Escola de Negócios Fatec Sebrae nas salas do curso de Gestão de Negócios & Inovação. No Terceiro Setor atua no CVV e no Baanko Challenge Sampa.



Event Blog

See Full Blog


We haven't written any posts yet. Stay tuned!


×