Startup Weekend To Improve Lives - São Paulo

    Friday, November 6 - 8, 2015


  1. Overview
  2. Schedule
  3. Judges
  4. Coaches and Mentors
  5. Sponsors
  6. Organizing Team
Buy Tickets

Event Alerts and Updates

Get the latest on Techstars Startup Weekend, São Paulo, and other local events through Techstars Startup Digest.

Oops! Double-check that email address.

Startup Weekend To Improve Lives - São Paulo

Friday, November 6 - 8, 2015



Friday, November 6 - 8, 2015
Event starts at 6:30 pm

ETEC Abdias do Nascimento
R. Dr. José Augusto de Souza e Silva, nº 320 - Paraisópolis
São Paulo, SP 05712-040

Buy Tickets

Evento Global de Empreendedorismo com foco em Negócios Sociais chega a São Paulo com o apoio do BID!


O Startup Weekend to Improve Lives 
é um evento global de empreendedorismo oferecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que inspira pessoas a aplicarem seus talentos e habilidades para criar negócios sociais. Esta edição é parte de uma série apoiada pelo BID em outros países da América Latina e Caribe, sob sua iniciativa Construir Soluções, que busca fomentar uma cultura de inovação na região, inspirando novos enfoques para fazer frente aos desafios do desenvolvimento.  

Em seu formato To Improve Lives, o objetivo é levar o poder transformador do evento a comunidades carentes, no qual serão estimulados a criar soluções para problemas da própria comunidade e cidade.

O evento também cria um diálogo entre pessoas da comunidade e os participantes de fora, cada um com conhecimentos e realidades diferentes, um grande motor para o surgimento de soluções criativas além, claro, da aproximação social. 
Algumas áreas de negócios sociais, entre outras, que serão incentivadas:  

• Mudança Social:
startups que usem a tecnologia para melhorar a inclusão social e situação de pessoas com deficiência, trabalho e produtividade.
Cidades e mudança climática: startups que usem a tecnologia para apoiar a melhoria da segurança viária, transporte público, tecnologia de teledireção, mitigação ou adaptação à mudança climática, turismo, habitação e proteção ambiental.

• Saúde e Bem-estar:
startups que usem a tecnologia para ajudar no tratamento da obesidade, diabetes e à melhoria do bem-estar em geral.


• Educação e Conhecimento Aberto:
startups que usem a tecnologia para ajudar a melhorar processos de aprendizagem, capacitação de professores e práticas educativas.

• Governo e Participação Cidadã:
startups que usem a tecnologia para contribuir para a redução e prevenção da delinquência, a melhoria do governo eletrônico, a participação cidadã, o registro civil e a identificação.


• Jogos para a Mudança Social:
startups que usem dados e tecnologias para ajudar a melhorar a qualidade de vida por meio de jogos.


• Tecnologia nos Serviços Financeiros:
startups que usem a tecnologia para ajudar a melhorar o acesso a serviços financeiros, aplicativos móveis para pequenas e médias empresas, educação financeira e métodos de pagamento online.


Esta primeira edição do Startup Weekend to Improve Lives em São Paulo será realizado na comunidade de Paraisópolisbairro favelizado da zona sul paulistana, onde vivem 42 mil pessoas em alta densidade populacional (1.000/hectare).

O evento acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de Novembro de 2015, imediatamente seguindo o Dia Nacional da Favela (04/11), dentro do circuito do São Paulo Tech Week - reconhecido evento sul-americano de tecnologia - e integrará a Semana Global de Empreendedorismo, liderada nacionalmente pela Endeavor Brasil.


---

Sobre o Startup Weekend:

O Startup Weekend é um evento de 54 horas que tem como objetivo a conexão de indivíduos ao universo de startups.

Mais do que criar startups de sucesso, o propósito real do Startup Weekend é criar conexões e oferecer em um fim de semana um intenso "empurrão" para o empreendedorismo digital.

Como funciona?
O evento começa com a apresentarão de ideias empreendedoras e a seleção por votação, feita pelos próprios participantes. As opções mais populares viram grupos de trabalho, formados pela pessoa que propôs a ideia e outros participantes que não tiveram votos suficientes. A partir daí se inicia a modelagem dos novos negócios e o desenvolvimento dos protótipos, e a ideia começa a tomar forma pelas mãos dos próprios participantes.

Durante todo o percurso os participantes contam com o apoio dos mentores; um grupo composto por profissionais com experiência em empreendedorismo. Com eles, os grupos desenham os modelos de negócios, validam soluções, desenvolvem os projetos e iniciam os novos empreendimentos.

A terceira e última etapa é a apresentações das ideias, assim como a premiação dos melhores modelos de empreendedorismo. Sob os olhos de alguns dos principais investidores do país, os empreendedores terão a oportunidade de mostrar seu projeto inovador e garantir um patrocínio para torná-la realidade! 

See what it's all about

Learn More






EVENT SCHEDULE

Friday November 6th


6:30 pm
Credenciamento
Check-in no evento e identificação.


7:00 pm
Networking
Aproveite este momento para conhecer os demais participantes e trocar ideias.


7:20 pm
Abertura do evento
Apresentação do evento e preparação para os pitches.


7:30 pm
Apresentação das Ideias
Neste momento, cada participante do evento tem direito a fazer o pitch de uma ideia em apenas 1 minuto.


9:00 pm
Votação das melhores ideias
Todos os participantes votarão nos pitches preferidos.


9:15 pm
Formação dos Times
Hora de formar o time e discutir a execução da ideia!


10:00 pm
Iniciando os trabalhos
Com as equipes formalizadas, é hora de colocar a mão na massa e trabalhar duro!

Saturday November 7th


9:00 am
Café da Manhã
O café da manhã está na mesa! Faça um lanche e não perca tempo!


9:30 am
Início dos Trabalhos
Seu time está formado desde ontem! O que você está esperando para botar a mão na massa?


12:00 pm
Almoço
Pausa para se alimentar e recarregar as energias. Aproveite!


1:00 pm
Mentoria e Trabalho Duro
Tem dúvidas? Este é o momento certo de resolver junto aos mentores e iniciar a validação da sua ideia!


6:30 pm
Jantar
Pausa para se alimentar e recarregar as energias. Aproveite!


7:30 pm
Mão na massa
Tá esperando o quê? Tá achando que é moleza? Ao trabalho já!


10:00 pm
Fim do dia
Hora de voltar pra casa, descansar ou... Continuar trabalhando!

Sunday November 8th


9:00 am
Café da Manhã
O café da manhã está na mesa! Faça um lanche e não perca tempo!


10:00 am
Início dos trabalhos
Hora de trabalhar duro e tirar suas últimas dúvidas com os mentores!


12:00 pm
Almoço
Pausa para se alimentar e recarregar as energias. Aproveite!


12:30 pm
Mentoria Final
Última chance de tirar dúvidas com os mentores e realizar os ajustes finais na sua apresentação.


3:00 pm
Preparação para os pitches
Aproveite este momento para treinar seu pitch e finalizar a sua apresentação!


4:00 pm
Coffee Break
Pausa para se alimentar e recarregar as energias. Aproveite!


5:00 pm
Apresentações Finais
Libere o Steve Jobs que há dentro de você!


7:30 pm
Votação e Premiação
Hora de torcer! Agora está na mão dos jurados!


8:30 pm
Encerramento
Muito obrigado por ter feito parte deste evento! Aguardamos a sua presença nos próximos!


Event Judges


Daniela Carrera-Marquis
Representante do BID no Brasil

Cidadã venezuelana ingressou no Banco Interamericano de Desenvolvimento em 2003. Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento e financiamento de mercados financeiros, Carrera-Marquis assumiu a Representação no Brasil em 2012.Na sede do Banco, em Washington, foi chefe da divisão de mercados financeiros do Departamento de Financiamento Estruturado e Corporativo, liderando o desenvolvimento de linhas voltadas para áreas como mudança climática, inclusão financeira e acesso a serviços básicos, com operações em toda a região.Gerenciou a estruturação de operações no Brasil voltadas para saúde, educação e fortalecimento de pequenas e médias empresas. Atuou ainda como diretora sênior de investimentos com foco em operações de mercados de capitais, destacando-se a estruturação de operações voltadas para financiamento habitacional.No Banco ING, em Caracas e Londres, foi chefe de mercados financeiros e especialista diretora de produtos da América Latina respectivamente. Nesta posição foi responsável pela ampliação da presença de produtos latino-americanos públicos e privados junto ao ING. Antes de iniciar a carreira internacional, Carrera-Marquis atuou na unidade de mercado de capitais na corretora local Confimerca e como gerente de relacionamento no Citibank na Venezuela.É bacharel em Ciências Políticas pela Universidade Central da Venezuela e mestre em Relações Internacionais e Economia pela Universidade John Hopkins, em Washington.


Eduardo Mattos
Founder da Intexfy

Founder da Startup Intexfy – Inteligência de Mercado (www.intexfy.com). Atua no segmento de Tecnologia da Informação aplicada à inteligência e investigação desde 1997. Foi co-fundador e diretor da WBSA – Sistemas Inteligentes SA; Recentemente, atuou, com funções de direção, nas empresas i- luminas (www.i-luminas.com) e Smartmob Coworking (www.smartmob.com.br), onde também figurou como investidor anjo; 

Mestre em Inteligência Aplicada pela UFSC; Em sua vida acadêmica, foi co-autor de diversos artigos sobre inteligência artificial, gestão do conhecimento, engenharia do conhecimento, inteligência artificial e direito e inteligência competitiva



Felipe Alves
Education Coordinator at ARTEMISIA Brasil

Felipe Alves coordena a área de Educação Empreendedora da ARTEMISIA. Desde 2012 na organização, com passagem pelas áreas de inspiração, educação empreendedora e aceleração de startups de impacto social, possui ampla experiência no desenvolvimento e facilitação de programas de formação para universitários, talentos e empreendedores de negócios de impacto social. Anteriormente, trabalhou durante quatro anos em finanças no setor privado, até resolver focar sua carreira em iniciativas que gerassem impacto social. Atuou também como analista de projetos no CDI – Comitê para Democratização da Informática, coordenando projetos de responsabilidade social em comunidades de baixa renda. Felipe é graduado em Administração pela PUC-SP.


Fernando Goes
Sócio-diretor na Delos Ventures

Atuou por mais de 20 anos como executivo em empresas como Citibank, Burson-Marsteller e BankBoston, nesta última como diretor estatutário. Além de empreendedor, também atua como coach executivo para C-level e como consultor em programas de liderança e governança para médias e grandes organizações. Pós-graduado em Marketing pela University of California at Berkeley. É membro da ICC -International Coaching Community e da ICF – International Coaching Federation. Tem formação de Conselheiro de Administração pelo IBGC e em Governança Corporativa pela Yale University, é também membro do conselho consultivo da Cacau Show.


Gilmar Gimenes

Formado em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Cidades pela FAAP. Foi Superintendente da Caixa Econômica Federal, Diretor Administrativo e Financeiro e também Diretor de Serviços ao Cidadão da PRODESP – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo e atuou na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Atualmente Deputado Estadual Suplente pelo Estado de São Paulo.


Marcus Nakagawa

Marcus Nakagawa, é palestrante de sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida; idealizador, fundador, ex-diretor presidente e atual presidente do conselho deliberativo da Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade; sócio-diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira/ projetos para empreendedores empresariais, culturais e sociais; professor da Graduação e MBA da ESPM, nas questões de ética, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo social e terceiro setor; professor convidado do MBA da UNIP e do Master – Pós MBA da B.I. International; professor do ESPM Social Business Centre no curso de Negócios Sociais.



Victor Oliveira
CFO at Grupo 3 Corações

Victor Oliveira é atual CFO da gigante do ramo de Cafés e Alimentos, grupo 3 Corações, onde lidera as áreas Financeira e Jurídica. Graduado em Finanças Corporativas pela London Business School e em Administração de empresas pela FGV – SP, possui uma ampla experiência profissional em assuntos financeiros, logística, IT, estratégias de investimento, analise de riscos e Compliance. Anteriormente, Victor trabalhou como CFO para a América Latina para o braço de comércio do Walmart.com, e atuou em diversas posições de liderança no Brasil e no exterior nas empresas Novartis, Johnson & Johnson, Unilever e Ford Motors.



Coaches and Mentors


Allan Panossian Kajimoto
Co-founder do Kekanto e Delivery Direto

Formado em Ciência da Computação pelo IME-USP, co-fundou o Kekanto em 2010 (maior guia de estabelecimentos do Brasil e investida pela Accel, Kaszek e W7) e o Delivery Direto em 2016. Atualmente toma conta da área de Produto e Tecnologia em ambas empresas.
Desde de 2005 está envolvido no mundo de startups e fez parte do time fundador da Via6 (terceira maior rede social do Brasil em 2008), Direct Labs (consultoria de mídias sociais) e Scup (plataforma de relacionamento em mídias sociais - adquirida pela Sprinklr em 2015).
Além de empreendedor, Allan é advisor e investidor anjo nas empresas Rabixo, Experiences, Estante Mágica e Cartórios.com.vc. Em 2015, passou a ser Google Expert in Product Strategy e Mentor na Aceleradora do Google Launchpad Accelerator.


Bruno Aracaty
Co-fundador do Colab.re

Bruno Aracaty é co-fundador do Colab.re, rede social que conecta cidadãos a governantes e busca soluções para os problemas encontrados nas cidades. O aplicativo da rede foi eleito o melhor aplicativo urbano do mundo pela New Cities Foundation, top 5 soluções de governo móvel e participação pela ONU e startup com maior potencial de globalização e de impacto positivo pelo BID. Bruno é empreendedor 'Visão de Sucesso' pela Endeavor, mentor do Social Good Lab, fellow do +Innovators e palestrante. Já participou como sócio e co-fundador de 4 empresas, além de ter experiência no mercado financeiro. Bruno é formado em administração de empresas pela UPE, pós-graduado em finanças pelo INSPER/SP, possui certificação CFA desde outubro de 2012 e é especializado em Venture Capital pela UC Berkeley - Haas School of Business.


Bruno Bassi
Consultor de Promoção de Investimentos em Infraestrutura no Escritório Comercial do Peru no Brasil.

Bruno Bassi é pós-graduando em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em Relações Públicas, e graduado em Relações Internacionais pela FMU. Participou como representante do Brasil na Conferência Jovem do G20 (Youth 20) e no Fórum Público da OMC em 2014. Até 2013, foi voluntário da ONG latino-americana TETO, onde foi responsável pela coordenação da área de Educação e Aplicação. Vem desenvolvendo tese referente ao desenvolvimento comunitário e o impacto da participação social de associações comunitárias na formulação de políticas públicas de habitação em São Paulo. Bruno atualmente trabalha como consultor de promoção de investimentos em infraestrutura no Escritório Comercial do Peru no Brasil.


Bruno Mazzola

Atualmente estou no doutorado em Administração, estudando os temas Inovação e Sustentabilidade. Profissionalmente atuo como consultor em MPMEs com foco em estratégia, inovação e captação de recursos, sou pesquisador em projetos ligados a ambientes de inovação, tais como parques tecnológicos (CNPq), clusters de empresas (BID) e incubadoras (SDECTI-SP). Professor nos cursos de pós graduação no SENAC e na FIA. Antes de tudo, sou um entusiasta do empreendedorismo e acredito para valer no empoderamento das pessoas pelo trabalho árduo e inovador!


Gabriel Senra
Founder at Linte

Gabriel Senra é advogado especialista em tributos, gestão e finanças. Trabalha com tecnologia desde 2003 e, no útlimo ano, abandonou a vida corporativa em uma das maiores multinacionais da America Latina para fundar a Linte, startup que participou do programa de aceleração da 500 Startups, em São Francisco, CA. Em 2015, fechou a primeira rodada de investimentos da empresa com investidores americanos e brasileiros.


Janaina Goulart
Senior Communications Specialist at BID

Jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e especialista em Marketing e Comunicação Digital pelo Instituto de Educação Superior (IESB). Dedica-se a atividades de comunicação e jornalismo e suas áreas de pesquisa são Comunicação para o Desenvolvimento e Comunicação Digital. Entre 2006 e 2011 foi empreendedora, oferecendo consultoria em estratégias de comunicação, pesquisa de opinião, campanhas e assessoria de imprensa para o BID no Brasil, UNICEF no Brasil, entre outras instituições internacionais e nacionais. Neste período desempenhou também atividades de docência em Comunicação para pós-graduação. Desde janeiro de 2012 é Especialista Sênior em Comunicação no BID no Brasil, pelo Departamento de Relações Externas, e implementa estratégias e ações de comunicação do organismo no país.


Keiko Mori
Account Manager at Google Brazil

Formada em Design Digital e pós-graduada em Marketing pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Trabalha há 10 anos com varejo online, onde começou a carreira como designer digital nas áreas de Design/UX e posteriormente como Gerente de Marketing Digital. Já passou por empresas como Submarino, UOL, B2W Viagens, Carrefour, Buscapé e Livraria Cultura. 
Hoje é Account Manager no Google Brasil na área de Vendas, atendendo grandes varejistas.


Mariana Pasqualetti
Market Intelligence at Google

Dentre suas paixões, estão o empreendedorismo social, digital e também na área de educação - indústria que atende no time comercial de soluções de publicidade do Google desde 2013. Fácil é encontrá-la sempre envolvida em alguma ação de empoderamento pessoal ou profissional. Deu aulas de inglês por 4 anos para adolescentes carentes paulistanos. Formada em Adminstração pela FEA-USP e pós graduada em gestão da inovação pela FIA. Especialista em empreendedorismo pela Babson College.


Rafael Heringer
Co-fundador e CEO do Jurídico Correspondentes

Empreendedor, 28 anos, co-fundador e CEO do Jurídico Correspondentes, portal que conecta empresas e escritórios de advocacia que necessitam de apoio a correspondentes jurídicos em todo o Brasil. Possui ampla experiência em desenvolvimento de produto e marketing online. Apaixonado pelo empreendedorismo digital e novos desafios.


Renato Bonadio
Co-founder at JáMorei

Renato Bonadio é desenhista industrial com habilitação em design de produto, mas trilhou seu caminho profissional nas interfaces para sistemas. Acumulou mais de 16 anos de experiência em webdesign, design gráfico e design de interfaces trabalhando como diretor de arte em agências de marketing digital e fábricas de software. É idealizador do JáMorei, um guia colaborativo de avaliações de imóveis e lugares feitas por ex-moradores.


Tales Gomes
Plataforma Saúde

Tales Gomes é empreendedor social, formado em Marketing na Universidade Estácio de Sá e em Gestão de Projetos em Kirkwood College, nos EUA como intercambista Fulbright. Possui ainda MBA em Gestão de Negócios pela UFRJ e em 2014 foi eleito pela Editora Abril um dos 10 jovens mais inspiradores do Brasil. Tales é co-fundador da Plataforma Saúde, empresa social que venceu o primeiro Startup Weekend Favela do mundo, realizado no Rio de Janeiro no ano passado.


Vanderléia Radaelli
Senior Specialist in Science and Technology at BID

Vanderléia Radaelli, de nacionalidade brasileira, possui graduação em Economia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), um Mestrado em Ciência Política e Tecnológica e Doutorado em Ciência Política e Tecnológica, ambos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Desde que entrou no Banco Interamericano de Desenvolvimento tem liderado o diálogo de política em temas como competitividade, ciência, tecnologia e inovação além de manter um alto nível de relações técnicas com instituições chaves do setor público e do setor privado. Também lidera a execução e supervisão de um conjunto de projetos de empréstimos e de cooperações técnicas, além de ser o ponto focal da Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação para a identificação, desenho e preparação de novos projetos que apoiem a região no fortalecimento de suas capacidades inovadoras.Como parte do esforço de posicionar o Banco tecnicamente e aprofundar o diálogo com as autoridades do país, Vanderléia participa ativamente na produção e disseminação de produtos de conhecimento através da produção e revisão de artigos e notas técnicas que propiciem um melhor posicionamento do Banco nas políticas de competitividade, ciência, tecnologia e inovação na América Latina.


Event Sponsors, and Partners

The Startup Weekend To Improve Lives - São Paulo team is grateful for the support of local community partners without whom this event would not be possible.
Learn how to become a sponsor here.


Patrocinador Master

Apoiador Master

Patrocinadores

Apoio


Organizing Team

Techstars Startup Weekend São Paulo is 100% led by volunteer community leaders.
Learn how to get involved here

  • André
    Braga
  • Danilo
    Tanaka
  • Rafael
    Milani Archangelo
  • Evelise
    Canali
  • Fernando
    Maskobi
  • Heloísa
    Palácio
  • Sara
    Macedo
  • Nathan
    Souza
  • Daniel
    Puliti
  • João
    Carlos

Facilitators


Andre Hotta
Co-fundador da Intexfy

Co-fundador da Intexfy. Trabalhou durante 3 anos como Gerente Regional da Techstars e foi fundador da SmartMob Coworking. Na Techstars gerenciava os programas como Startup Weekend, Startup Next, Startup Week e Startup Digest, capacitando empreendedores e suas comunidades de startups em todo o Brasil. O André começou a sua jornada empreendedora ao abrir seu espaço de coworking, onde pode ajudar e capacitar empreendedores, e também organizar eventos ligados ao empreendedorismo em Florianópolis. É formado em engenharia de produção mecânica pela UFSC.



Event Blog

See Full Blog


We haven't written any posts yet. Stay tuned!


×