Startup Weekend USP

    Friday, October 10 - 12, 2014


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Speakers
  4. Judges
  5. Coaches and Mentors
  6. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, São Paulo, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend USP

Friday, October 10 - 12, 2014



Friday, October 10 - 12, 2014
Event starts at 6:00 pm

Prédio da Engenharia Elétrica da POLI/USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, trav. 3, nº 158
São Paulo, SP

Buy Tickets

Venha para a USP, compartilhar ideias, formar equipes e lançar sua startup!!

O maior evento de startups do mundo, presente em mais de 700 cidades em todos os continentes, agora também ocorre na USP!

Em um final de semana de total imersão, uma boa ideia pode virar uma startup! O Startup Weekend ocorrerá no prédio da Engenharia Elétrica da Poli/USP, nos dias 10, 11 e 12/Outubro e está sendo organizado pelo Grêmio Politécnico e NEU - Nucleo de Empreendedorismo da USP, com o apoio da IBM e Startup Farm. Não perca essa oportunidade, adquira já seu ingresso com desconto até o dia 29/09 pelo site http://www.eventick.com.br/swusp-out14. O ingresso inclui a paticipação nos três dias de evento e o OPEN FOOD (todas as refeições inclusas)! Neste evento, alunos, empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem durante 54 horas para compartilhar idéias, formar equipes e criar startups, com o apoio de mentores de sucesso do mercado, como Alan Leite (CEO do Startup Farm), Artur Tavares (Presidente do Nucleo de Empreendedorismo da USP), Daniel Cukier (advisor Monashees e CTO Playax). Tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times.  As ideias mais bem votadas são escolhidas. Durante o sábado e o domingo, os times se focam em encontrar um modelo de negócios e criar um produto viável mínimo, utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes.  No domingo, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks valiosos de jurados experts. Os melhores são premiados! E lembre-se, aluno USP tem desconto especial, aproveite!!!

See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday October 10th


6:00 pm
Credenciamento
Chegada ao local e credenciamento.


6:30 pm
Boas vindas
Tome um café, compartilhe ideias e conheça pessoas.


7:00 pm
Boas Vindas & Speaker
Reveja agenda para o fim de semana, apresentação do Speaker, mentores e equipe.


8:00 pm
Pitches Começam
Se você tem uma ideia na cabeça essa é a hora para colocar ela para fora. Cada participante tem no máximo 1 minuto para falar.


9:00 pm
Votação
Participantes votam nas ideias.


9:30 pm
Formação dos times
Formação dos times e discussão de ideias.


10:00 pm
Início dos trabalhos
Com as equipes formalizadas, é hora de colocar a mão na massa.

Saturday October 11th


9:00 am
Café da manhã
Chegada e café da manhã (incluso).


9:30 am
De volta aos trabalhos
Times formados e se organizando para o final de semana.


12:00 pm
Almoço
Incluso no programa.


1:00 pm
Check-In
Check-in pós almoço, veja como andam as coisas e peça por ajuda se necessário.


2:00 pm
Encontro com os mentores
Mentores ajudam cada time individualmente. Eles estão aqui para ajudar!


6:30 pm
Jantar
Incluso no programa.


7:30 pm
Check-In
Check-in pós jantar, veja como andam as coisas e peça por ajuda se necessário.


10:00 pm
Wrap-Up
Final do dia. Você pode continuar se o lugar permitir.

Sunday October 12th


9:00 am
Café da manhã
Chegada e café da manhã (incluso).


10:00 am
Check-In
Último check-in, aproveite pra pedir ajuda aos mentores.


12:00 pm
Almoço
Incluso no programa.


12:30 pm
Reunião com os mentores
Última oportunidade para pedir ajuda aos mentores.


3:00 pm
Preparar apresentações
Comece a se preparar para as apresentações para mostrar a todos os resultados do fim de semana.


4:00 pm
Coffee Break
Esfrie a cabeça e prepare-se para as apresentações.


5:00 pm
Apresentações Finais
É a hora de fazer sua apresentação para os Juizes.


7:30 pm
Apuração dos votos e premiações


9:00 pm
Go Home!



Speakers


WORLDPACKERS - Travel the world exchanging your skills for accommodation

E se, ao invés de pagar milhares de dólares em acomodação, você pudesse doar algumas horas das suas habilidades enquanto viaja pelo mundo? Com mais de 3 anos de bagagem em viagens e 4 anos de experiência com gerencia de hostels e voluntários, Riq Lima e Eric Faria se juntaram para criar a Worldpackers. Durante a StartupFarm, a equipe cresceu com a chegada de João Machini e Steffan Adams e acabou vencedora do DemoDay da 10a Edição do programa de aceleração. Sediada em uma casa/escritório na Vila Madalena, a startup já conecta mais de 13.000 viajantes e 400 hostels em 90 países, além de ver um crescimento de 10% de viagens a cada semana.

Event Judges


Felipe Matos
Fundador do StartupFarm

Felipe Matos é referencia nacional e internacional em empreendedorismo digital e desenvolvimento de startups. Empreendedor serial desde os 16 anos de idade, já atuou em diversos papéis do ecossistema empreendedor brasileiro, como fundador de empresas, acelerador, investidor anjo, gestor de fundo de investimentos, educador e gestor de políticas públicas.


Fernando Bresslau

Fernando Bresslau trabalha em Venture Capital desde 2011, mais recentemente para a Aceleratech, onde ajuda as startups com suas projeções financeiras e processos em geral. Antes disso, trabalhou na Ideiasnet, um dos mais antigos fundos de VC do Brasil. Seu interesse é principalmente focado em novos modelos de negócio baseados em internet e mobile, além de impressão 3D e negócios sociais em geral. Fernando tem uma forte formação técnica em mecânica de precisão e engenharia naval (POLI-USP), complementada por cursos em design e comunicação na ECA-USP e um MBA feito na Inglaterra, Canadá e Alemanha. Profissionalmente, já atuou na fabricação de equipamentos médicos, inspeção naval, gerência de produtos de instrumentos musicais, consultoria e gestão interina, além de Venture Capital.


Eduardo Zancul

Professor da Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo (USP), atuando no Departamento de Engenharia de Produção. Vice-coordenador do InovaLab@POLI - complexo laboratorial focado no aprimoramento do ensino prático de graduação em engenharia. Vice-coordenador do curso de Engenharia de Produção da POLI-USP. Pesquisador do Observatório da Inovação e Competitividade (OIC), localizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Empreendedor membro da equipe que fundou o portal educacional Veduca. Apoia atividades de empreendedorismo na POLI, apoiando e participando de projetos PIPE-FAPESP. Atua em pesquisa em gestão do desenvolvimento de produtos, Product Lifecycle Management (PLM), manufatura aditiva e ensino de engenharia. Possui mais de 8 anos de experiência em consultoria de estratégia, tendo sido gerente da Bain&Company até 2012. Foi pesquisador assistente do Laboratorium für Werkzeugmaschinen und Betriebslehre (WZL) da RWTH Aachen University entre 2005 e 2007. Engenheiro Mecânico (1997), mestre em Engenharia de Produção (2000) e doutor em Engenharia de Produção (2009) pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP.


Maria Rita Spina Bueno

Maria Rita Spina Bueno é diretora executiva da Anjos do Brasil e cofundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo, atuando com o desenvolvimento de startups e a aproximação entre empreendedores e investidores anjo como meio de alavancar o potencial do mercado brasileiro de investimento e empreendedorismo de inovação. Sua atividade profissional sempre esteve ligada a gestão de empresas e de projetos, com foco em implementar soluções nas áreas financeira, de recursos humanos e operações. Graduada e Mestre em filosofia pela  FFLCH-USP, atualmente é doutoranda em filosofia pela USP.


Coaches and Mentors


Dairton Bassi

Dairton possui bacharelado e mestrado em Ciência da Computação pela USP com foco na área de Engenharia de Software. Estudou empreendedorismo no Babson College, possui mais de 10 anos de experiência na indústria de software e é um dos pioneiros em métodos ágeis no Brasil.
Co-autor do livro "Métodos Ágeis para Desenvolvimento de Software", vice-presidente da Agile Alliance Brazil, co-criador e coordenador geral dos maiores eventos brasileiros sobre agilidade, o Agile Brazil e o Agile Trends. Dairton foi CTO da Dafiti e atuou em posições técnicas e de gestão em empresas do mercado financeiro e internet.


Daniel Cukier
CTO - Playax

Daniel Cukier trabalha com desenvolvimento de software desde 1995, principalmente com Scala e Ruby (Rails). Após 2 anos como CTO da Elo7, tornou-se conselheiro técnico da Monashees Capital. Atualmente é CTO da Playax, uma plataforma de desenvolvimento de audiência para profissionais da música baseada em BigData. Faz parte do grupo de pesquisas em empreendedorismo digital e Startups de Software do IME-USP, onde se tornou PhD em Computação no tema A Evolução dos Ecossistemas de Startups de Software. Daniel é GDE (Google Developer Expert) na área de Cloud Computing.Fez mestrado também no IME-USP com a dissertação Padrões para Introduzir Novas Ideias na Indústria de Software (veja o vídeo). Ativo na comunidade ágil desde 2005, quando ingressou na Agilcoop, produzindo podcasts, artigos e ministrando cursos sobre agilidade. Introduziu o uso de Métodos Ágeis na Locaweb, maior empresa de hosting da America Latina, onde participou de vários projetos de software na área de SaaS e IaS. Organizou o evento DevOpsDays Brasil, um encontro de desenvolvedores com sysadmins.É autor do blog AgileAndArt, onde costuma escrever sobre desenvolvimento de software e as artes. Além da presença na área de software, trabalha com teatro, música (toca violão) e poesia.


Alan Leite
CEO at Startup Farm

Alan Leite é formado em administração com experiência nos setores privado e público, em empresas de diversos segmentos e tamanhos. Na  Falconi Consultores de Resultado,  maior consultoria de gestão do país, atuou em projetos de diversos tipos auxiliando grandes empresas a alcançar resultados através da utilização do método PDCA, pai do Lean Startup. No início de 2013 trocou Rio de Janeiro por São Paulo e a carreira de consultor de gestão pelo desafio de assumir a Startup Farm. Assim, mergulhou neste ecossistema e resgatou um antigo desejo de trabalhar com empreendedorismo.


Fernando Fernandes

Médico cirurgião geral pela Santa Casa de SP, especialista também em homeopatia e administração hospitalar, auditoria e serviços de saúde pela FGV de SP. 
Experiência de mais de 16 anos em serviços de gestão de saúde, programas de prevenção, home care e gestão de alto custo em saúde. 
Empreendedor em saúde, fundador de 4 empresas, experiência em processos de M&A: 2 fusões empresariais, 1 cisão, 1 aquisição total, 1 aquisição parcial.
Atualmente Sócio-diretor do SAÚTIL, negócio de impacto social que proporciona orientações remotas de prevenção, qualidade de vida e que facilita acesso a recursos gratuitos e de baixo custo em saúde para a população brasileira.


Fernando Americano

Fernando A­mericano é­ um vetera­no executi­vo de mark­eting que ­construiu ­uma carrei­ra dedicad­a ao mundo­ da tecnol­ogia. Após­ ter passa­do por alg­umas das e­mpresas ma­is inovado­ras de seu­s setores,­ como Niss­an, CUBOCC­ e Qualcom­m, Fernand­o se junto­u ao time ­da @Startu­pFarm em J­aneiro de ­2014 para ­cuidar das­ operações­ da aceler­adora.


Roberto Speicys

Roberto Speicys Cardoso é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Pierre et Marie Curie - Paris VI - Sorbonne Universités na área de privacidade em sistemas pervasivos. Participou de diversos projetos europeus de pesquisa nas áreas de serviços pervasivos, adaptação de sistemas e smart cities. Fundou na França a empresa Ambientic que desenvolve middleware para aplicações móveis multi-plataformas e no Brasil é sócio-fundador da Scipopulis, empresa que cria plataformas para a construção de conhecimento a partir da sabedoria coletiva.


Camila Achutti

Camila Achutti tem 23 anos é Influenciadora digital na FIAP, onde esta liderando a Maratona de Aplicativos e a Semana da Mulher na Tecnologia. Fundadora do blog Mulheres na Computação, Embaixadora do Technovation Challenge Brasil e Fellow do Brazil Innovators. Camila é formada em Ciência da Computação pelo IME-USP e também mestranda pela mesma instituição. Estagiou no Google em Mountain View e decidiu voltar para o Brasil fazer o que ama: mostrar o poder de transformação da tecnologia e empreendedorismo. Fez parte ainda do time que desenvolveu o Curiosity Machine, uma plataforma de educação a distância idealizada para criar e entregar conhecimentos de ciência, engenharia e tecnologia para o mundo, mas, principalmente, para que minorias também pudessem desenvolver curiosidade, criatividade e persistência.
Seu trabalho como evangelizadora do poder da tecnologia vem sendo reconhecido nacionalmente e internacionalmente com a indicação para prêmios como por exemplo o Women of Vision 2015.


Miguel Chaves

Miguel Chaves é Engenheiro Mecatrônico formado pela POLI-USP, com especialização em inovação pelo MIT. Possui 7 anos de experiência em Inovação Social e criação de negócios, é membro do conselho do International Development Innovation Network e fundador da empresa digital de educação POD.
Também é co-fundador da CAOS Focado, uma consultoria em Inovação e Design focada em auxiliar a alta gestão de empresas, governos e instituições em seus processos de inovação com o objetivo de diferenciar, entender e planejar o futuro de suas decisões estratégicas.


Luciano Montezzo

Formado em administração de empresas pela ESPM, tinha uma carreira sólida no mercado corporativo, sendo responsável pelo marketing de marcas como Pringles e Gillette na P&G, antes de criar e liderar por dois anos o
departamento de marketing digital da empresa. No entanto, resolveu abandonar a estabilidade pelo sonho de
empreender. Hoje é um dos responsáveis pelo sucesso do restaurante Brado, em Pinheiros, e está a frente do
desenvolvimento da plataforma de reviews sociais Weview.


João Machini
Co-Founder & CTO - Worldpackers

Desde a graduação em Computação no IME em 2010, se tornou sócio de uma empresa de consultoria de desenvolvimento ágil, fundador de startup e membro da equipe de desenvolvimento da Elo7. Atualmente é co-fundador e líder técnico da Worldpackers, startup vencedora da 10a edição do programa StartupFarm, que conecta viajantes e hostels ao redor do mundo trocando habilidades por acomodação.


Patrícia Viveiros

Pesquisadora de empreendedorismo na Universidade de São Paulo. Professora em programas de MBA e educação executiva. Estudou empreendedorismo na Babson College, em Boston, EUA. Em fase final do doutorado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP,  possui mestrado em administração pela FEA (USP), especialização em comunicação e mercados pela Fundação Instituto de Administração (FIA), especialização em marketing pela ESPM e graduação pela PUC do Rio de Janeiro. Possui várias publicações nacionais e internacionais sobre estratégia e empreendedorismo. Atuou na McCann Erickson sendo responsável por clientes como McDonalds e Coca-Cola. Atuou como consultora de empresas de diferentes portes.


Vitor Olivier

Vitor é formado em Ciência da Computação e Economia pela Duke University. Foi trainee do Banco BTG Pactual onde também trabalhou com crédito, câmbio e como trader. No início de 2014 entrou como sócio na Nubank, uma jovem startup de serviços financeiros, onde é Head of Financial Engineering.


Edward Wible

Edward é formado em Ciência da Computação pela Princeton University e possui MBA do INSEAD. Em sua carreira trabalhou com consultoria no Boston Consulting Group e com private equity na Francisco Partners. Se mudou para o Brasil em 2013 para fundar a Nubank onde atua como CTO.


Alberto Bueno

Com grande interesse em tecnologia e aprendizado, empreende na área de educação em busca de tecnologias e aplicações para inovar o setor. Em 2012 fundou o Profes, o maior portal de aulas particulares do Brasil, em conjunto com 3 sócios da USP.


Claudivan Ribeiro

Durante a graduação no IME, participou do Núcleo de Empreendedorismo da USP. Como trabalho de conclusão de curso, criou uma rede social para empréstimo e avaliação de livros entre amigos, a bigLib. Também com os amigos da computação, criou o Profes, a maior plataforma de aula particulares do Brasil, vencedora do Startup Brasil e recentemente investida pelo fundo Grid.


Riq Lima

Riq é um apaixonado pela vida. Após trabalhar por anos nos maiores bancos de investimentos do país, decidiu largar tudo para viajar o mundo por mais de 3 anos. Após realizar seu sonho, passou a ajudar mais gente a fazer o que gosta, e co-fundou o Worldpackers, onde qualquer pessoa consegue viajar trocando habilidades por hospedagem. Vencedores da última ediçao do Startup Farm e eleitos Startup de Potencial pelo Estadão, a empresa está presente em 96 países.



Ivo Pons
Diretor da ADP

Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001), Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura (2006) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Atualmente é Gestor Executivo da ONG Design Possível, professor pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Design, Desenho Industrial, gestão de produto, produção e negócios. É pesquisador na área de design social e sustentável, gestão e empreendedorismo, além de ser sócio fundador da Startup Scipopulis que desenvolve o aplicativo Coletivo de mobilidade urbana.



Artur Vilas Boas
Coordenador - Núcleo de Empreendedorismo da USP

Mestrando em Empreendedorismo e Inovação na FEA-USP, tem suas pesquisas voltadas para ecossistemas de empreendedorismo, o papel da universidade em ecossistemas, modelos de aceleração de negócios e aprendizagem do empreendedor. Empreendedor há mais de 3 anos, foi presidente de empresa junior e é o atual presidente do núcleo de empreendedorismo da USP. Fora da universidade, é executivo da Wylinka, que cuida da gestão do programa SEED (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development) do Governo de Minas, e mentor acadêmico da Startup Farm, uma das principais aceleradoras de startups da America Latina, auxiliando no desenho de programas de aceleração.



Nicholas Kneip
Fundador @ Agrid

Durante a graduação na FEA foi um dos fundadores da entidade que hoje é o NEU e ganhou 2x a competição de planos de negócio da POLI. Com o prêmio fundou sua primeira startup e 1 ano depois faliu sua primeira startup. Foi da equipe fundadora do Airu, investido pela Rocket internet e hoje é co-founder da Agrid, ferramenta de orçamentos instantâneos para serviços locais.



Juan Bernabó
CEO & Founder at Germinadora and CEO & Founder at Teamware do Brasil

Empreendedor digital e knowledge worker, defende a reforma da gestão, o empreendedorismo e a educação inovadora. Fundador da Teamware e da Germinadora, distribuidor de conhecimentos agile, Scrum, Kanban e Lean Startup no Brasil. Tendo a oportunidade de ajudar na transformação de mais de 120 equipes em empresas como Ericsson, Instituto Nokia, Globo.com, IG, ZAP, InfoGlobo, GloboSat, Positivo entre outras. Treinado mais de 1500 profissionais, palestrado para mais de 15.000 profissionais, além de ter introduzido Scrum no Brasil em 2006 e fundado os grupos Agile Brasil e Startup Brasil para iniciar um processo de catalização das comunidades de pratica. Ele tem mais de 26 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, sistemas e negócios baseados em software e tem fundado vários empreendimentos na área de tecnologia.


Organizing Team

Techstars Startup Weekend São Paulo is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • Andrea
    Resende
  • Lucas
    Liupekevicius Motta
  • Artur
    Tavares
  • Augusto
    De Paula Júlio
  • Nathalia
    Goes
  • Rodrigo
    Fernandez
  • Giovanna
    Trindade
  • Mauricio
    Carneiro
  • Fabiana
    Endo

Facilitators


Lucas Cavalcante
Partner at 85 Labs

Em 2011 descobriu sua paixão pela área de startups e empreendedorismo digital. Desde então vem fomentando o ecossistema no estado do Ceará. Organizando eventos e participando ativamente da comunidade em prol da disseminação da cultura empreendedora. Sócio da 85 Labs Aceleradora, professor universitário, organizador do Startup Weekend Fortaleza, curador do Startup Genome e Startup Digest.


Event Blog

See Full Blog


We haven't written any posts yet. Stay tuned!


×